sábado, 29 de janeiro de 2011

ZÉ DAMAS... Patrimônio histórico de Tiradentes e Barbacena /MG

(Foto: Zé Damas)

Em junho de 1996 conheci Zé Damas, quando dava umas voltas próximo ao bucólico Chafariz de São José na cidade de Tiradentes/MG. Tomamos café quentinho, trocamos um dedo de prosa. Eu, falava do meu Mato Grosso e ele de suas riquezas naquela cidade onde o tempo pára e nos faz sentir a própria história. Entusiasmada  com a arte de Zé Damas comprei uns dois quilos de pedra de rio. A diferença é que ele retrata a arte dos casarões e sua história. A força de sua arte falou mais alto e me sensibilizou.


Zé Damas, pessoa simples, meigo, palavras calma e sensível assim descrevo um amigo que por algumas horas trocamos conhecimento e ficou em mim uma admiração. Hoje, encontrei um autógrafo do amigo Zé Damas e relembrei este encontro. Que me motivou a buscar em sua arte retratar o meu Pantanal mato-grossense, também numa pedra, inspirada em Zé Damas. Só que não sou artista como este  notável  mineiro, para fazê-lo tive que buscar.

(Arte de Zé Damas. Pintura em pedras - Tiradentes)

(Pantanal Mato-grossense, carajá e aves pantaneiras)

(Pantanal Mato-grossense, onça pintada e garças)

 
(Pantanal Mato-grossense, ninhal de aves pantaneiras)

As três pinturas do Pantanal estão representadas numa única pedra medindo (55 cm X 26 cm). Ela tem três lados distintos.

Zé Damas recebe neste depoimento a minha admiração, assim como outrora outros o fizeram como: Oscar Araripe que o consagra e o eleva; Emeric Marcier se apaixonou pela transcendência da luz, onde Bernanos viu o imenso horizonte de cristas nuas e selvagens que cavalgam uma sobre as outras.

Segundo Márcio Bertola, Barbacena está feliz porque cumpre sua vocação de cidade dos 'loucos', dos artistas, é a terra das rosas, onde nasceu Dumont, Sobral Pinto, o que deu lições de liberdade. É a terra de cinco inconfidentes que continua aberta a todas as lutas e a todas as tentativas.

Quando chega Zé Damas a cidade amplia a sua tradição e engrandece seu arquivo, somando na memória cultural de sua história, a passagem deste pintor que registra a cidade com alegria, cores vivas e encantamento.


"Zé Damas, respeita aquilo que é... Zé Damas, sabe o que diz!" Palavras de Edson Brandão.

Em sua obra, Zé Damas usa muita cor para mostrar Barbacena, Tiradentes e outros temas.

(1994) Luciano Mauricio descreveu a pessoa de Zé Damas... assim:


Zé Damas: puro, transparente, cristalino.
Zé Damas: inocente, sem impurezas, cândido.
Zé Damas: transmuta, inverte, converte.
Zé Damas: translúcido, íntimo de Deus, tocado pela luz, filho preferido.
Zé Damas: o sem palavras, o sem memória, o constante frequentador dos milagres.
Zé Damas: tinta, teberentina e fé.
Zé Damas: imperdível, fluida água do chafariz em pleniludio, pedra rolada de rios imemoráveis.
Zé Damas: sábio olho que atravessa superfícieis e resgata mistérios, o decifrador de signos, trombeta do Senhor.
Zé Damas: menino brincando no colo do Senhor, o ouvinte dos silêncios, o apontador do tão fácil.
Zé Damas: inventado, inventor, mão de criança.
Zé Damas: equação de luz até nossos olhos, a mão inexata nos entregando a história perfeita.
Zé Damas: jogo de imagens em espelho mágico, caleidoscópio.

---------------------------------------
Copyright © Dainir Feguri. Este texto está sob a licença de Dainir Feguri no blogspot.com. Você pode republicar este artigo ou parte dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Dainir Feguri”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos do Blog tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “dainirfeguri.blogspot.com”. O link não é exigido para citações.

CAMPANHA - 'VITA A'

Cuiabá - Profissionais da Saúde do PSF Santa Isabel II realizou no dia  12/01/2011 - das 8h00 as 17h00 - a Campanha Vita A com crianças da faixa etária de 6 meses a 5 anos completos.

Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.


Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.


A vitamina A é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.




Deficiência de vitamina A:

Cegueira noturna;
Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira;
Inflamação da pele (dermatite);
Endurecimento das membranas mucosas dos trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário;
Risco de infecções e morte.


