terça-feira, 30 de setembro de 2008

Era uma vez... ou será mais uma vez?

*Luís Fernando Veríssimo Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: - Eu, hein?... Nem morta!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

VI CAMINHADA PELA PAZ

A UNjobs.org - uma associação suiça, publicou em seu site em Genebra a foto da caminhada pela Paz que eu havia postado no Flickr. Geneva, 23 September 2008 - 2008 Caminhada pela paz em cuiabÁ - foto 2 by Dainir Feguri taken on 29 Aug 08 / Tags: brazil, paz, solidariedade. http://unjobs.org/duty_stations/brazil/mato-grosso/cuiaba/photos Este ano não vamos esquecer de fazer mais registros das imagens da VI Caminhada

EcoBag - Business

Descobri que o empreendedorismo bem sucedido favorece a pessoa a ter mais autonomia. E a EcoBag - 'coisas de mulher' é o resultado desta jornada. Elaborar cada peça com criatividade favorece a saúde mental, as inter-relações e as finanças.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O tempo

"O tempo desenha na face os traços da maturidade. Pensar que cada linha paralela formando os sulcos no rosto é resultado de uma VIDA de EXPERIÊNCIAS". Um autor desconhecido escreveu certa vez que a Alegria, a Tristeza, a Vaidade, a Sabedoria, o Amor e outros sentimentos habitavam uma pequena ilha. Certo dia foram avisados que essa ilha seria inundada. Preocupado o Amor cuidou para que todos os outros se salvassem falando: - “Fujam todos, a ilha vai ser inundada”. Todos se apressaram a pegar seu barquinho para se abrigar em um morro bem alto, no outro continente. Só o Amor não teve pressa. Quando percebeu que ia se afogar, correu a pedir ajuda. Para a Riqueza apavorada ele pediu: - “Riqueza leve-me com você”. Ao que ela respondeu: - “Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e não tem lugar para você”. Passou então a Vaidade e ele disse: - “Dª Vaidade leve-me com você”. - “Sinto muito, mas você vai sujar o meu barco”. Em seguida veio a Tristeza e o Amor suplicou: - “Srª Tristeza posso ir com você?”. - “Amor estou tão triste que prefiro ir sozinha”. Passou a Alegria, mas se encontrava tão alegre que nem ouviu o Amor chamar por ela. Então passou um barquinho, onde remava um senhor idoso e ele disse: - “Sobe Amor que eu te levo”. O Amor ficou tão feliz que até se esqueceu de perguntar o nome do velhinho. Chegando ao Morro Alto, onde já estavam os outros sentimentos, ele perguntou a Sabedoria: - “Dª Sabedoria, quem era o senhor que me amparou?”. Ela respondeu: - “O Tempo!”. - “O Tempo? Mas porque ele me trouxe aqui?”. - “Porque só o Tempo é capaz de ajudar e entender um grande Amor. Dentre todos os dons que a divindade concede ao homem. O Tempo tem lugar especial: é ele que acalma as paixões indevidas, ensinando que tudo tem a sua hora e local certos. É ele que cicatriza as feridas das profundas dores, colocando algodão anestesiante nas chagas abertas. É o Tempo que nos permite amadurecer, através do exercício sadio da reflexão, adquirindo ponderação e bom senso. É o Tempo que desenha marcas nas faces, espalha neve nos cabelos, pressiona calma e paciência quando o passo já se faz mais lento. É o Tempo que confirma as Grandes Verdades e destrói as falsidades dos valores ilusórios. O Tempo é enfim um Grande Mestre que ensina sem pressa, aguarda um tanto mais e espera que cada um por sua vez se dispõe a crescer, servir e ser feliz. E é o Tempo em verdade que nos demonstra no correr dos anos que o verdadeiro Amor supera a idade, a doença, a dificuldade e permanece conosco para sempre”.

Sabedoria Indígena II

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar. 2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito. 3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você. 4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra. 5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado nem foi dado, não é seu. 6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. 7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal. 8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você. 9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados. 10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo. 11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal. 12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, de-lhes espaço para que cresçam. 13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você. 14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo. 15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental. Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional. 16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações. 17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido. 18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros. 19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros. 20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

SAÚDE - Levantamento Diagnóstico

Notícias - Cuiabá/MT - Os conselheiros da COMEPECC (Conselho da Comunidade da Comarca de Cuiabá) estão efetuando visitas nas unidades prisionais, objetivando o levantamento diagnóstico referente a saúde.Os entrevistados são os agentes de saúde que atuam nas unidades e os reeducandos. Ao final os dados serão formatados para posterior medida de providências.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Cuiabá

O firme propósito de estabelecer como política pública o cumprimento dos pactos internacionais atinentes à tortura, maus tratos, penas cruéis, desumanas, degradantes e tornar efetivo o cumprimento da lei de execução penal, é a premissa da participação da comunidade como órgão consultor e fiscalizador da execução das penas.