sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mulheres que frequentam Igreja são mais felizes


ARLINGTON, (ZENIT.org) - Um estudo recente mostra que as mulheres que frequentam regularmente a Igreja são mais imunes aos altos e baixos da vida, e geralmente são mais felizes.

Alexander Ross, do Instituto de Ciências Psicológicas, é o autor da pesquisa, que teve como objetivo investigar o grau de felicidade das mulheres americanas nos últimos 36 anos.

Ross descobriu que ir regularmente à igreja é um fator significativo na felicidade das mulheres. Verificou-se, de fato, que uma inflexão desta frequência no período 1972-2008 teve um impacto direto sobre a felicidade das mulheres que participaram do estudo.
"A queda da frequência ao longo do tempo, um comportamento associado a uma menor felicidade geral, explica, em parte, o declínio da felicidade das mulheres", sublinhou Ross.

Mudanças sociais

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Esporotricose: aumenta o número de casos de doença transmitida por gatos, segundo informações da Fiocruz

Entre janeiro de 2001 e agosto de 2006, os casos de esporotricose - micose causada pelo fungo Sporothrix schenckii por meio da arranhadura de gatos - aumentaram no estado do Rio de Janeiro, de acordo com Margarete Bernardo Tavares da Silva, autora da dissertação de mestrado "Distribuição sócio-espacial da esporotricose humana de pacientes atendidos no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas no período de 1997 a 2007, residentes no Estado do Rio de Janeiro".

O estudo analisou 1.848 casos, com média de 168 destes por ano. Resultados comprovaram que gatos, em ambiente domiciliar e ao mesmo tempo em contato com a natureza, são fatores de risco para contaminação por esporotricose.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quem são os Animais Sinantrópicos?

Animais sinantrópicos são aqueles que ao longo do tempo se adaptaram a viver junto ao homem.

ATENÇÃO!!!

Os 04 A: Acesso; Água; Abrigo; Alimento.

Todo ser vivo necessita de três fatores: água, alimento e abrigo para sua sobrevivência.

Água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores - alimento e abrigo - de modo que espécies indesejáveis não se instalem ao nosso redor.

As pragas são produtos do próprio homem.

Os principais:

Programa Saúde da Família promove Caminhada Carnavalesca

Foto: Zirley Maria Silva (Coordenadora do evento)

Cuiabá - Os PSFs Santa Isabel I, II e III se uniram para promover a sensibilização dos usuários de saúde da comunidade Santa Isabel.  O bloco carnavalesco que se chama “Que que esse?” terá no desfile 150 integrantes levando faixas e cartazes de relevantes temas propostos para a composição das alas serão: Dengue, DST/AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Hepatites virais que são as doenças mais comuns que acometem a comunidade. Além destas alas haverá duas que estarão homenageando os idosos pelo seu dia (27 de fevereiro) e o dia (08 de março) internacional da mulher.

A caminhada carnavalesca acontece no dia 24 de fevereiro de 2011, as 8h00 no trajeto da via pública do bairro Santa Isabel, com inicio na rua Metropolitana, passando pela rua Quintela, Clara Nunes e terminando na av. dos trabalhadores, ao todo serão 10 quadras.


Conduzindo o bloco estará a Banda Musical da PMMT. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Associação dos moradores, Programa PET Saúde da UFMT.

Vejam fotos das equipes produzindos os adereços.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Oficinas para idosos



Sugere-se que pessoas com mais de 60 devam buscar um envelhecimento saudável, a partir de diversas oficinas desde inclusão digital, alimentação, atividade física, dinâmicas de grupo, aquarela, dança e expressão corporal devem fazer parte da sua rotina.

Ampliar o conceito de envelhecimento saudável. Nelas, os idosos são preparados para melhorar sua qualidade de vida e também para disseminar o que foi aprendido.

Triagem cognitiva: comparações entre o mini-mental e o teste de trilhas


Este estudo investigou o desempenho de idosos no teste de triagem cognitiva Mini-Mental. Comparando a performance de 92 idosos neste teste e no Teste de Trilhas, demonstrou-se que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental não é adequado para identificar comprometimento cognitivo precoce.

