terça-feira, 30 de dezembro de 2008
CONTAGEM REGRESSIVA_2009
DESEJO A VOCÊ...
FELICIDADE AO MÁXIMO!
SERENIDADE EM CADA AMANHECER!
ÊXITO EM CADA FASE DA TUA VIDA!
BONS AMIGOS PARA TODAS AS HORAS!
AMOR QUE NUNCA TERMINA!
BOAS LEMBRANÇAS DE TUDO O QUE FOI VIVIDO!
UM BONITO HOJE COM MUITO PARA AGRADECER!
UM CAMINHO QUE TE GUIE ATÉ UM GRANDIOSO FUTURO!
SONHOS SE CONVERTENDO EM REALIDADE!
TUDO DE BOM, HOJE E SEMPRE!!!
Alice Roberta
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
O Lobo de S. Francisco de Assis
No dia 15 de dezembro nós os conselheiros da COMEPEC: Paulo Roberto, Sebastião Souza e Dainir Feguri realizamos visita institucional aos presos da Penitenciária Pascoal Ramos em Cuiabá/MT. Foram visitados 03 raios com aproximadamente 360 internos em cada raio. A principio a proposta foi levar àquelas pessoas o espírito do Natal e foi gratificante o resultado desta visita que nos proporcionou excelente aprendizagem, quando observada pela ótica da lenda do Lobo e Francisco de Assis. Nossa visita teve duração de seis horas.
(...) Conta-se que
Andava o povo assustado
A fazer a montaria
Ao grande lobo esfaimado,
Que tanto mal lhe fazia.
Ele levava nos dentes,
Agudos e carniceiros,
Os meninos inocentes
Que são os alvos cordeiros.
E as pessoas assaltando,
Vinha de noite, em segredo,
Com seus olhos chamejando,
Encher a gente de medo.
Ora S. Francisco, era
Incapaz de querer mal
Mesmo que fosse a uma fera,
Até ao tigre real.
Tinha tão bom coração
Que homens e bichos o amavam,
E as andorinhas pousavam
Na palma da sua mão...
E como ele desejava
Que tudo vivesse em paz,
Enquanto o povo caçava,
O Santo, o Poeta, que faz ?
Procura o lobo cruel,
E, tendo-o encontrado enfim,
Chamou-o, foi para ele
Sorriu-lhe e falou assim:
- «Eu sei porque fazes mal,
«Eu sei o que te consome:
«Tu és tão mau afinal,
« Tu és mau porque tens fome...
«Pois bons amigos seremos,
«Para nosso e teu descanso;
«E de comer te daremos
«Para poderes ser manso.
«Promete que hás-de mudar
«De vida, neste momento;
E em sinal de juramento,
Alevanta a pata no ar
«E põe-na na minha mão!
Jurou o lobo. E cumpriu...
Depois, toda a gente o viu
Tão mansinho como um cão.
(Afonso Lopes Vieira)
sábado, 27 de dezembro de 2008
Em 2009 você pode desejar
* Música: Amor pra recomeçar. Autoria: Frejat/Mauricio Ramos/ Mauro Sta Cecilia.
Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo...
E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante...
Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar...
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar...
Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar...
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
sábado, 20 de dezembro de 2008
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Mensagem_2008
*Ana Alice Trindade Morales Azevedo - Rio de Janeiro - 15/12/2008
BOAS FESTAS
FELIZ ANO NOVO
"Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo... " (Fernando Pessoa)
NOVAMENTE DIGO QUE A CADA ANO QUE PASSA CRESCE O APRENDIZADO...
QUE BOM! NÃO É ESTE UM SINAL DE QUE ESTOU VIVA?
DIZEM QUE NA NATUREZA, PELO MENOS A LONGO PRAZO, NÃO SOBREVIVEM OS MAIS FORTES (COMO SE PENSA À PRIMEIRA VISTA) E SIM OS QUE TÊM A MELHOR CAPACIDADE DE SE ADAPTAR ÀS MUDANÇAS NO MEIO AMBIENTE. ISSO SIGNIFICA APRENDER. E HAJA APRENDIZADO... FORAM TANTAS AS MUDANÇAS... E AINDA SE FALA EM CRISE MUNDIAL!
DE QUALQUER FORMA, SOMANDO-SE OS ANOS JÁ VIVIDOS, CARREGO A CERTEZA DE QUE MUITO POUCO EU SEI. MAS APRENDI (TOMANDO EMPRESTADAS ALGUMAS PALAVRAS DE RENATO TEIXEIRA) QUE, SE HOJE ME SINTO MAIS FORTE, LEVO ESTE SORRISO PORQUE JÁ CHOREI DEMAIS. AFINAL, TODO MUNDO AMA UM DIA, TODO MUNDO CHORA E É MESMO PRECISO CHUVA PARA FLORIR.
POR ISSO É TÃO IMPORTANTE COMPREENDER A MARCHA DOS DIAS E, COMO UM EXPERIENTE BOIADEIRO LEVANDO A BOIADA, SABER CONDUZÍ-LOS PELA LONGA ESTRADA, SEMPRE LEMBRANDO QUE É PRECISO AMOR PARA PODER LUTAR E É PRECISO PAZ PARA PODER SORRIR.