Excesso de vitamina A:

Dor de cabeça;
Ressecamento da pele com fissuras;
Perda de cabelos;
Aumento do baço e fígado;
Aumento dos ossos e dor nas juntas.
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Absorvente Feminino Ecológicamente Correto


Os Abiosorventes são absorventes reutilizáveis. Seu uso é uma ALTERNATIVA ECOLOGICAMENTE CORRETA, saudável e econômica em opção aos absorventes descartáveis.

Os Abiosorventes são higiênicos, anti-alérgicos e confortáveis. Confeccionados em tecido 100% algodão, assim como as calcinhas, são laváveis, inclusive em máquina de lavar. Absorvem muito bem o fluxo menstrual e têm uma vida útil média de 4 anos.

O Abiosorvente pode tanto ser utilizado no período menstrual quanto no dia-a-dia como protetor diário de calcinha.

Cada Abiosorvente é constituído por uma capa estampada com fecho e dois forros, que são as camadas internas para maior absorção do fluxo menstrual.

Produzimos os Absorventes Femininos Ecológicos a mais de 7 anos, conforme os princípios da Economia Solidária.

Com a experiência acumulada e as sugestões de nossas mulheres conscientes, criamos 2 modelos (Estreito e Largo) com o INOVADOR Sistema Anti-Vazamento disponíveis em lindas estampas e também em algodão orgânico. Temos o modelo Estreito nos tamanhos P e M e, o modelo Largo nos tamanhos P, M, G e GG para atender as mais diversas necessidades.


 
Há também forros adicionais simples, duplos ou triplos e a opção de Absorventes Ecológicos com algodão orgânico. Peça já os seus!!!

O Abiosorvente é a solução inteligente para a mulher que pensa e age com responsabilidade para com seu corpo e para com o único planeta que temos.

Você sabia...

...que cerca de dois milhões (2.000.000) de aves marinhas e cem mil (100.000) mamíferos marinhos morrem anualmente por engolir plásticos, inclusive absorventes descartáveis, tampões e aplicadores?

...que cada mulher utiliza cerca de 10.000 a 15.000 absorventes descartáveis ao longo da vida fértil?

...que milhões de árvores são todos os anos abatidas para serem utilizadas na produção de absorventes e tampões descartáveis, já para não falar do petróleo que também entra na sua composição?

...que são bilhões de mulheres descartando todos os dias absorventes, tampões e aplicadores; um material bastante poluente, não reciclável, que vai para os lixões e/ou para o mar?

...que como não há maneira de reutilizar ou reciclar os absorventes e tampões descartáveis, eles são enviadas diretamente para os aterros sanitários onde demoram mais de 450 anos para se decompor?

...que absorventes e tampões descartáveis são feitos de papel (árvores) alvejado e plástico?

...e que contêm metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas, gel absorvente, colas e organocloretos (dioxina) causadores de problemas de saúde, como: câncer, alergias vaginais, deficiências do sistema imunológico, endometriose, vaginites crônicas, ressecamentos, baixa da libido e defeitos no feto?

...que segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 80% das mulheres apresentam problemas íntimos femininos, sendo 63% é causado pelo uso de absorventes de má qualidade?

...que NÃO HÁ CONTROLE por nenhum órgão responsável, com relação aos produtos utilizados na fabricação dos absorventes descartáveis e tampões internos e, assim as indústrias não precisam listar seus componentes na embalagem?

POR QUE MUDAR O HÁBITO E USAR ABSORVENTES ECOLÓGICOS?

Porque mulher, você pode optar pela preservação do seu corpo e do planeta. Pode honrar seu sangue como uma dádiva, um momento de purificação, uma benção, um caminho de espiritualidade e de regeneração.

Porque ao invés de "incômodo", a menstruação pode significar uma chance de interiorização e cultivo da feminilidade.

O sangue menstrual pode passar a ser visto de maneira diferente: é sinal de que você ovulou e não precisa preocupar-se com seus hormônios.

Sintonizada com as fases da lua, sua menstruação simboliza o fechamento de um ciclo e o início de outro. É uma limpeza que seu corpo faz para no próximo mês preparar-se novamente para gerar uma nova vida.

Porque o uso de absorventes reutilizáveis representa um contato mais íntimo com você mesma. Ao invés de jogar no lixo um sinal de fertilidade, você passa a relacionar-se e percebe que a menstruação pode ser uma coisa positiva.

