terça-feira, 31 de maio de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Devolvendo humanidade às crianças com Down (1)
A autora Clara Lejeune-Gaymard fala do legado do seu pai
Por Carrie Gress
Por Carrie Gress
WASHINGTON, (ZENIT.org) – “Um dos objetivos do meu pai foi devolver humanidade às crianças com síndrome de Down”, afirma Clara Lejeune-Gaymard.
Nesta entrevista com ZENIT, Lejeune-Gaymard, autora de “Life is a Blessing: A Biography of Jerome Lejeune”, fala sobre seu livro e sobre seu pai, o cientista francês que descobriu a origem da síndrome de Down, sua vida e seu trabalho, recentemente publicado em inglês por The National Catholic Bioethics Center.
ZENIT: Seu pai foi um renomado cientista de genética na França, que viajou pelo mundo dando a conhecer suas numerosas descobertas, incluindo a origem da síndrome de Down. Por que seu nome não é muito conhecido, apesar do seu importante trabalho?
domingo, 29 de maio de 2011
Disfagia: entenda a dificuldade de engolir alimentos
Distúrbio provoca engasgamento e pode ser sintoma de complicações graves
Quem já passou pela situação nada agradável de ficar com um alimento preso na garganta sabe o quanto é aflitivo o momento. O paralisante mal-estar também se estende quando o que foi ingerido "não desce", provocando o engasgamento, ou então com uma tosse que dispara bem na hora da primeira garfada de uma refeição. A dificuldade de engolir os alimentos tem um nome: disfagia. O problema, que atinge principalmente os idosos, indica a alteração na deglutição e pode acarretar em sérios riscos se não for tratada. A disfagia não é uma doença, mas sim um sinal de algum mau funcionamento do esôfago. Ela pode ser causada por distúrbios de ordem neurológicas, mecânicas, psicológicas e também pode decorrer do envelhecimento natural.
Identifique o problema
sábado, 28 de maio de 2011
Dez dicas para organizar uma festa junina educativa
Descobrir a origem da festa junina pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa
Pé de moleque, canjica, curau, pamonha, bolo de milho, quentão, bandeirinhas, fogueira, chapéu de palha, sanfona e arraiá. Sim, estamos falando de festa junina. Todo mês de junho é assim: tiramos do armário as camisas xadrez e os vestidos de chita, pintamos sardinhas nas meninas e bigodinhos nos meninos e vamos satisfeitos para a festa na escola, pensando em todos os quitutes deliciosos que nos aguardam.
Esquecemos o principal: o significado da festa. Você conhece as origens das festas juninas? Sabe por que comemos tantas iguarias de milho e de onde vêm as danças? E o colégio do seu filho, aproveita as festas juninas para preencher buracos na grade horária e engordar o caixa ou utiliza os festejos para ensinar alguma coisa para as crianças?
Embora seja uma tradição consagrada e rica da cultura popular, muitas escolas organizam festas de São João, Santo Antonio e São Pedro que pouco, ou nada, contribuem para a aprendizagem dos alunos. O Educar Para Crescer consultou alguns pedagogos e um antropólogo e elencou algumas dicas para garantir que a sua festa junina seja uma verdadeira aula.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
Incidência de enfarte cai em homens e sobe em mulheres
Pesquisa do HCor mostra que o número geral de enfartados entre seus pacientes caiu 12% de 2009 para 2010, mas a população feminina está na contramão dessa tendência: entre elas houve aumento de 3,8% nos casos da doença
O coração feminino é mais frágil que o do homens. E não se trata de romantismo. Pesquisa inédita do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo mostra que o número de enfartes entre mulheres cresceu 3,8% de 2009 para 2010, enquanto houve queda de 17% no sexo masculino no mesmo período e de 12% na média geral. O fenômeno é multifatorial, dizem os médicos.
Homens resistem mais do que elas a problemas como diabete, hipertensão e obesidade, por exemplo, fatores de risco cardiovascular para ambos os sexos. Além disso, há ameaças exclusivamente femininas, como o uso da pílula anticoncepcional aliado ao tabaco, além de peculiaridades orgânicas, como o fato de a mulher ter artérias mais finas e sensíveis. Mas não é só.
Cadeirinhas de criança entram na mira dos ladrões
As cadeirinhas para transporte de crianças em carros entraram na lista dos itens mais visados pelos criminosos na capital paulista. O acessório se tornou obrigatório em setembro, após determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De janeiro até o dia 16, pelo menos 53 cadeirinhas foram levadas por ladrões na capital, a maioria em estacionamentos de supermercados.
