O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o primeiro teste deHIV que pode ser realizado em casa. O OraQuick, fabricado pelaOraSure Technologies, pode detectar anticorpos do vírus HIV (HIV-1 e HIV-2) a partir de uma amostra de saliva e fornecer resultados em 20 a 40 minutos. A previsão é de que o exame esteja disponível a partir de outubro de 2012 nos Estados Unidos.
Cerca de 1,2 milhões de pessoas nos EUA estão infectadas com o HIV e cerca de 20% dos infectados não sabem que são soropositivos, de acordo com informações doCenters For Disease Control and Prevention (CDC).
O resultado do novo teste não é definitivo ou absoluto, especialmente quando a exposição ao vírus tiver acontecido nos últimos três meses, sendo necessária a realização de um exame confirmatório posterior. A previsão dos estudos clínicos é que um em cada 12 testes realizados dará um resultado falso negativo e um em cada 5.000 testes fornecerá um resultado falso positivo. Mas o teste é uma alternativa para aquelas pessoas que não querem ir a uma clínica ou laboratório para serem testadas e outra opção para que os indivíduos, após fazerem o teste, procurem cuidados médicos, se for o caso.
Fonte: FDA
NEWS.MED.BR, 2012. FDA aprova primeiro teste de HIV que pode ser feito em casa, sendo capaz de detectar o vírus em 92% dos casos de infecção. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário