Belém - 11/12/2008 - Na Baia do Guajará - Estação das Docas acontece o passeio Luzes da Cidade promovido pela Valeverde Turismo em seu barco regional. O passeio pela Baia de Guajará permite ver Belém a noite ao som da música e dança folclórica regional o carimbó. Assistimos a este show belissimo da cultura regional o Carimbó e outras danças, assim como a dança Lundu Marajoara. E ao final do espetáculo fui premiada com uma cheirada do Boto. Rsrsrsrs... apesar do susto - A-do-rei!!! Linda Maria Costa aprovou o comportamento do boto.
O "Lundu" é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Côrte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o "Lundu", assim como o "Maxixe" (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país. Mas, mesmo às escondidas, o "Lundu" foi ressurgindo, mais comportado, principalmente em três Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e na Ilha do Marajó, no Pará. A coreografia - A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres "para um encontro de amor sexual". O "Lundu", considerado ao lado do "Maxixe ", uma dança altamente sensual, se desenvolve com movimentos ondulares de grande volúpia. No início as mulheres se negam a acompanhar os homens mas, depois de grande insistência, eles terminam conquistando as mulheres, com as quais saem do salão dando a idéia do encontro final. O acompanhamento musical - Rabeca (violino), clarinete, reco-reco, ganzá, maracás , banjo e cavaquinho.
Olá Dainir Feguri, gostaria de postar sua foto em um site q estou construindo, o site é sobre o Pará, posso colocar os creditos em seu nome.
ResponderExcluirDesde já agradeço sua atenção e fico no aguardo da resposta!!!
Abraçosss!!!
fabiosouzaef@hotmail.com