Em igual período de 2010, houve dez casos. A polícia acredita que as peças - vendidas no comércio por até R$ 500 - são oferecidas no mercado paralelo por até metade do preço. No fim do ano passado, quatro homens foram presos acusados de furtarem duas cadeirinhas. Eles foram detidos na Avenida Arraias do Araguaia, área do 66.º Distrito Policial (Vila Aricanduva). Ao ser detido, o trio alegou aos policiais que venderia os produtos na região de Guarulhos, na Grande São Paulo. Sobre um dos acessórios, um acusado contou ter adquirido em uma feira irregular na região de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.
domingo, 22 de maio de 2011
OAB-MT avalia caos na saúde pública do Mato Grosso
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso participou na manhã de terça-feira (17) de reunião para debater os graves problemas que assolam a saúde pública do Estado e o caos instalado nas unidades de Pronto Socorro de Cuiabá e Várzea Grande. A instituição foi convidada pelo governador do Estado, Silval Barbosa, juntamente com os presidentes de instituições públicas e Poderes Legislativo e Judiciário, devido à credibilidade da OAB/MT em relação aos trabalhos que vem desenvolvendo, principalmente no sentido de fiscalizar as ações que afetam a sociedade. Na reunião estavam presentes, portanto, o governador do Estado, Silval Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), José Geraldo Riva; o secretário-geral da ALMT, Sérgio Ricardo; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valter Albano; o procurador-geral do Estado, Yênes Jesus de Magalhães; o defensor-público geral André Prieto; o procurador de justiça Edmilson Pereira, representando o Ministério Público; e o secretário de saúde, Pedro Henry.
Metade das agressões contra crianças é praticada por familiares e vizinhos
Metade dos acusados de violência sexual contra crianças ou adolescentes no Brasil faz parte de chamada rede intrafamiliar da vítima: ou seja, são pais ou mães, padrastos ou madrastas, tios ou tias e, ainda, vizinhos ou vizinhas. É o que revela pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (19/5) no I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a organização não governamental Childhood Brasil.
A pesquisa, intitulada Cartografia das Experiências de Tomada de Depoimento no Judiciário Brasileiro, foi conduzida pela Childhood com o apoio do CNJ. A apresentação foi feita pelo pesquisador da Universidade Católica de Brasília e consultor da organização, Benedito Rodrigues dos Santos. De acordo com o levantamento, 42% das vítimas são crianças até 12 anos.
L'amitié (Tradução) - Clipe: Auto Estima
L'amitié
Beaucoup de mes amis sont venus des nuages
Avec soleil et pluie comme simples bagages
Ils ont fait la saison des amitiés sincères
La plus belle saison des quatre de la terre
Ils ont cette douceur des plus beaux paysages
Et la fidélité des oiseaux de passage
Dans leurs cœurs est gravée une infinie tendresse
Mais parfois dans leurs yeux se glisse la tristesse
Beaucoup de mes amis sont venus des nuages
Avec soleil et pluie comme simples bagages
Ils ont fait la saison des amitiés sincères
La plus belle saison des quatre de la terre
Ils ont cette douceur des plus beaux paysages
Et la fidélité des oiseaux de passage
Dans leurs cœurs est gravée une infinie tendresse
Mais parfois dans leurs yeux se glisse la tristesse
sábado, 21 de maio de 2011
Arte para respirar melhor
A arteterapia reforça o tratamento das crises de falta de ar (foto: Getty images)
Desenhar, pintar, fazer esculturas com massinhas… Expressar os sentimentos por meio de um trabalho artístico abranda a ansiedade e facilita o controle da asma infantil, aponta um estudo do National Jewish Health, nos Estados Unidos. Os especialistas submeteram 22 garotos asmáticos de 7 a 14 anos à seguinte experiência: metade deles recebeu exclusivamente o tratamento padrão e o restante ganhou de bônus sessões de arteterapia durante sete semanas.
Sorte de quem exercitou o lápis e o pincel. “Ao desenhar ou pintar, o paciente fica menos exposto à ansiedade, um gatilho para as crises”, diz Anya Beebe, a líder da pesquisa. “Além disso, o asmático revela como se sente em relação à doença e, assim, podemos ajudá-lo a vencer o medo e a insegurança.”
* Matéria publicada na edição de agosto da revista Saúde, autores: Diogo Sponchiato e Lia Scheffer
SEJA POLIGLOTA; ENGLISH, PORTUGUÊS E CUIABANÊS
Prepare-se para a Copa 2014 ...seja poliglota
Inglês x Português x Cuiabano
----------------------------------------------------------------------------------
- You
- Voce
- ocê
---------------------------------------------------------
- What?
- O que?
- Agora quê quê esse?
-----------------------------------------------------
- Why?
- Por quê?
- Agora quááááááándoo?
-------------------------------------------------------
Inglês x Português x Cuiabano
----------------------------------------------------------------------------------
- You
- Voce
- ocê
---------------------------------------------------------
- What?
- O que?
- Agora quê quê esse?
-----------------------------------------------------
- Why?
- Por quê?
- Agora quááááááándoo?