Porque lavar os Abiosorventes e reciclar o sangue no jardim, mantém você conectada com a Terra e traz paz, bem estar e qualidade de vida. Sim, depois de usá-los você os coloca em balde apenas com água e depois de algumas horas pode usar esta água, rica em nutrientes, para molhar seus vasos de plantas ou jardins.

Porque ao comparar os absorventes descartáveis e os Abiosorventes pode-se ver qual deles é realmente uma Escolha Sustentável , veja abaixo:

1-Absorventes Descartáveis  - Tempo de vida útil   - Algumas horas
Saúde Causa problemas de saúde por colocar ingredientes químicos em contato com a mucosa vaginal
Existe desde quando Comercializado após a 2a Guerra Mundial. O primeiro absorvente descartável ainda encontra-se em algum lixão, poluindo a natureza.
Custo Calcule por baixo: caso você use 2 pacotes de absorventes descartáveis por ciclo (+/- 4,50 cada pacote x 2 = R$ 9,00/mês) vezes 12 meses vezes 4 anos, isto dá R$ 432,00.


2- Absorventes Femininos Ecológicos - De 3 a 6 anos
 Protege sua saúde, é anti-alérgico e higiênico, assim como as calcinhas. Você economiza em remédios, consultas, exames, tempo perdido com doenças e sobra mais dinheiro e tempo para aproveitar a vida.
Usado desde tempos imemoriais pelas nossas ancestrais. O antigo “paninho” tem agora formato anatômico e é adaptado à vida moderna.


Destaque 1

Você gasta um montante de R$432,00 com absorventes descartáveis que polui o planeta e traz malefícios à sua saúde. Um custo muito baixo por uma escolha ecológica que significa milhares de produtos descartáveis a menos nas lixeiras, campos e mares, e ainda, menos químicas nas águas, no solo e no seu corpo.

Destaque 2
Por experiência já comprovada, o Abiosorvente de tamanho M modelo Largo com sistema Anti-vazamento fica até 5 horas sem vazar.

Como Usar e Lavar

1- Lave os Absorventes Femininos Ecológicos Abiosorventes antes de usá-los pela primeira vez para melhor absorção e higiene;

2- Tenha um número adequado para o seu fluxo menstrual (mais informações no próximo Box);

3- Como é composto por uma capa estampada e duas camadas internas, coloque as camadas internas dentro da capa e posicione com a parte estampada voltada para baixo abraçando a calcinha, conforme mostrado na figura abaixo;

4- Após usar deixe-o de molho apenas em água por algumas horas. O melhor horário pode ser à noite, você deixa eles de molho enquanto dorme, e deixa a água trabalhando por você! Na manhã seguinte, aproveite a água vermelha riquíssima em nutrientes para regar suas plantas e assim você estará reciclando seu ciclo. Se não tiver planta em casa, aproveite a oportunidade para plantar ou comprar uma. Se não quiser mesmo reciclar seu sangue, pode jogar pelo ralo.

5- Em seguida, deixe de molho na água com sabão até a próxima lavagem. Caso queira lavar na mão, não é preciso esfregar muito. O sangue, quando de molho apenas na água e/ou na água com sabão, tende a sair quase completamente.

Atenção: Pode ser lavado na máquina de lavar roupas. Recomendamos o uso de sabão de coco ou do Detergente Multiuso Biodegradável de Aloe Vera  que além de não poluir a água, é fungicida, bactericida, germicida e tira até mesmo as manchas mais resistentes. Não use alvejantes com cloro, que além de poluírem a água, danificam o tecido. E em hipótese alguma, use sabão em pó comum, eles estão relacionados com irritações na região genital feminina. Isso vale também para as calcinhas.


Importante: Caso você não possa colocar de molho na água assim que os retirar, é só guardar bem fechadinho e lavar assim que possível. Lembre-se: o seu biosorvente é tão higiênico quanto uma calcinha, e deve ser lavado com o mesmo cuidado.


Para calcular a quantidade de Abiosorventes considere a troca diária recomendada: 3 vezes nos dias de maior fluxo e 1 vez nos dias de menor fluxo, vezes o número de dias da menstruação.

Com esta quantidade você evita ter que lavar e secar rápido para usar no mesmo período novamente.

Exemplo: para uma duração de 4 dias, serão necessários 12 unidades, ou seja, 2 unidades para o primeiro dia, 4 unidades para o segundo dia, 4 unidades para o terceiro dia e 2 unidades para o quarto dia.

