sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AMOR... AMIZADE...

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Sabedoria Do Samurai

Conta-se que perto de Tóquio, capital do Japão vivia um grande Samurai. Já muito idoso ele agora se dedicava a ensinar o Zen aos jovens. Apesar de sua idade corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde apareceu ali um jovem guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos. Era famoso por usar a técnica da provocação. Utilizando-se de suas habilidades para provocar, esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e dotado de inteligência e agilidade, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Assim que soube da reputação do velho Samurai, propôs-se a não sair sem antes derrota-lo e aumentar sua fama. Todos os discípulos do Samurai se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da pequena cidade. E diante dos olhos espantados, o jovem guerreiro começou a insultar o velho Mestre. Chutou algumas pedras em sua direção. Cuspiu em seu rosto. Gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provoca-lo, mas o velho permaneceu sereno e impassível. No final da tarde sentindo-se já exausto e humilhado o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados pelo fato de o Mestre ter aceitado calado tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: - “Como o senhor pôde suportar tanta indignidade?”. - “Porque não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?”. O sábio ancião olhou calmamente para os alunos e fixando o olhar num deles lhe perguntou: - “Se alguém chega até você com um presente e lhe oferece, mas você não o aceita. Com quem fica o presente?”. - “Com quem tentou entrega-lo” – respondeu o discípulo. - “Pois bem! O mesmo vale para qualquer outro tipo de provocação. E também para a inveja, a raiva, e os insultos” – disse o Mestre.
Quando não são aceitos continua pertencendo a quem os carregava consigo. Por essa razão a sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, se você não o permitir. “Só lobos caem em armadilhas para lobos”.

HORA DE DORMIR!?

* Fernando Sabino
- Porque não posso ficar vendo televisão? - Porque você tem que dormir. - Porque? - Porque esta na hora, ora esta. - Ora esta? - Além do mais, isso não é programa para menino. - Porque? - Porque é assunto de gente grande, que você não entende. - Estou entendendo tudo. - Mas não serve para você. É impróprio. - Tem mulher pelada? - Que bobagem é essa? Anda, vai dormir, que você tem colégio amanhã cedo. - Todo o dia eu tenho. - Está bem, todo dia você tem. Agora desliga isso e vai dormir. - Espera um pouquinho. - Não quero não. - Você vai ficar ai vendo e eu não vou. - Fico não, pode desligar. Tenho horror de televisão. Vamos, obedece seu pai. - Os outros meninos todos dormem tarde, só eu durmo cedo. - Não tenho nada a ver com os outros meninos; tenho que ver com o meu filho. Já para a cama. - Está bem eu vou para a cama e não durmo, pronto. Fico acordado a noite toda. - Não começa com coisa não, que eu perco a paciência. - Pode perder. - Deixa de ser malcriado. - Você mesmo que me criou. - O que? Isso é maneira de falar com o seu pai? - Falo como quiser, pronto. - Não fica respondendo não; cala essa boca. - Não calo. - Olha que eu te ponho de castigo. - Pode pôr. - Venha cá! Se der mais um pio vai levar umas palmadas. - ...
- Quem é que anda te ensinando esses modos? Você está ficando é muito insolente. - Ficando o que? - Atrevido, malcriado. Eu com a sua idade já sabia obedecer. Quando é que eu teria coragem de responder a meu pai feito você faz? Ele me descia o braço, não tinha conversa. Eu porque sou muito mole, você fica abusando. Quando ele falava, está na hora de dormir, estava na hora de dormir. - Naquele tempo não tinha televisão. - Mas tinha outras coisas. - Que outras coisas? - Ora, deixa de conversa. Vamos desligar esse negócio. Pronto! Acabou-se o que era doce. Agora é tratar de dormir. - Chato! - Como? Repete, para você ver o que acontece. - Chato. - Toma, para você aprender. E amanhã fica de castigo, está ouvindo? Para aprender a ter respeito a seu pai. - ... - E não adianta ficar chorando feito bôbo. Venha cá. - Amanhã eu não vou ao colégio. - Vai sim senhor.e não adianta ficar fazendo essa carinha, não pense que me comove. Anda, venha cá. - Você me bateu... - Bati porque você mereceu. Já acabou, pára de chorar. Pede perdão a seu pai e vai dormir. - ... - Por que você é assim meu filho? Só para me aborrecer. Sou tão bom para você. Você não reconhece. Faço tudo que você me pede, os maiores sacrifícios. Todo dia trago para você uma coisa da rua. Trabalho o dia todo por sua causa mesmo, e quando chego em casa para descansar um pouco você vem com essas coisas. Então é assim que se faz!? - ... - Então você não tem pena de seu pai? Anda, vamos! Toma a benção e vai dormir. - Pai. - Que é? - Me desculpe. - Está desculpado. Deus te abençoe. Agora vai. - Porque não posso ficar vendo televisão? ANALISANDO O TEXTO
Estas páginas de Fernando Sabino poderia ser analisada sob vários ângulos; e dessa análise ressaltariam inúmeros erros educacionais: ...o pai gastou inúmeras palavras; não foi atendido; irritou-se; bateu na criança; arrependeu-se; pretendeu fazer chantagem emocional; e no fim de tudo, voltou ao ponto de partida, à estaca zero.