TAMBÉM APRENDI MUITO CEDO, QUE CADA UM DE NÓS PODE CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA E QUE CADA SER POSSUI EM SÍ O DOM DE SER CAPAZ E DE SER FELIZ. ESTA É A MENSAGEM QUE GOSTARIA DE PASSAR PARA VOCÊ NESTA VIRADA DE ANO: CONSTRUA COM CARINHO A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E EXERÇA O SEU DOM DE SER FELIZ, NO PRÓXIMO E EM MUITOS OUTROS ANOS.
COM CARINHO,
Meninas,
Desejo um Natal maravilhoso para vocês, e um Ano Novo rico em tudo aquilo que realmente importa em nossas vidas. Um beijo cheio de saudades,
ANA ALICE
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Treinamento versus Auto-sabotagem
Quando o assunto é treinar para que, surgem atitudes que parecem inexplicáveis, mas que faz sentido quando se compreende tais motivos:
"A principio toda tentativa de oferecer treinamento aos colaboradores são percebidas como uma atitude negativa, visto a utilização dos mecanismos de defesa “resistência” e “negação”, demonstrado na expressão corporal e verbal que surgem no grupo. Qualificando o foco da atividade proposta apenas no prazer e não no trabalho.
Após dar inicio a oficina, o grupo se envolveu e durante as ações surgiram outros mecanismos de defesa como a “projeção” manifestada na forma de criticas destrutivas, pensamentos disfuncionais e no ato de ovacionar a palestrante como forma de protesto e descontentamento com seus pares. Por trás do ato apresenta relações de conflitos cristalizados. O que leva ao questionamento “porque o individuo institucionalizado apresenta estes comportamentos”? Denominado também como auto-sabotagem no trabalho.
Resumidamente a definição de auto-sabotagem seria: condutas auto-destrutivas, uma equação subconsciente: o chefe é um dos pais e o colega é um irmão. São questões mal resolvidas dentro da família biológica que acabam sendo levadas para o local de trabalho. E este local se torna o pátio da uma escola. É comum ver como as rivalidades, picuinhas, fofocas, panelinhas, condutas e comportamentos que observamos nos pátios da escola para a vida profissional adulta. Sabotar publicamente no trabalho, serve como uma lente de aumento para questões pessoais. A pergunta é: Qual a origem desta auto-sabotagem? O que acontece quando o super-bebê é criticado? Ele reage com sentimentos de medo, culpa vergonha, raiva e confusão. Não tem autoconfiança necessária para levantar-se e tentar outra vez sozinho. Ao reagir a um aborrecimento acaba recorrendo a uma forma de conduta que só serve para prejudicá-lo. Essas condutas são perdas de tempo e um desperdício de potencial.
Quando um grupo se encontra e discute negócios, propostas, tarefas; quando não existem desavenças entre pessoas, quando não há conflitos ou quando todos se dão bem; quando um grupo toma decisões baseadas na técnica democrática da votação; Esses elementos não constituem uma equipe. Trabalhar em harmonia, votar e reunir-se para discutir questões comuns pode ocorrer sem ser um trabalho em equipe.
Um grupo torna-se equipe quando têm objetivos e metas comuns, quando é administrado e dirigido por uma ou mais pessoas, quando todos os membros são interdependentes e quando atingir os objetivos exige colaboração.
Uma equipe usa as habilidades, as competências e os recursos de todos os seus membros, planeja suas atividades, é sistêmica em seu processo decisório e de resolução de problemas e empenha-se para chegar à produtividade máxima.
Uma equipe torna-se uma organização coesa ao envolver seus membros no planejamento e na tomada de decisões. Todos os membros sentem-se responsáveis pelo sucesso da equipe. Enxergam-se como parte integrante da organização. Não há auto-afirmação que apontam para a diferenciação de situações em relação a contratação e ocupação de cargos.
Todos os membros da equipe empenham-se para manter relações de cooperação por meio do estabelecimento de objetivos mútuos compartilhados, comunicação aberta de reconhecimento e apoio recíprocos. Quando a equipe ganha, cada um é vencedor. Equipes eficazes usam o conflito para garantir que as questões vêm à tona, são exploradas e tratadas. Questões e opiniões podem estar em conflito; membros da equipe não. Quando isto acontece deixa de ser o que se sugere e passa a ser problemas no campo pessoal.
Na área do desenvolvimento humano, um conceito muito valorizado atualmente é a resiliência (a capacidade de superar adversidades sem se despedaçar). A pessoa resiliente enfrenta crises, sofre perdas, encara fracassos e continua firme, não desiste de seus objetivos. Há situações na vida que são imprevisíveis e a qualquer momento podemos enfrentar situações críticas, turbulências, mudanças que inviabilizam nossos projetos, até mesmo uma dispensa do cargo no trabalho.
