sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Manaus/AM

Manaus é a capital do maior estado do Brasil, o Amazonas. A cidade é a maior e mais rica cidade do Norte do Brasil e situa-se na confluência do rio Negro com o rio Amazonas, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e por se encontrar no centro da fantástica Amazônia, a maior e mais cobiçada floresta tropical do planeta.
Surgiu em 1669 com o Forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a Vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa mãe dos deuses, em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo elevada a cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 foi denominada Cidade de Manaus. Manaus ficou bastante conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época, Manaus começou a ser comparada com Paris, capital da França, e foi batizada carinhosamente como Paris das Américas ou Paris da América do Sul, Paris Brasileira e Paris dos Trópicos. Além desse título, Manaus é conhecida como Coração da Amazônia e Metrópole da Amazônia .
A história da colonização européia na região de Manaus começou em 1669, com um pequeno forte em pedra e barro, com quatro canhões guardando as cortinas. O Forte de São José da barra do rio Negro foi construído para garantir o domínio da coroa portuguesa na região, principalmente contra a invasão de holandeses, na época aquartelados onde hoje é o Suriname, função que desempenhou por mais que 114 anos. Próximo ao forte havia vários povos indígenas (Barés, Banibas, Passés Manaós), que ajudaram na sua construção e passaram a morar à sua volta.
A população cresceu tanto que para ajudar na catequese, em 1695 os missionários (carmelitas, jesuítas, mercedários e franciscanos) resolveram erguer uma capela, próxima ao forte com o nome de Nossa Senhora da Conceição, que foi adotada como a padroeira da cidade.
A Carta Régia de 3 de março de 1755, criou a Capitania de São José do Rio Negro, com sede em Mariuá (atual Barcelos, município próximo a Manaus), mas o governador Lobo D'Almada, temendo invasões espanholas, passou a sede novamente para o Lugar da Barra em 1791, por se localizar na confluência dos rios Negro e Amazonas, que era um ponto estratégico. A sede volta a Mariuá em 1799 e em 1808 passa definitivamente ao Lugar da Barra.
Em 13 de novembro de 1832, o Lugar da Barra passou a categoria de vila, com o nome de Vila de Manaus e em 24 de outubro de 1848, com a Lei 145 da Assembléia Provincial Paraense, adquiriu o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. No dia 4 de setembro de 1856 o governador Herculano Ferreira Pena dá-lhe finalmente o nome de Cidade de Manaus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário