Cuiabá (MT) – A capacitação se deu nos dias 10 e 11 de fevereiro, intitulada “A importância das ações de educação em saúde na promoção da saúde”. Contou com a participação de 35 pessoas. Este Projeto é uma proposta da SMS/DIVISA/GEVIAM através de exposição dialogada. Está sob a coordenação da GEVIAM.
(Foto: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental e Coordenador deste evento)
Esta proposta se justifica pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no processo de planejamento tem trabalhado na perspectiva da inversão do modelo de atenção, com a elaboração das metas e ações estratégicas que visam alcançar a atenção integral à saúde, o fortalecimento das intersetorialidades e a promoção de saúde.
Isso acontecerá através do diálogo entre as diversas áreas do setor saúde, entre as demais políticas públicas e os diversos segmentos da sociedade, assim como, a composição de redes de apoio e a co-responsabilidade dos indivíduos e da coletividade quanto à melhoria da qualidade de vida da população no município de Cuiabá.
Portanto ao setor saúde cabe o desafio de efetivar a intersetorialidade, compreendendo a necessidade de uma articulação entre os distintos setores de pensar a complexidade da saúde e da responsabilização pela garantia da saúde como direito humano e de cidadania e na mobilização de intervenções que propiciem a construção de territórios saudáveis.
Diante do exposto estabeleceu-se parceria com a Diretoria da Atenção Básica com intuito de ampliar os acontecimentos teóricos dos profissionais das equipes do Programa Escola com Saúde sobre a Política Municipal de Promoção de Saúde, queimadas urbanas, radiação ultravioleta, dengue, leishmaniose e outros.
Objetivando ampliar os conhecimentos técnicos sobre a influencia dos fatores ambientais na saúde humana.
As temáticas apresentadas foram:
1. Apresentação da Política de Promoção de Saúde (GEVITAN) – palestrante: Josiane Maxiamiano de Jesus Rodrigues, gerente da Vigilância de doenças não transmissíveis.
2. Apresentação do projeto “Sol: amigo ou vilão?" (GEVIAM) – Palestrante: Hilan Andrade, biólogo.
3. Ciclo evolutivo do mosquito da dengue e as estratégias de controle (C.C.Z) – Palestrante: Elyerson Boaventura, biólogo.
4. Apresentação de “Sinais e enfrentamentos à violência contra crianças e adolescentes” (GEVIDANT) - Josiane Maxiamiano de Jesus Rodrigues, gerente da Vigilância de doenças não transmissíveis.
5. Ampliar as informações sobre a prevenção e controle de animais sinatrópicos (C.C.Z) - palestrante: Deise Cristina Macanhã, bióloga.
6. Plano de contingência contra enchentes da SMS (CIEVS) - Palestrante: Victor Pgnose, biólogo.
7. Conhecer as ações de prevenção e controle de leishmaniose na área urbana de Cuiabá (C.C.Z) - palestrante: Elizabete Luz Gonçalves - Serviço Social.
8. Apresentação do projeto “Respire vida. Evite queimadas” (GEVIAM) - palestrante: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental.
9. Ampliar os conhecimentos sobre o controle da higiene no ambiente e na manipulação de alimentos (VISA) - Cleize Cibele da Silva Migueis, nutricionista e fiscal sanitário.
10. Pacto pelo rio Cuiabá - (GEVIAM) - palestrante: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental.
Foram distribuídos aos cursantes um kit com panfletos diversos (300 unidades) e lixo-car (60 unidades).
Pontualmente parabenizamos a SMS/Diretoria da Atenção Básica e a Diretoria de Vigilancia a Saúde e Ambiente pela iniciativa de efetuar este treinamento com as equipes do Programa tendo em vista a necessidade de levarmos as comunidades escolares a PROMOÇÃO EM SAÚDE e o que é melhor para todos. Ganha a saúde e todos os setores da sociedade.