Embora as análises realizadas tenham demonstrado que os idosos com pior desempenho no Teste de Trilhas tiveram performance inferior no teste de triagem cognitiva Mini-Mental, sujeitos que acertaram o primeiro se saíram melhor no segundo. Em um primeiro momento, pode parecer que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental discrimina aqueles sujeitos que apresentam declínio; no entanto, a análise das médias de acertos nos testes mostra que tanto o grupo que completou corretamente o Teste de Trilhas quanto o que não completou apresentaram média de acertos superior ao ponto de corte no teste de triagem cognitiva Mini-Mental, mesmo quando se adotou um ponto de corte para sujeitos escolarizados.

Cerca de 90% dos idosos que seriam descritos como portadores de algum prejuízo cognitivo na utilização do Teste de Trilhas B como parâmetro não apresentaram declínio quando o instrumento utilizado foi o teste de triagem cognitiva Mini-Mental.

Esses resultados sugerem que o teste de triagem cognitiva Mini-Mental detecta o comprometimento quando ele já ocorreu, mas que tem pouco valor para avaliar o declínio, quando aplicado em uma amostra saudável.


MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho; SILVA, Kelly Cristina Atalaia da e CUPERTINO, Ana Paula Fabrino Bretas. Triagem cognitiva: comparações entre o mini-mental e o teste de trilhas. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2008, vol. 25, no. 3, pp. 353-359. ISSN 0103-166X.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PREVENÇÃO


Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue. Ajude o Brasil a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.

Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.

Conheça aqui tudo sobre a dengue e ajude-nos nesse combate. A hora de agir é agora!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Efeitos da Radiação Ultravioleta na Saúde

Tipo de radiação natural produzida pelo sol e invisível o olho nu.



UVA

A atmosfera é bastante permeável à esta faixa de radiação. Assim, boa parte da radiação UVA que atinge a camada superior da atmosfera consegue atravessá-la com pouca atenuação. Muito pouco absorvida pela camada de ozônio. Penetra profundamente nas camadas da pele (epiderme e derme) causando danos à saúde;


É a principal responsável pelo fotoenvelhecimento;

Tem importante relação com fotoalergias;

As câmaras artificiais de bronzeamento utilizam esse tipo de radiação.
(foto: envelhecimento)

UVB
A radiação Ultravioleta B penetra superficialmente na pele (epiderme) e causa queimaduras solares. Principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.




(foto: Queimadura solar)


UVC

É totalmente absorvida pela camada de ozônio e atualmente não é motivo de preocupação. É altamente penetrante e danosa a saúde,  e teríamos sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. 

Camada Ozônio
É o maior filtro natural da radiação UV;
Situa-se a cerca de 30km da superfície terrestre;
É sensível a diversos substâncias: CFCS.


Efeitos da destruição da camada de Ozônio

Planeta
Aquecimento Global
Efeito Estufa

Fatores que interferem na intensidade da UV

Altitude

Hora do dia
Estação do ano
Superfície ou cobertura do solo

Nebulosidade
Localização geográfica
Hora do dia
 
 


Estações do ano e Latitude

Ao longo do ano podemos também observar variações na intensidade da radiação UV...

Nebulosidade

Superfície

A partir de 1994 passou a ser divulgado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) o índice UV com a finalidade de indicar a intensidade de Radiação ultravioleta a que estamos expostos.

Adotou-se uma escala de 1 a 14 para UV


 
Benefícios da radiação UV
Produz aquecimento natural ao Planeta;

Estimula a produção de vitamina D no nosso organismo;
Auxilia no crescimento das plantas;
Auxilia no combate de germes e bactérias.

Malefícios da exposição excessiva ao sol
A exposição excessiva à radiação UV traz um sério risco de desenvolvimento do câncer de pele para todos, mas nem todos estão sob o mesmo risco. Algumas pessoas podem estar sob um risco maior se apresentarem algum dos fatores abaixo:
Pessoas de pele clara (geralmente se queimam mais facilmente);
História de queimaduras solares (exposição crônica ao sol durante a infância e adolescência);
História familiar de câncer de pele (risco maior);
Deficiência imunológica (portadores de doenças que alteram o organismo);
Presença de nevus (sinais ou pintas).