Sistema Anti-vazamento: é a grande inovação que permite uma maior confiança da mulher para usar o Absorvente Feminino Ecológico em suas atividades externas e pelo tempo adequado, sem o perigo de possíveis constrangimentos. O sistema anti-vazamento foi testado, no Modelo Largo Tamanho M, em dias de maior fluxo e teve um aproveitamento de até 5 horas sem vazamentos. Obviamente, troca-se qualquer absorvente em menor tempo que este!! É um sistema composto por camadas de tecido de algodão intercaladas por uma camada anti-vazamento que fica em contato com a capa.

A continuidade do planeta está em suas mãos, faça escolhas sustentáveis!

Fonte: saude.com.br

sábado, 15 de janeiro de 2011

As doenças auto-imune...

As doenças auto-imunes tem aparecido com uma certa frequência naquelas listas de "causas de doenças".  É um tipo de doença comum, mas pouco conhecida da população em geral.

O que é uma doença auto-imune?

Nós possuímos um complexo sistema contra invasões externas. É o chamado sistema imune.

O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre o que é danoso ao organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo como células, tecidos e órgãos, e o que não é nosso, mas não causa danos, como alimentos por exemplo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O poço e a pedra

Um monge peregrino caminhava por uma estrada quando, do meio da relva alta, surgiu um homem jovem de grande estatura e com olhos muito tristes.

Assustado com aquele aparecimento inesperado, o monge parou e perguntou se poderia fazer algo por ele.

O homem abaixou os olhos e murmurou envergonhado: "sou um criminoso, um ladrão. Perdi o afeto de meus pais e dos meus amigos. Como quem afunda na lama, tenho praticado crime após crime. Tenho medo do futuro e não sinto sossego por nenhum instante. Vejo que o senhor é um monge, livre-me então desse sofrimento, dessa angústia!"- pediu ajoelhando-se.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Educação ou deformação?

* Olavo de Carvalho - Artigos - Educação

Qual a oposição lógica que esses loucos crêem existir entre o homeschooling e o direito à educação gratuita? Imaginam eles que os pais cobram mensalidades dos filhos para educá-los em casa? A coisa é de um contrasenso tão evidente que não percebê-lo à primeira vista indica deficiência mental.


O pronunciamento do MEC, que considerou inconstitucional a legalização do homeschooling por violar o direito de todos à educação gratuita, é só mais um exemplo do barbarismo que, a pretexto de educar nossos filhos, lhes impõe todo um sistema de deformidades mentais e morais para fazer deles idiotas criminosos à imagem e semelhança de nossos governantes.

Lembrem o que eu disse dias atrás, sobre as afirmações que não podem ser discutidas, apenas analisadas como sintomas da demência que as produziu. O parecer do MEC sobre o homeschooling inclui-se nitidamente nessa categoria. Desde logo, um direito que, sob as penas da lei, se imponha ao seu alegado beneficiário como uma obrigação, não é de maneira alguma um direito. Direito, como bem explicava Simone Weil, é obrigação reversa: se tenho um direito, é porque alguém tem uma obrigação para comigo. Ter direito a um salário é ter um empregador que está obrigado a pagá-lo. Se, ao contrário, sou eu mesmo o titular do direito e da obrigação de satisfazê-lo, é claro que não tenho direito nenhum, apenas a obrigação. É assim que os luminares do MEC entendem a educação gratuita: as pobres crianças brasileiras, por serem titulares desse direito, são obrigadas a engolir a cafajestada estatal inteira que se transmite nas escolas, sob pena de que seus pais sejam enviados à cadeia. Isso não é um direito: é uma imposição e um castigo. Para sofrê-lo, basta ser criança e inocente.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Universidades nos EUA recrutam jovens formados pela educação escolar em casa

GRAY, Tenn., EUA,(Notícias Pró-Família) — À medida que o moderno movimento de educação escolar em casa avança sua marcha para a sua quarta década de existência nos EUA, as faculdades e universidades estão escancarando suas portas para dar as boas vindas em suas fileiras aos jovens maduros e preparados que se formaram nessa educação. Os estudantes que estudam somente em casa alcançam uma pontuação 37 percentil acima da média nacional nos testes padronizados de desempenho e tipicamente obtêm notas acima da média nos [testes americanos] SAT e ACT, estatísticas que aparentemente chamaram a atenção dos que são responsáveis pelas matrículas nas universidades. Desde 1999, o número de estudantes domésticos nos Estados Unidos aumentou em 74%, e hoje milhares de rapazes e moças estão se formando no colegial — em casa.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Um nordestino desejo de feliz ano novo

Um ano novo bem arretado pra vocês tudim !!!!