O Egoísmo pode funcionar como um véu

Conta-se que no antigo Oriente havia um certo homem que veio ao mestre BAYAZID e disse: - “Jejuei e orei por 30 anos e não encontrei nada da alegria espiritual de que você fala”. - “Se você tivesse jejuado e orado por 300 anos, você também nunca a encontraria”, respondeu o sábio. - “Como é isto?”, perguntou o homem. - “Seu egoísmo está agindo como um véu entre você e Deus”. - “Mostre-me à cura” – pediu o homem. - “É uma cura que você pode realizar”, disse BAYAZID. Aqueles que o rodeavam pressionaram-no para revelá-la. Depois de algum tempo ele disse: - Vá à barbearia mais próxima e raspe os cabelos. Dispa-se de suas roupas, exceto da tanga. Tome um embornal cheio de nozes e pendure-o à volta do pescoço. Entre no mercado e grite: “Todo aquele que me der um tapa no pescoço ganhará uma noz”. Então, vá às cortes da lei e faça a mesma coisa. - “Não posso fazer isto”, disse o homem, “sugira outro remédio”.“Este é o requisito indispensável para uma cura” – respondeu BAYAZID, “mas, como lhe disse, você é incurável”.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association

Publicado no periódico Circulation os sete passos da American Heart Association para manter a saúde cardiovascular, o “Life’s Simple 7”, que categoriza a saúde cardiovascular da população em pobre, intermediária ou ideal em cada uma das sete áreas.
A publicação diz que a saúde cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das medidas abaixo:
1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.
2. Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não.Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado. Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m² (o IMC é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros).
3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde ideal.
4. Pressão arterial abaixo de 120 x 80mmHg.
5. Glicemia de jejum: Teste que checa os níveis de glicose após um peíodo de jejum de 8 a 12 horas (freqüentemente dura uma noite). Este teste é usado para diagnosticar o pré-diabetes e o diabetes. Também pode ser usado para monitorar pessoas com diabetes. Glicemia de jejum abaixo de 100mg/dl.
6. Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes). Colesterol total abaixo de 200mg/dl.
7. Dieta saudável. Quatro de cinco componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias ao dia, por exemplo, incluir:
  • Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.
  • Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.
  • Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia. Limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia.
  • Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
Estas medidas serão monitoradas para determinar a prevalência de mudanças no status da saúde cardiovascular de toda a população e verificar o cumprimento do objetivo final.
A American Heart Association espera que estes sete fatores possam melhorar a saúde cardiovascular dos americanos em 20% até o ano de 2020 e também reduzir as mortes por doenças cardiovasculares6 e acidentes vasculares cerebrais em 20%.

domingo, 24 de janeiro de 2010

“Maneiras de Dizer as Coisas”