A exposição excessiva a radiação ultravioleta pode causar diversos malefícios a saúde humana, como:

Queimaduras;
Lesões nos olhos;
Envelhecimento precoce;
Câncer de pele;

Queimaduras
 
Quando o sol atinge nosso corpo desprotegido, acontece um estímulo para a produção de melanina (melanogênese), pigmento de função fotoprotetora que o organismo possui. A melanina é liberada na tentativa de remediar as lesões causadas no DNA. Por ser um pigmento escuro, a pele escurece.


Lesões nos olhos
Aspectos médicos dos efeitos da R-UV sobre o ser humano

Leva à cegueira 20 milhões de pessoas a cada ano, no mundo. 20% dos casos estão relacionados à exposição excessiva à radiação UV

Aspectos médicos dos efeitos da R-UV sobre o ser humano

Fotoceratite e fotoconjuntivite
Queimadura com conseqüente inflamação da córnea e conjuntiva


Aspectos médicos dos efeitos da R-UV sobre o ser humano

Supressão imunológica

Supressão do sistema de defesa deixando o corpo mais vulnerável às infecções além da alteração da resposta às vacinas


25% a 50% das reativação do herpes labial estão relacionadas com a exposição excessiva à radiação UV
Manchas na pele


Envelhecimento Precoce

A exposição prolongada a radiação ultravioleta pode causar envelhecimento precoce das células que compõem a camada superficial da pele

Queratose actínica (solar)
Lesões escamosas, com crostas, que não cicatrizam
Podem evoluir para o câncer de pele.

O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
1 de cada 3 casos de câncer diagnosticados no mundo corresponde a câncer de pele
(2 milhões de casos de CCE e CCB e, 200 mil casos de melanoma )


Prevenção – A melhor solução!

Tomando pequenos cuidados no seu dia-dia você pode reduzir em mais de 50% a chance de desenvolver alguma doença relacionada a radiação solar....

Usar Protetor solar diariamente

Procurar sempre andar por locais sombreados

Utilizar guarda sol quando a exposição for inevitável

Evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h

Utilizar óculos solar para proteção dos olhos

Utilizar boné ou chapéu

Vestir - se adequadamente

Comece o quanto antes. Cerca de 50% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.


Cuide-se!!!

Fonte: Projeto “Sol: amigo ou vilão?" (GEVIAM)

As equipes do Programa Escola com Saúde recebem capacitação pela D.I.V.I.S.A


Cuiabá (MT) – A capacitação se deu nos dias 10 e 11 de fevereiro, intitulada “A importância das ações de educação em saúde na promoção da saúde”. Contou com a participação de 35 pessoas. Este Projeto é uma proposta da SMS/DIVISA/GEVIAM através de exposição dialogada. Está sob a coordenação da GEVIAM.

(Foto: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental e Coordenador deste evento)

Esta proposta se justifica pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, no processo de planejamento tem trabalhado na perspectiva da inversão do modelo de atenção, com a elaboração das metas e ações estratégicas que visam alcançar a atenção integral à saúde, o fortalecimento das intersetorialidades e a promoção de saúde.

Isso acontecerá através do diálogo entre as diversas áreas do setor saúde, entre as demais políticas públicas e os diversos segmentos da sociedade, assim como, a composição de redes de apoio e a co-responsabilidade dos indivíduos e da coletividade quanto à melhoria da qualidade de vida da população no município de Cuiabá.
Portanto ao setor saúde cabe o desafio de efetivar a intersetorialidade, compreendendo a necessidade de uma articulação entre os distintos setores de pensar a complexidade da saúde e da responsabilização pela garantia da saúde como direito humano e de cidadania e na mobilização de intervenções que propiciem a construção de territórios saudáveis.

Diante do exposto estabeleceu-se parceria com a Diretoria da Atenção Básica com intuito de ampliar os acontecimentos teóricos dos profissionais das equipes do Programa Escola com Saúde sobre a Política Municipal de Promoção de Saúde, queimadas urbanas, radiação ultravioleta, dengue, leishmaniose e outros.

