A afetividade pode ser comparada a lente de óculos, através dos quais vemos o mundo. Se não estiver correto, podemos ver as coisas menores ou maiores do que são; mais coloridas ou cinzentas, distorcidas e fora de foco. Tratar a afetividade significa regular os óculos através dos quais vemos o mundo.
E a afetividade quem dá valor e representa nossa realidade. É ela que atua nas causas subjetivas. Valoriza tanto os fatos e acontecimentos do passado como perspectivas futuras. Por exemplo: medo, conflitos, anseios, etc.
Para compreender a afetividade é preciso compreender os elementos do mundo psíquico como as representações, os sentimentos, as vivencias, as reações vivenciais.
... Vivências são os fatos e acontecimentos com os quais temos contato.
... Reação vivencial é o sentimento de resposta emocional na pessoa. Elas produzem sentimentos. Estes são variados causados pela vivência: ansiedade, medo, alegria, angustia, raiva, apreensão, etc.
Um mesmo fato ou acontecimento poderá variar em diferentes pessoas e determinar sentimentos diferentes. Para compreender as reações vivenciais é preciso conhecer algo sobre as neuroses. As RV podem ser normais ou não.
A afetividade compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões e reflete sempre a capacidade de experimentar sentimentos e emoções.
É ela que determina a a atitude geral da pessoa diante de qualquer experiencia vivencial... que promove os impulsos motivadores e inibidores... que percebe os fatos de maneira agradável ou sofrível... que confere uma disposição indiferente ou entusiasmada... e determina sentimentos que oscilam entre dois pólos, a depressão e a euforia.
O estado psíquico global com que a pessoa se apresenta e vive reflete a sua afetividade.
O estado afetivo (momentâneo) ele varia de momento e de cada pessoa para pessoa.
Tipos de sentimentos expressos pela afetividade:
... Sensoriais - estão localizados em determinadas partes do corpo e se representam tais como dor e prazer;
... Vitais - são sentimentos de vida ascendente ou descendente; neles existem continuidade, duração e intencionalidade: bem estar, mal estar, saúde, tensão, enfermidade, calma, alegria, tristeza, e angustia.
...Anímicos - estão ligados aos sentido, significado e representação do que foi ou é percebido.
... Espirituais - relativos ao núcleo da personalidade e a atitude afetiva diante de determinada situação... desespero, remorso, paz, amor, arrependimento, perdão, serenidade.
Portanto, a afetividade é a capacidade de valorizar, de se valorizar; qualquer valor tem raízes afetivas.
Sugestões para atitudes mais afetivas
1 - Esteja aberto para os atos simples e amorosos dos outros. Fique atento aos pequenos sinais de afeição que podem esconder grandes sentimentos.
2- O amor começa em nós mesmos. Tenha primeiro carinho consigo mesmo. Só então estará aberto ao amor dos outros.
3- Receba com alegria as dádivas da vida refletidas em um dia de sol, no canto de um pássaro, no ar que você respira... no fundo estas também são expressões de afetividade.
5- Saiba agradecer. A gratidão faz retornar para nós ainda mais afeição dos outros.
6- Não apresse as pessoas. Cada uma tem o seu tempo. Saiba esperar.
7- Encare os relacionamentos como oportunidade de aprendizagem para que você se conheça melhor.
8- Fale pausadamente e claramente suas idéias e opiniões. Da mesma forma, seja paciente em ouvir o outro.
Uma atitude mais afetiva pode curar. E é o caminho mais seguro para o amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário