terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

AUTOCONHECIMENTO

Hoje sei porque! E entendo o sofrimento de um Ser nos momentos tristonhos, banais, fúteis, doloridos, tediosos, estranho e natural.
São momentos de solidão, apesar de não se estar só. Fluído forte, porém numa única certeza são coisas da idade para se amadurecer.
Nas realizações pessoais jogamos o sentido de viver, mas de repente descobrimos que não é o suficiente, pois logo se esvazia e tudo volta a ser como era antes.
Outrora, indaguei 'o que é a razão de viver?'. Em reposta 'é sentir-se bem consigo mesmo'. Porém dói, incomoda, morre-se, flutua-se e se perde no vazio da existência.
Espera pelo Pai para receber Vida e motiva-se no CAMINHO, pois a única VERDADE é a ESPERANÇA que resta para que haja TRANSFORMAÇÃO e MUDANÇA.
Porém, RECONHECENDO que tudo não passa de REFLEXÃO que o SER algum dia terá que fazer.
Dainir
21.04.2004

Vazio Existencial

Eu não sei por que
E mesmo sem entender
sofro, sem saber porque!
Há momentos de tristeza em meu ser
é algo banal, fútil, mas dói.
É tédio, é algo estranho e natural.
São momentos de solidão
apesar de se estar ao lado de alguém
sei que esse fluido é forte sem se ver
coisas da idade
jeito de amadurecer.
Sonhar, crescer, vencer
dentro destes parâmetros
jogamos o nosso sentido de viver.
E de repente há algo dentro
que se esvazia,
há carência
é como o entardecer.
O que é a razão de viver?
Se não sentir-se bem consigo mesmo.
Não é falta de paz.
É melancolia,
é escassez.
O barulho incomoda
fere o sigilo cúmplice do ser.
Pára de de ver ou sentir
É como um pouco de como morrer.
Esta é uma alma sem brilho
exposta no universo
a espera do seu Criador
para soprar-lhe a vida.
E assim entusiarmar
o seu viver.
Mas nem tudo é nostalgia,
nem tudo é dor ou dias cinzas.
No fundo do túnel
há uma Luz,
ela pode vir a crescer
e encher de dias ensolarados
os momentos tristonhos de alguém
que um dia conheceu
o modo de reflexão
que uma alma deve fazer!
Dainir
10.09.1994

domingo, 24 de fevereiro de 2008

VIDA

Suave brisa da aurora radiante
outrora vieste como o vento
solto em tão linda manhã
desposar a beleza pura
do ar a qual respiro.
Ao toque leve nas narinas
inspiro, tão solto e belo
satisfazendo os sentidos.
Mistério e beleza se misturam
qual força viva do poder do infinito.
Salmodiando visita esta
inesperada
convido a voltar
ainda que sem avisar
para no benfazejo saborear
tão vívido e belo
o gracejo de importante significado
que é o ar
responsável pela manutenção
da VIDA.
Dainir S. Feguri
22´.01.2003