Uma sábia e conhecida anedota árabe, diz que certa feita um Sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. - “Que desgraça Senhor!” – exclamou o adivinho: - “Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade”. - “Mas que insolente!”. Gritou o Sultão enfurecido. “Como te atreves a dizer-me semelhante coisas... fora daqui”. Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem 100 açoites. Mandou que lhe trouxessem outro adivinho e lhe contou o sonho. Este após ouvir o Sultão com atenção lhe disse: “Excelso Senhor, grande felicidade lhes está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes”. A fisionomia do Sultão iluminou-se num sorriso e ele mandou dar 100 moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saiu do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado: - “Não é possível, a interpretação que se deu foi à mesma que o seu colega havia feito, não entendo porque ao primeiro ele pagou com 100 açoites e a você com 100 moedas de ouro”. - “Lembra-te meu amigo” respondeu o adivinho. “Que tudo depende da maneira de dizer”. Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende muitas vezes a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra. Que a verdade deve ser dita em qualquer situação não resta dúvida, mas a forma com que ela é comunicada, é que têm provocado em alguns casos grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa, se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir provocando dor e revolta, mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com facilidade. A embalagem nesse caso é a indulgência, o carinho, a compreensão e acima de tudo a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigirmos. Ademais será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que dizer ser uma verdade dize-la a nós mesmos diante do espelho. E conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado nosso intento. Importante mesmo é sempre ter em mente que o que fará a diferença será a maneira de dizer as coisas. O grande segredo para uma comunicação importante é o exemplo de quem fala.

“Lar, Um Lugar Para Voltar...”

Você já se deu conta da importância do seu lar? Não nos referimos ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar. Na correria do nosso dia-a-dia muito de nós não pensamos no que significa ter um lar para voltar ao final de um dia de trabalho intensos e cansativos. No entanto, o lar é a base segura de todos aqueles que possuem esse grande tesouro. Temos acompanhado as histórias de pessoas que obtiveram grande sucesso nas artes, na música, nos esportes. E todas elas apontam a união familiar como ponto de apoio seguro. Existem pessoas que lutaram com dificuldades passaram por necessidades de toda ordem, mas lograram êxito graças ao carinho e a dignidade dos pais, que ofereceram suporte para vencer os obstáculos. Por essa razão o lar é um elemento indispensável como base para uma carreira de sucesso.
Não importa o tamanho da construção, nem o material de que é feito, mas importa que seja um verdadeiro mundo de amor, afeto e amizade. Pode ser uma mansão ou uma tapera, um bangalô ou um barraco singelo. Pode faltar o pão, mas não deve faltar o abraço de ternura de uma mãe dedicada. Pode faltar uma cama confortável, mas não deve faltar o braço forte de um pai que ampara e orienta. Pode faltar o luxo, mas não deve faltar o toque delicado de uma mãe caprichosa. Pode faltar muita coisa, mas não pode faltar o diálogo amigo que estreita os laços e se faz ponte de entendimento em todas as situações.
A casa pode ser frágil e não oferecer resistência contra a chuva fria, mas o lar deve ser bastante resistente para suportar as investidas das drogas e de todos os vícios. A construção pode balançar com os açoites dos ventos impiedosos, mas o lar deve se manter firme, mesmo diante das investidas mais ásperas da indignidade da desonra.
Se você nunca havia pensado nisso, pense agora. E a noitinha, enquanto o sol se despede do dia e o manto escuro da noite se estende sobre a cidade, e você vencido pelo cansaço avistar seu lar de portas abertas, um familiar de braços abertos, pra dizer: - “Olá, como foi o seu dia?”.
Você perceberá como é importante poder voltar para casa. Por essa razão valorizemos esse refúgio seguro, no qual passamos a maior parte de nossas vidas. Valorizando também aqueles que compartilham conosco desse pequeno oásis.
E façamos com que ele possa ser um verdadeiro porto seguro. E nunca nos esqueçamos de que o lar, mesmo quando assinalado pelas dores decorrentes do aprimoramento dos que o constituem, é oficina purificadora, onde se devem trabalhar as bases seguras da humanidade de todos os tempos.