-------------------------------------------------------
quinta-feira, 19 de maio de 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
Professor que fez aula prática de sexo tem curso suspenso nos EUA
O professor de psicologia John Michael Bailey, que gerou polêmica ao promover uma "aula prática de sexo" na Universidade Northwestern de Chicago, teve seu curso suspenso no próximo ano letivo e vai ser investigado.
A sessão ocorreu após o horário regular da aula de sexualidade humana e era opcional. Nela, um casal utilizou um vibrador diante de um auditório cheio de alunos, segundo a imprensa local.
A DROGA CRISTAL - Metanfetamina Cristal - praga da nova geração
O "gelo", como também é conhecido, é seis vezes mais barato do que a cocaína, mas com efeitos dez vezes mais potentes.
A metanfetamina, nome técnico, conhecida ainda como cristal, gelo e vidro, pela aparência quando em pequenas pedras, é uma variante da anfetamina, seis vezes mais barata do que a cocaína, mas com efeitos dez vezes mais potentes. Pode ser consumida de várias maneiras, nomeadamente injectada, "snifada", engolida e fumada como o crack. É tipicamente branca, sem odor, de gosto picante e facilmente dissolúvel na água, sendo um potente estimulante do sistema nervoso central.
Inicialmente provoca o aumento do ritmo cardíaco, da pressão sanguínea, da temperatura do corpo e da respiração. Dilata as pupilas, ficam mais despertos, com tremores e com sensação de mais energia. Mais tarde vêm o pânico, as alucinações, a agressividade, a esquizofrenia, as convulsões, a falta de apetite, a perda de memória, o risco de derrame, etc. Entre os grandes efeitos nefastos do consumo destes cristais, está a destruição completa dos dentes. Eles apodrecem literalmente e caem. Isto, para não falar da paranóia, normalmente associada a bichos que leva a que os consumidores, acreditando que estão a andar por debaixo da pele, se cocem e esfreguem até fazer buracos na própria carne. Chamam-lhe "dentadas meth", ou ainda "insectos", numa tradução à letra.
Esta droga, quando consumida regularmente, causa alucinações visuais e auditivas, nervosismo e insonia, bem como comportamentos violentos para consigo e para com os outros. As pessoas deixam simplesmente de conseguir dormir e ficam assim dias seguidos, há registos de 15 dias, num estado nervoso constante que leva à ansiedade e a uma depressão profunda, acabando muitas vezes em suicídio ou em homicídio.
Fonte: Projeto drogas
terça-feira, 3 de maio de 2011
SEMINÁRIO - ESPAÇO DIALOGAL DAS EQUIPES DO PECs
Data: 10/05/2011
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 7h30 ao 12h
MINUTA DA PROGRAMAÇÃO
Dia 10/05/2011
_________________________
7h30 – Abertura - Michela Mônica Panier Lemos – Técnica do PECS/SMS - Cuiabá.
8h00 às 9h00 – Espaço Dialogal
Espaço dialogal I – Clínica Psicológica / Regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste)
Espaço dialogal II – Equipe de Triagem – Psicólogos (I, II, III, IV, V)
Espaço dialogal III – Equipe Técnica I; II; III; IV; V
9h15 – Coffee Time
9h40 - Plenária
Exposição dos levantamentos apresentados pelas equipes com sugestão de propostas.
12h00 – Encerramento com Apresentação Cultural (Vera Capilé)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 7h30 ao 12h
MINUTA DA PROGRAMAÇÃO
Dia 10/05/2011
_________________________
7h30 – Abertura - Michela Mônica Panier Lemos – Técnica do PECS/SMS - Cuiabá.
8h00 às 9h00 – Espaço Dialogal
Espaço dialogal I – Clínica Psicológica / Regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste)
Espaço dialogal II – Equipe de Triagem – Psicólogos (I, II, III, IV, V)
Espaço dialogal III – Equipe Técnica I; II; III; IV; V
9h15 – Coffee Time
9h40 - Plenária
Exposição dos levantamentos apresentados pelas equipes com sugestão de propostas.
12h00 – Encerramento com Apresentação Cultural (Vera Capilé)
domingo, 1 de maio de 2011
Mais devastador e barato que crack, oxi chega a São Paulo
Mais destrutivo e viciante do que o crack, o oxi chegou à cracolândia. As pedras, que são vendidas por R$ 2, cinco vezes menos do que o crack, matam um terço dos viciados já no primeiro ano de uso. Especialistas dizem que a nova droga deve agravar ainda mais os problemas de saúde pública na Luz, região central de São Paulo, onde centenas de dependentes químicos vagam dia e noite.
As pedras de oxi são feitas de pasta base de cocaína acrescida de cal virgem, querosene ou gasolina, ingredientes mais baratos e corrosivos do que o bicarbonato de sódio e o amoníaco, que compõem o crack. Segundo especialistas, assim como o crack, o oxi é capaz de viciar nas primeiras vezes em que é consumido.
Assinar:
Postagens (Atom)