Objetivando ampliar os conhecimentos técnicos sobre a influencia dos fatores ambientais na saúde humana.

As temáticas apresentadas foram:

1. Apresentação da Política de Promoção de Saúde (GEVITAN) – palestrante: Josiane Maxiamiano de Jesus Rodrigues, gerente da Vigilância de doenças não transmissíveis.

2. Apresentação do projeto “Sol: amigo ou vilão?" (GEVIAM) – Palestrante: Hilan Andrade, biólogo.

3. Ciclo evolutivo do mosquito da dengue e as estratégias de controle (C.C.Z) – Palestrante: Elyerson Boaventura, biólogo.

4. Apresentação de “Sinais e enfrentamentos à violência contra crianças e adolescentes” (GEVIDANT) - Josiane Maxiamiano de Jesus Rodrigues, gerente da Vigilância de doenças não transmissíveis.

5. Ampliar as informações sobre a prevenção e controle de animais sinatrópicos (C.C.Z) - palestrante: Deise Cristina Macanhã, bióloga.

6. Plano de contingência contra enchentes da SMS (CIEVS) - Palestrante: Victor Pgnose, biólogo.

7. Conhecer as ações de prevenção e controle de leishmaniose na área urbana de Cuiabá (C.C.Z) - palestrante: Elizabete Luz Gonçalves - Serviço Social.

8. Apresentação do projeto “Respire vida. Evite queimadas” (GEVIAM) - palestrante: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental.

9. Ampliar os conhecimentos sobre o controle da higiene no ambiente e na manipulação de alimentos (VISA) - Cleize Cibele da Silva Migueis, nutricionista e fiscal sanitário.

10. Pacto pelo rio Cuiabá - (GEVIAM) - palestrante: Vagner Cesar Souza Barros, biólogo e gerente da Vigilancia em Saúde Ambiental.

Foram distribuídos aos cursantes um kit com panfletos diversos (300 unidades) e lixo-car (60 unidades).

Pontualmente parabenizamos a SMS/Diretoria da Atenção Básica  e a Diretoria de Vigilancia a Saúde e Ambiente pela iniciativa de efetuar este treinamento com as equipes do Programa tendo em vista a necessidade de levarmos as comunidades escolares a PROMOÇÃO EM SAÚDE e o que é melhor para todos. Ganha a saúde e todos os setores da sociedade.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Oficina - Relações Interpessoais no trabalho...

Foto: Vera Capilé
Email: veracapile@gmail.com

Segundo Vera Capilé a oficina foi  proposta de forma dinâmica visando verificar se os participantes tem um bom auto-conhecimento e como reagem  as declarações dos colegas.

Esta tarefa possibilita conhecer os participantes a nivel de grupo e permitir a verbalização dos sentimentos referentes a si próprios. É possivel verificar a criatividade dos mesmos e se está ocorrendo interação.


Profissionais do Programa Escola com Saúde participam de capacitação ...


A Oficina sobre Relações Interpessoais

O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde nas datas de 03, 04, 08 10 e  11 de fevereiro. Promovido pela diretoria da Atenção Básica e Coordenadores do programa. Os facilitadores para esta oficina são: Maicon D’ Paula (Oficineiro- email: maicon_adm061@yahoo.com.br)  e Vera Capilé (Psicóloga ).



Maicon profissional muito criativo, nesta manhã sensibilizou as equipes com diversas dinamicas de grupo, dentre elas:
1-  "Acordar" - Bom dia... visa focar no relacionamento entre as pessoas de forma positiva.
2-  "Flechas", objetivando trabalhar  a concentração, atenção e olhar em equipe;
3-  "Reprodução das Estátuas",  o objetivo foi trabalhar o surgimento de problemas dentro de um grupo os equívocos da comunicação;

Nesta tarde  dará continuidade  a oficina a psicóloga Vera Capilé cujo tema a abordar será sobre as relações interpessoais no trabalho.

Os profissionais do Programa estão se reciclando para iniciar os atendimentos neste ano. O feedback das escolas foi positivo no ano anterior e espera-se que em 2011 venha ser melhor.