INSTANTES

* Jorge Luiz Borges
Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério. Seria mais higiênico. Correria mais riscos, Viajaria mais, Contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente Cada minuto da sua vida; Claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, Contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
*** Jorge Luis Borges nasceu em 1899 na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina e faleceu em Genebra, no ano de 1986. É considerado o maior poeta argentino de todos os tempos e é, sem dúvida, um dos mais importantes escritores da literatura mundial.
***"Seu texto é sempre o de uma pessoa que, reconhecendo honestamente a fragilidade e as limitações do ser humano, nos coloca diante de reflexões nas quais, com freqüência, está presente o nosso próprio destino." (Miguel A. Paladino).

domingo, 17 de janeiro de 2010

Nuvem em formato de túnel no céu do Uruguai chama atenção


Uma nota publicada pelo Terra, nesta quinta-feira (14), sobre uma nuvem em formato de túnel no céu do Uruguai chamou a atenção dos leitores do portal. A internauta Cássia Sanz, moradora de Jundiaí (SP), enviou imagens registradas durante um cruzeiro que passava por Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em dezembro de 2008. "Estava um dia lindo. Quando olhei para o céu, vi a nuvem que escondia todas as montanhas em volta", conta.


A rara formação de nuvens foi fotografada sobre o mar da praia de Las Olas, em Maldonado

Apesar de a imagem ser semelhante à da "nuvem em túnel", a formação não foi a mesma ocorrida no Uruguai, segundo Marcelo Pinheiro, meteorologista da agência Climatempo. Para ele, as imagens mostram a formação de névoa úmida logo ao amanhecer. "A névoa úmida ou nevoeiro formado sobre o mar é resultante do contraste gerado pela temperatura da água e a temperatura do ar que está logo acima da superfície do oceano", diz. "Às vezes, o nevoeiro pode formar bancos, como o que aparece na imagem", complementa.

"Já a nuvem "rolo" geralmente é formada em altitudes maiores do que a neblina e anuncia aproximação de frente fria", explica. "A neblina pode se formar em condições de tempo aberto, sem aproximação de frente fria", afirma.

Outras nuvens

É comum as nuvens também receberem formas diferentes antes de fortes chuvas. O internauta Andrey C. Petermann registrou a chegada de um temporal em Itajaí (SC), no dia 5 de janeiro deste ano. "Minutos antes da tempestade, pude observar a estranha formação de nuvens que pareciam estar engolindo a cidade", conta.

No dia 7 de janeiro, Braulio Dian, morador de Caxias do Sul (RS), também registrou a chegada da chuva em Laguna (RS). Segundo o meteorologista Marcelo Nascimento, esse tipo de nuvem anuncia a chegada de frente fria. "São nuvens de tempo severo, do tipo cumulonimbus. Na literatura são conhecidas como shell-clouds e estão associadas ao tempo quente e úmido", diz.

Roberto Forato, morador de Socorro, município localizado a 135 km da capital paulista, registrou nuvens que pareciam formar um buraco em meio ao céu azul. "São nuvens altas, formadas por cristais de gelos apenas devido à sua alta altitude. Esse tipo de nuvem não tem chuva associada", explica Marcelo.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...


Uma estranha parede de nuvens no Atlântico (Bacia de Campos)

25.07.2009 - O Blog Verde recebeu de um colaborador fotos de uma estranha parede de nuvens que se estende mar adentro, feitas no início de julho de uma plataforma da Petrobras na Bacia de Campos. Parece desenho, feito a mão mesmo.

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Amor e justiça




Houve, séculos atrás, uma tribo cujo chefe era tido como superior aos chefes de todas as demais tribos. Naquela época, a superioridade era medida pela força física. Assim, a tribo mais poderosa era a que tinha o chefe mais forte.


Mas o chefe de que estamos falando não tinha somente força física. Ele era também conhecido por sua sabedoria. Desejando que o povo vivesse em segurança, ele criou leis abrangendo todos os aspectos da vida tribal.

Eram leis severas que ele, como juiz imparcial, fazia cumprir com rigor. Certa feita, problemas começaram acontecer na tribo. Alguém estava cometendo pequenos furtos. O chefe reuniu a tribo e com tristeza no olhar, frisou que as leis tinham sido feitas para os proteger, para os ajudar. Como todos tinham o de que necessitavam para viver, não havia necessidade de ocorrerem furtos. Assim, ele estabeleceu que o responsável teria o castigo habitual aumentado de 10 para 20 chibatadas.