Sobre as suas metas para o Ano Novo

Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.

Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.

Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.

Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.


Sobre o amor

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe

Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.

Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.

Não bula no que tá quieto. Num seje avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.

As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.


Sobre o trabalho

Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.

Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.

Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.

Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.

Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.


Sobre a sua vidinha

Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.

Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.

Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.

Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.


Arrumação motivacional

No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.

Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.

Prá começar o ano dicunforça:

Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.

Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011,

Afinal de contas você é NORDESTINO.

E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.


Contribuição da amiga Joveridiana Wanderley Abraham  do Estado do Alagoas.

***

- Amiga Joveridiana um cheiro prá você. Desejo-lhe um maravilhoso e abençoado 2011!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Querida Dainir

Vamos ao grande resumo
Deste nosso encontro
De inicio um relaxamento
Tu nos manda numa viagem
Montanha, árvore, cabana, riacho
Sabe, o que vem no pensamento.
Ficar viajando é uma boa sensação,
Mas melhor mesmo é estar do teu lado
Sentindo uma ótima emoção.
Sabe aquela brincadeira
Com dia da semana, números, animais e cores
No fim tivemos vontade
De sair e comprar pra ti
Um lindo buque de flores,
Pois, através desta brincadeira e de outras
descobrimos que nós e as crianças
Temos grandes e lindos valores.
Querida Dainir
Nestas linhas vamos te dizer
Que tu és e tens uma grande harmonia
Sabe querida, no momento que aqui chegaste
No teu olhar decobrimos
Que tens um brilho
Que já tinhamos visto
Um amor perfeito que se chama
Jesus Cristo.
Não só no olhar, mas também no coração
Um brilho tão profundo
Que nos enche de emoção
Como foi maravilhoso
Aprender as necessidades de:
Transcendência, Ligação, Raízes, Estrutura de orientação
Estímulo e Excitação.
Foi muito bom falarmos
Dos pensamentos de Vygotsky, Wallon e Piaget
Porém, melhor ainda foi te conhecer.
Engraçado nisto tudo
Que além de professora, psicóloga
Em um ponto de vista
Veio a decoberta: és uma excelente ginecologista.
Dainir, nós te achamos um amor
Uma excelente profissional
Sabia, que com toda tua história
Daria para fazer um filme policial?
Foi um grande prazer te conhecer
E com grande paixão
Te guardaremos em nossos corações.
Nós! Mulheres do Nordeste do Araguaia

Terapia de casal

* Luiz fernando veríssimo

Contam que outra vez um casal pediu para consultar, juntos, o analista de Bagé. Ele, a princípio, não achou muito ortodoxo.

 — Quem gosta de aglomeramento é mosca em bicheira... Mas acabou concordando.

— Se abanquem, se abanquem no más. Mas que parelha buenacha, tchê!
.
Qual é o causo? — Bem — disse o home — é que nós tivemos um desentendimento...

 — Mas tu também é um bagual. Tu não sabe que em mulher e cavalo novo não se mete a espora?

— Eu não meti a espora. Não é, meu bem?

— Não fala comigo!

 — Mas essa aí tá mais nervosa que gato em dia de faxina.

 — Ela tem um problema de carência afetiva...

 — Eu não sou de muita frescura.  Lá de onde eu venho, carência afetiva é falta de homem.

— Nós estamos justamente atravessando uma crise de relacionamento porque ela tem procurado experiências extraconjugais e...

— Epa. Opa. Quer dizer que a negra velha é que nem luva de maquinista?

Tão folgada que qualquer um bota a mão?

— Nós somos pessoas modernas.

Ela está tentando encontrar o verdadeiro eu, entende?

 — Ela tá procurando o verdadeiro tu nos outros?

— O verdadeiro eu, não. O verdadeiro eu dela.

— Mas isto tá ficando mais enrolado que lingüiça de venda.

Te deita no pelego.

— Eu?

 — Ela. Tu espera na salinha.

Texto extraído do livro "O gigolô das palavras", L&PM Editores – Porto Alegre, 1982, pág. 78.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Sabedoria Indígena

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado nem foi dado, não é seu.

6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal.

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, de-lhes espaço para que cresçam.

13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental. Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.