domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quem são os Animais Sinantrópicos?

Animais sinantrópicos são aqueles que ao longo do tempo se adaptaram a viver junto ao homem.

ATENÇÃO!!!

Os 04 A: Acesso; Água; Abrigo; Alimento.

Todo ser vivo necessita de três fatores: água, alimento e abrigo para sua sobrevivência.

Água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois fatores - alimento e abrigo - de modo que espécies indesejáveis não se instalem ao nosso redor.

As pragas são produtos do próprio homem.

Os principais:


Ratos

São animais de hábitos noturnos por ser mais seguro saírem de seus abrigos à noite, à procura de alimento.
Nas áreas urbanas encontramos três espécies de ratos:
*Rattus norvegicus, conhecido como ratazana ou rato de esgoto;
*Rattus rattus, conhecido como rato de telhado, rato de forro ou rato preto;
*Mus musculus, popularmente chamado de camundongo;

Ciclo de vida : A vida média de um rato é de um ano.
Reprodução: A partir do 3º mês de vida já podem procriar, sendo que o tempo de gestação é de 19 à 22 dias e o número de filhotes por cria é de 5 à 12;

Importância para a saúde : Os ratos têm papel importante na transmissão de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino e a hantavirose, entre outras.

 Caso o próprio responsável faça a desratização, deverá antes buscar todas as informações do produto: intoxicação, métodos de utilização do produto e uso do EPI.

Prevenção: Higienização e Organização – Dentro e Fora do imóvel;

Pombos (Protegidos por Lei Federal)

Prevenção: Eliminar os 04 A ?

Ciclo de vida : Nos centros urbanos podem viver aproximadamente de 3 a 5 anos;

Importância para a saúde : Algumas doenças como criptococose, histoplasmose e ornitose são transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes secas de pombos contaminadas por fungos (histoplasmose e criptococose) ou ricketsia (na ornitose).

Medidas Preventivas : Umedecer as fezes antes de remove-las e utilizar máscara ou pano úmido na boca e nariz para fazer a limpeza do local;

*Proteger os alimentos de possível acesso das aves;

*Algumas medidas como telas nas aberturas, remoção de ninhos, mudança no ângulo de inclinação da superfície de pouso para 60º, fios de nylon em beirais servindo como barreira, bem esticados e presos nas pontas por pregos;

 Geralmente os problemas estão vinculados a estrutura física do espaço e aos 04 A’s.


Baratas

Hábitos

Em áreas urbanas as espécies de baratas mais comuns são duas: a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a francezinha ou alemãzinha (Blatella germanica). São ativas principalmente à noite quando deixam seus abrigos à procura de alimentos.

Preferem locais quentes e úmidos.

Ovoposição: A francesinha vive em média 9 meses, coloca em média 5 ootecas ao longo de sua vida com 30 à 50 ovos dentro de cada ooteca. A barata de esgoto vive de 2 a 3 anos, ovipõe de 10 a 20 vezes e com 12 a 20 ovos em cada ooteca.

ATENÇÃO!!!! As baratas é a dieta preferência dos Escorpiões, onde tem muita barata pode haver escorpiões.

 Caso o próprio responsável faça a Desinsetização, deverá antes buscar todas as informações do produto: intoxicação, métodos de utilização do produto e uso do EPI.


Escorpiões

Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais sombreados e úmidos (sob troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros) e não são animais agressivos.

Ciclo de vida : Os escorpiões não põem ovos, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe e o nascimento efetua-se por meio de parto, sendo a gestação longa, 2 a 3 meses dependendo da espécie.

* Uma ninhada pode ter até 20 filhotes os quais ficam nas costas da mãe até a primeira troca de pele. Os filhotes ficam adultos após 5 a 6 mudas de pele, com cerca de um ano de idade. Vivem em média 3 a 4 anos.

Medidas Preventivas : Para evitar condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, deve-se adotar as seguintes medidas:

*Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;

*Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais podem estar abrigados escorpiões;

• Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;

*Vedar soleiras de portas com rolos de areia;

*Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

*Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento à escorpiões;

*Realizar roçagem de terrenos;

*Manter berços e camas afastados das paredes;

*Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

 Caso o próprio responsável faça a Desinsetização, deverá antes buscar todas as informações do produto: intoxicação, métodos de utilização do produto e uso do EPI.

Zoonozes são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.

 E você como esta contribuindo com o nosso planeta?

 Temos que pensar globalmente e agir localmente.

 Lembre-se você é responsável pelo seu espaço!!


Fonte: Diretoria de Vigilância à Saúde e Ambiente
E-mail: cczcuiaba@hotmail.com
Telefones:(65) 3617-1680 (Fax) 3617-1681

Nenhum comentário:

Postar um comentário