Os furtos, entretanto, continuaram. Ele voltou a reunir o grupo e aumentou o castigo para 30 chibatadas. Mas os furtos não cessaram. "Por favor", pediu o chefe. "estou suplicando. Para o bem de vocês, os furtos precisam parar. Eles estão causando sofrimento entre nós." E aumentou o castigo para 40 chibatadas.

Naquele dia, os que estavam próximos dele, viram que uma lágrima escorreu pela sua face, quando ele dispersou o grupo. Finalmente, um homem veio dizer que tinha identificado o autor dos furtos. A notícia se espalhou e todos se reuniram para ver quem era.

Um murmúrio de espanto percorreu a pequena multidão, quando a pessoa foi trazida por dois guardas. A face do chefe empalideceu de susto e sofrimento. Era sua mãe. Uma senhora idosa e frágil. "E agora?" Pensou o povo em voz alta. Todos começaram a se questionar se o chefe seria, ainda assim, imparcial. Será que ele faria cumprir a lei? Seria o amor por sua mãe capaz de o impedir de cumprir o que ele mesmo estabelecera?

Notava-se a luta íntima do chefe que, por fim, falou: "Meu amado povo. Faço isso pela nossa segurança e pela nossa paz. As 40 chibatadas devem ser aplicadas, porque o sofrimento que este delito nos causou foi grande demais."

Acenou com a cabeça e os guardas fizeram sua mãe dar um passo à frente. Um deles retirou o manto dela, deixando à mostra as costas ossudas e arqueadas. O carrasco, armado de chicote, se aproximou e começou a desenrolar o seu instrumento de punição.

Nesse momento, o chefe deu um passo à frente. Retirou o seu manto e todos puderam ver seus ombros largos, bronzeados e firmes. Com muito carinho, ele passou os braços ao redor de sua querida mãe, protegendo-a, por inteiro, com o próprio corpo.

Ele encostou o seu rosto ao da mãe e misturou as suas com as lágrimas dela. Murmurou-lhe algo ao ouvido e então, fez um sinal afirmativo para o encarregado. O homem se aproximou e desferiu, nos ombros fortes e vigorosos do chefe da tribo uma chibatada, após outra, até completar exatamente 40.

Foi um momento inesquecível para toda a tribo que aprendeu, naquele dia, como se podem harmonizar com perfeição, o amor e a justiça.
***
O amor é vida, e a compaixão manifesta-lhe a grandeza e o significado.
O amor tudo pode e tudo vence, encontrando soluções para as situações mais difíceis e controvertidas.
Enfim, o amor existe com a finalidade exclusiva de tornar feliz quem o cultiva, enriquecendo àqueles aos quais se dirige.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A lenda do filtro de sonhos



Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe (índios americanos). Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o filtro de sonhos era uma ferramenta essencial.


O filtro de sonhos, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe (índios americanos) acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante de Manitu (Deus) para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos que existe o filtro de sonhos.

Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.

Como a Aranha deu a teia de sonhos para os seres humanos

Existem muitas histórias relacionadas com aranhas e Mulheres-Aranhas entre as várias nações de índios americanos. Em muitas destas tradições, por exemplo, a Mulher-Aranha é um personagem fundamental e sábio, ora mensageira do Sol, ora avó do próprio Sol e organizadora da vida na Terra. Existem várias lendas relacionadas com os filtros de sonhos. Esta que escolhemos é apenas uma das versões.

"Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você.


Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente. Quem sabe não vai funcionar com você também?"

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Confirmado para janeiro novo registro do Empreendedor Individual em todo o País

Está confirmado: a partir da segunda quinzena de janeiro, a formalização do Empreendedor Individual estará aberta em todos os Estados do País. O sistema de registro, que é feito via internet no Portal do Empreendedor, será mais simples. Não haverá, por exemplo, a necessidade de preencher ou entregar formulários em papel nas juntas comerciais ou assinar documentos presencialmente.