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

TRANSTORNO DO PÂNICO

Para o Transtorno do Pânico não importa a classe a que você pertença. Em todo o mundo diariamente surgem pessoas com este problema, muitas nem são capazes de entender a verdadeira razão para o seu mal. Vagueiam por consultórios médicos e outros lugares a procura de cura, muitas delas acabam por não tratar o transtorno de forma adequada. O mal diagnóstico pode perpetuar o sofrimento da pessoa, agravando mais o problema como consequência afetam literalmente o comportamento e o convívio social.
O que é o Transtorno do Pânico? É um problema de saúde. Um distúrbio caracterizado por crises súbitas de ansiedade, sem fatores desencadeantes aparentes e incapacitante. Gradativamente o nível de ansiedade e o medo de uma nova crise pode atingir proporções tamanhas que leva a pessoa a se tornar incapaz de viver sua vida com autonomia e independência. O Transtorno de Pânico pode ter um impacto muito grande na vida cotidiana da pessoa, pois desencadeia medos irracionais, chamados fobias.
Sintomas: Contração, tensão muscular, palpitações (aceleração do batimento cardíaco), tontura, atordoamento, naúsea, dificuldade de respirar, boca seca, calafrios ou ondas de calor, sudorese, medo de perder o controle, medo de morrer, vertigens, sensação de debilidade, confusão, pensamento rápido, terror, sensação de 'estar sonhando', sensação de que uma 'coisa terrível' vai acontecer, distorções de percepção da realidade...
Apesar da pessoa apresentar todas estas queixas em seu relato, o resultado diagnóstico é: "NADA", reduzida a suposições com termos evasivos. Pode ser um estresse, estafa, nervosismo, fraqueza, emocional, ou problema de cabeça.
Por que ocorre a crise do pânico? Segundo estudo teórico, o sistema de alerta normal do organismo (físicos e mentais) tende a desencadear desnecessariamente permitindo que a pessoa reaja a uma suposta ameaça, sem haver perigo iminente. Também a predisposição hereditária para desenvolver o distúrbio. O cérebro produz substância chamadas neurotransmissores que são responsáveis pela comunicação entre os neurônios (células do sistema nervoso). Um desiquilibrio na produção destes neurotransmissores pode levar algumas partes do cérebro a transmitir informações e comandos incorretos. Isto é o que ocorre em uma crise de pânico, há um desiquilibrio na serotonina e a noradrenalina. O uso de medicamento para emagrecer ou drogas podem aumentar a atividade e o medo promovendo alterações químicas que podem levar ao transtôrno do pânico.
Em geral os médicos tendem a confortar os pacientes que tem o transtorno. E a orientação básica é a psicoterapia. O sucesso do tratamento está diretamente ligada ao engajamento do paciente formando uma aliança terapêutica no sentido de superação das adversidades.
O Transtorno do Pânico não é: 'loucura, frescura, meios de chamar a atenção, fraqueza de caráter'. É importante que as pessoas que conviveam com quem tem a síndrome compreenda o que a pessoa está passando, issa a tranquiliza. Enfim saiba que o Transtorno do Pânico é comum, pode ser diagnosticado e tratado.
O perfil de personalidade das pessoas que apresentam a síndrome são pessoas extremamente produtivas à nível profissional, muito exigentes consigo mesmo, não convivem bem com erros e imprevistos, tende a se preocupar excessivamente com problemas imaginários, perfeccionistas, auto-expectativas extremamente altas, pensamento rígido, repressão dos sentimentos negativos como orgulho e irritação.
Para lidar com sucesso com sua ansiedade você pode utilizar a estratégia ACALME-SE de oito passos pode ser encontrado na literatura da Psicologia Comportamental.
E a chave para lidar com um estado de ansiedade é aceitá-lo totalmente até que a ansiedade desapareça.
Dainir Feguri

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

"Os sábios, quanto mais favorecidos pela natureza e pela fama, mais são invejados pela sorte"
Baltazar Gracián

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

SOBRE A VERDADE!

Você já ouviu a frase: 'A verdade liberta".
Existem três coisas que precisam ser compartilhadas para entendermos a frase. Os ressentimentos acumulados, as necessidades não satisfeitas e as avaliações. Por trás dos ressentimentos estão necessidades e desejos reprimidos.
Sempre que se sentir magoado (a) com alguém, pergunte a si: "O que eu queria dele (a) que não estou recebendo?".

A ARTE DE OUVIR

" Ouça uma centena de vezes, pondere mil vezes e fale uma só vez".
Ouvir é a arte de prestar atenção com a mente focada na compreensão da mensagem que está sendo transmitida. Já escutar é apenas receber o relato de alguém.
Para ouvir exige manter contato visual. Observar a linguagem corporal da pessoa que fala. E perceber nas entrelinhas do que está sendo dito.
Essa técnica ajuda ainda a assegurar a precisão e a imparcialidade das informações.
Cliff Durfee já dizia que a comunicação faz lembrar um jogo. Mas parar para entender as diferenças nos pontos de vista e os sentimentos associados pode transformar adversários em verdadeiros parceiros.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Esperança

"ESPERANÇA, PALAVRA SEM A QUAL NÃO SE LEVANTA DA CAMA, SEM A QUAL NÃO SE SONHA MAIS, ESSE MOTOR DE NOSSA ALEGRIA E VONTADE DE CONTINUAR NA LUTA FAZENDO A NOSSA PARTE CADA VEZ MAIS BEM FEITA E ACREDITANDO QUE AS TRANSFORMAÇÕES SÃO LENTAS, MAS ACONTECEM".
Alex Xavier
Contribuição da amiga Ana Alice Trindade Morales Azevedo - Psicologa- Rio de Janeiro.