Garantir-se é preciso, tendo o preparo necessário para enfrentar as situações inesperadas. A chave para o sucesso do trabalho de equipe é a constatação de conflitos cristalizados pela institucionalização do individuo e propor o desenvolvimento da resiliência para o enfrentamento das interpretações equivocadas que ocorrem nas experiências relacionais e estressantes da vida. Revoltar-se contra situações, encará-las com pessimismo ou reclamar - que é a atitude de muitas pessoas - não leva a nada. Mas quando se consideram as crises e dificuldades como fato natural da vida, que nos proporcionam oportunidades de crescimento, é possível enfrentá-las com algum equilíbrio e consciência.
A qualidade da resiliência começa na interpretação das dificuldades como desafios e oportuniza levar a energia para superá-los, não para lamentá-los. Tira-se proveito para desenvolver novas competências e se fortalecer. Ao assumir essa postura e repeti-la ao longo do tempo, possibilita estruturar a autoconfiança. Então compreenderá que resiliência não é um "poder especial" que algumas pessoas têm, mas, simplesmente, uma atitude perante a vida.
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto dos colegas e também de aprender com eles. Alguns podem pensar que sendo como é impossível mudar. Porém, já dizia um autor desconhecido esta frase: “A natureza humana não existe, o que existe é a natureza animal e o potencial humano de não se render a ela”.
sábado, 13 de dezembro de 2008
ESTAÇÃO DAS DOCAS - 'Lá Em Casa'
Meu amigo muito especial O juiz Claúdio Henrique Rendeiro, titular da Vara de Penas e Medidas Alternativas de Belém. Gratíssima pelo presente - CD - Fafá de Belém do Pará - 'O canto das águas'.
Localizada na Baia do Guajará a Estação das Docas oferece bares e restaurantes com riquíssima gastronomia como: Tucupi, maniçoba, filé marajoara, caldeirada de filhote, tacacaxique, arroz de tacacá, pescada amarela na chapa, sorvete de tapioca com açai... E música ao vivo.
CASA DAS ONZE JANELAS
A Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas é um edifício histórico da cidade brasileira Belém do Pará. Trata-se de um ponto turístico da cidade de Belém, contruída no século XVIII, por um rico senhor do engenho chamado Domingos da Costa Barcelar, afim de ser sua mansão. Em 1768, tornou-se um hospital militar graças ao governo do Grão-Pará (Atual Belém). A partir de 1870, a casa teve funções militares, até 2001, quando foi comprado pelo governo de Almir Gabriel para servir como ponto turístico. Hoje a casa é um dos maiores pontos turísticos do estado do Pará. No local, funciona um restaurante chamado Boteco das Onze com ambientes variados, danceteria. A área externa da casa, aos fundos possui mesas onde os frequentadores gozam da brisa da Baia de Guajará. Entitulada feliz lusitânia serve como jardim, para comercialização de objetos históricos, praça, palco para apresentações culturais e shows. O ponto encontra-se na na Praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha. O nosso anfitrião José Alyrio Sabbá - Presidente da Fundação FMAE nos ofereceu tão exuberante passeio.
PASSEIO: LUZES DA CIDADE
Belém - 11/12/2008 - Na Baia do Guajará - Estação das Docas acontece o passeio Luzes da Cidade promovido pela Valeverde Turismo em seu barco regional. O passeio pela Baia de Guajará permite ver Belém a noite ao som da música e dança folclórica regional o carimbó. Assistimos a este show belissimo da cultura regional o Carimbó e outras danças, assim como a dança Lundu Marajoara. E ao final do espetáculo fui premiada com uma cheirada do Boto. Rsrsrsrs... apesar do susto - A-do-rei!!! Linda Maria Costa aprovou o comportamento do boto.
O "Lundu" é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Côrte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o "Lundu", assim como o "Maxixe" (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país. Mas, mesmo às escondidas, o "Lundu" foi ressurgindo, mais comportado, principalmente em três Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e na Ilha do Marajó, no Pará. A coreografia - A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres "para um encontro de amor sexual". O "Lundu", considerado ao lado do "Maxixe ", uma dança altamente sensual, se desenvolve com movimentos ondulares de grande volúpia. No início as mulheres se negam a acompanhar os homens mas, depois de grande insistência, eles terminam conquistando as mulheres, com as quais saem do salão dando a idéia do encontro final. O acompanhamento musical - Rabeca (violino), clarinete, reco-reco, ganzá, maracás , banjo e cavaquinho.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
SEMINÁRIO NORTE_CENTRO OESTE
Belém/PA - 11.12.2008 - O evento acontece no Hotel Sagres em Belém/PA. Conta com a participação de atores da rede social, justiça e técnicos ligados as PMAs (Penas e Medidas Alternativas). Serão dois dias o processo de discussão de proposta nos eixos: governos, justiça, equipe técnica e rede social.
domingo, 7 de dezembro de 2008
SEMINÁRIO NORDESTE_ABERTURA
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
DAY USE - ÁGUAS QUENTES/MT
Assinar:
Postagens (Atom)