É o que estabelece resolução aprovada no dia 17de dezembro, pelo Comitê para a Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da legalização de Empresas e negócios (Redesim). Pela resolução, a atividade do empreendedor Individual poderá funcionar de imediato. O sistema já emitirá Alvará e Licença de Funcionamento Provisório, além de um Certificado que o identifica como Empreendedor Individual, medida que facilita comprovar sua condição junto à fiscalização.

A resolução também veda qualquer cobrança, por parte da União, Estados, municípios e Distrito Federal, de qualquer valor referente á inscrição ou início da atividade do Empreendedor Individual, "especialmente quanto às taxas, emolumentos e demais custos relativos à abertura, inscrição, registro, alvará, licença, arquivamento, permissões, autorizações e cadastro".

O Empreendedor Individual integra a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (inserido via Lei complementar 128/09) e possibilita a formalização dos empreendedores por conta própria com receita bruta anual de até R$ 36 mil por ano. Entre os exemplos estão manicures, costureiras, pipoqueiros e chaveiros. Atualmente as inscrições estão sendo feitas no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará.

O público-alvo do Empreendedor Individual são os cerca de 11 milhões de empreendedores informais no país. Até o dia 13 de dezembro o Portal do Empreendedor registrava mais de 117 mil formalizações e mais de 170 mil interessados, que fizeram reserva de nome empresarial. A meta, até o final de 2010, é de um milhão de empreendedores formalizados.

"Com os aperfeiçoamentos no sistema de inscrição, essa meta é perfeitamente factível", acredita Édson Lupatini, secretário-executivo do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redeim) e secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Esse comitê também regulamenta o Empreendedor Individual.

O Sebrae também integra o comitê. De com o presidente da Instituição, Paulo Okamotto, em 2010 o Sebrae deflagrará uma série de ações para orientar esses empreendedores. Entre as medidas está o chamado atendimento negócio-a-negócio, que levará orientação até os seus locais de trabalho. "Vamos contratar quantos consultores forem necessários para atender a um milhão de empreendedores", assegurou. A consultoria vai desde o processo de formalização até orientações que possibilitem o aumento da produtividade e da competitividade das atividades econômicas desenvolvidas por esse público.

FONTE: Agência Sebrae de Notícias - Dilma Tavares - Jornalista - Telefone: (61) 3348-7138

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

GOIÁS VELHO - reconhecido pela UNESCO



Foto: Museu das Bandeiras
Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2005 era de 26.705 habitantes de acordo com o IBGE. O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.


Descobertas as Minas Gerais de um lado e as minas de Cuiabá, de outro, no século XVII, uma idéia renascentista (a de que os filões de metais preciosos se dispunham de forma paralela em relação ao equador) iria alimentar a hipótese de que, entre esses dois pontos, também haveria do mesmo ouro. Assim, foram intensificadas as investidas bandeirantes, principalmente paulistas, em território goiano, que culminariam tanto com a descoberta quanto com a apropriação das minas de ouro dos índios goiases, que seriam extintos dali mais rapidamente que o próprio metal. Ali, onde habitava a nação Goiá, Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1727, o Arraial de Sant'Anna.

Foto: Torre da Igreja Nossa Senhora do Rosário (1733)
Pouco mais de uma década depois, em 1736, o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz (ortografia arcaica). Nesta época, ainda pertencia à Capitania de São Paulo. Em 1748 foi criada a Capitania de Goiás, mas o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, só chegaria ali cinco anos depois.

Com ele, instalou-se um "Estado mínimo" e, logo, a vila transforma-se em capital da comarca. Noronha manda construir, então, entre outros prédios, a Casa de Fundição, em 1750, e o Palácio que levaria seu nome (Conde dos Arcos), em 1751. Décadas depois, outro governador - Luís da Cunha Meneses, que ficou no cargo de 1778 a 1783-, cria importantes marcos, fazendo a arborização da vila, o alinhamento de ruas e estabelecendo o primeiro plano de ordenamento urbano, que delineou a estrutura mantida até hoje.

Foto: Chafariz de Cauda - 1778
Com o esgotamento do ouro, em fins do século XVIII, Vila Boa teve sua população reduzida e precisou reorientar suas atividades econômicas para a agropecuária, mas ainda assim cultural e socialmente sempre esteve sintonizada com as modas do Rio de Janeiro, então capital do Império. Daí até o início do século XX, as principais manifestações seriam de arte e cultura, com sarais, jograis, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica - além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.

Entretanto, a grande mudança, que já vinha sendo ventilada há muito tempo, foi a transferência da capital estadual para Goiânia, nos anos trinta e quarenta, coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. De certa forma, foi essa decisão que preservou a singular e exclusiva arquitetura colonial da Cidade de Goiás.

O clima é caracterizado por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase que total de chuvas no inverno, que vai de maio a setembro e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão que vai de outubro a abril. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 graus, sendo os meses de setembro e outubro os mais quentes e junho e julho os mais frios.

Foto: Casa da Cora Coralina, na janela busto de barro em sua homenagem.
A vegetação típica de Goiás é a mesma do Cerrado, ou seja, a vegetação da cidade em sua maior parte é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água -disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca e umida do inverno.

Foto: Posto de gasolina instalado numa calçada, onde os carros ficam parados na rua para abastecer. Você já tinha visto algo parecido?
O município sedia anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA. A Cidade de Goiás tem em sua história e formação uma relação muito ligada as culturas Africanas e indigenas, essa relação fica ainda hoje explicita em diversas manifestações culturais por toda a cidade um exemplo são duas escolas "Espaço Cultural Vila Esperança" e "Quilombinho". Além desses exemplos temos também O Grupo de Capoeira Angola Meninos de Angola sob a coordenação do professor Chuluca.

Foto: Dainir & Emir Feguri visitando o Museu das Bandeiras
• Museu das Bandeiras: funcionando na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem acervo com peças e mobiliário do século XVIII.


• Palácio Conde dos Arcos: tem acervo com obras do século XVIII, utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes.

• Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte: tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, nascido em Pirenópolis, reunindo mais de 100 peças, e também coleções de prataria. A igreja foi construída em 1779.

• Casa de Cora Coralina: museu permanente com objetos pessoais da poetisa de mesmo nome.

Monumentos

• Casa de Bartolomeu Bueno: residência histórica do Anhangüera, a sua fachada conserva as características do estilo colonial


Chafariz de Cauda: localizado no Largo do Chafariz, é uma construção com padrões do século XVIII (1778).

• Igreja de Nossa Senhora do Rosário: conhecida como antiga igreja dos pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1733. No seu interior, encontram-se afrescos realizados por Nazareno Confaloni na segunda metade do século XX.

• Catedral de Santana: localizada na Praça do Coreto, é um edifício feito de adobe e recém-restaurado.

• Igreja Nossa Senhora da Abadia: capela do século XVIII, tem afrescos no teto.

• Igreja de Santa Bárbara: apresenta retratos de compositores goianos do século XIX feitos pelo artista Amaury Meneses.

• Igreja Nossa Senhora do Carmo: edifício que é sede da Irmandade Senhor Jesus dos Passos

• Mosteiro da Anunciação: edifício religioso, no qual os frades produzem artesanato de barro.

• Convento dos Padres Dominicanos: edifício do século XIX que guarda uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, trazida por religiosos franceses.

• Quartel do Vigésimo Batalhão de Infantaria: De onde saíram soldados para a Guerra do Paraguai. Até o final da década de 1990 abrigou o 11-010 Tiro de Guerra do Exército Brasileiro.

Fonte: TEXTO wikipedia.org; FOTOS: Dainir Feguri

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um belo texto de Drummond

Para os meus amigos e colegas de trabalho, um belo texto de Drummond


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente...


Para você, Desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, Desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder emocionar. Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas... Mas nada seria suficiente... Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes, médios, pequenos e micros... e que eles possam te mover".

Um abraço fraterno a todos, um feliz natal e um 2010 cheio de saúde e boas surpresas!!!
Gustavo Marinho

domingo, 3 de janeiro de 2010

RECEITA DE ANO NOVO



Para você ganhar um belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(Carlos Drummond de Andrade)