Vulgarmente, qualquer dor pélvica em baixo ventre, acompanhada de corrimento, costuma ser chamada de infecção nos ovários. Errado! A infecção dos ovários é um quadro bastante grave, doloroso, febril e que habitualmente existe concomitante à infecção das trompas. É a chamada DIP - Doença inflamatória Pélvica, causada habitualmente por germes como a da gonorreia (gonococo), a Chamydia tracomatis.
O corrimento significa uma infecção da secreção normalmente presente na vagina e que é produzida pelas glândulas vaginais. Esta infecção pode ser causada por uma bactéria (neisseria gonorree ou clamydia tracomatis), um protozoário (trichomonas vaginalis), um fungo (moniliase) ou um virus (HPV). Dependendo do germe em questão, a sintomatologia varia; a coloração pode ser clara ou escura, amarelada ou branca, sanguinolenta; pode ter presente um odor fétido ou até um prurido intenso. Dependendo do germe causador do corrimento e da intensidade da infecção, poderá haver comprometimento da pelve e órgãos sexuais femininos, com prejuízo da fertilidade. A paciente deverá procurar um ginecologista. A secreção vaginal normal é clara, sem odor ou prurido, tipo clara de ovo, podendo se intensificar em quantidade no período ovulatório ou por estímulo sexual.
Herpes genital
O que é? Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causada por um grupo de vírus. É transmitida, na maioria das vezes, por relação sexual, mas também pode ser transmitida por roupas íntimas, toalhas etc.
Como identificar?Lesões em forma de pequenas bolhas agrupadas que, em 4-5 dias, se transformam em feridas, e que cicatrizam-se espontaneamente. As lesões são muito dolorosas e precedidas por vermelhidão local.
Tratamentos: Ainda não existe tratamento eficaz para curar o herpes, apenas para diminuir os efeitos e a freqüência das crises.
Período de Incubação: Indeterminado
Complicações/Conseqüências:Aborto espontâneo, parto prematuro, infecções nos órgãos genitais e no aparelho urinário.
Prevenção:Uso da camisinha.
Aids
Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida, mais conhecida no Brasil por sua sigla em inglês, aids.
Vírus HIV, que ataca o sistema de defesa do corpo humano e deixa o espaço livre para estas doenças mais fracas, chamadas de "oportunistas".
HPV
O que é:Infecção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Viruses), trasmitida pelo contato entre os órgãos genitais (não é necessário que haja penetração para haver o contágio).
Pequenas lesões não-dolorosas (em geral em forma de couve-flor) por toda a região genital, no ânus e, no caso das mulheres, também no colo do útero.
Tratamentos:Local. Como no caso do herpes genital, é muito comum que a doença volte a se manifestar depois de tratada.
Período de Incubação: Semanas a anos.
Complicações/Conseqüências:Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus.
Prevenção:Camisinha usada adequadamente, do início ao fim da relação.
Candidíase
A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital. Trata-se de uma infecção por fungos (na maioria das vezes, o Candida albicans) que nem sempre é adquirida através de relação sexual. Existem fatores de predisposição à candidíase: diabetes, gravidez, uso de contraceptivos orais, uso de antibióticos etc.
Como identificar?
A principal característica da candidíase é a coceira na região genital, em geral acompanhada de vermelhidão, inchaço e, eventualmente, de pequenas bolhas.
Tratamentos: Medicamentos.
Período de Incubação: Variável.
Complicações/Conseqüências: Além da coceira, causa desconforto nas relações sexuais.
Prevenção: Higienização adequada da região genital, uso de roupas pouco justas e camisinha.
Clamídia
O que é? Doença infecto-contagiosa dos órgãos genitais masculinos ou femininos, transmitida através de relação sexual (mesmo que o doente não esteja apresentando sintomas). É uma doença perigosa, pois, normalmemte, só se manifesta quando já prejudicou seriamente os órgãos reprodutores, especialmente das mulheres.
Como identificar?A clamídia causa um corrimento escasso e ardor ao urinar. Se não tratada, pode permanecer durante anos contaminando o organismo. Nas mulheres, é comum que a infecção se manifeste de repente, de forma aguda, e exija hospitalização. Pode ser confundida com apendicite.
Tratamentos:Antibiótico oral e local (na mulher)
Período de Incubação: De uma semana a mais de um mês.
Complicações/Conseqüências:Infertilidade, doença inflamatória pélvica, infecção nos órgãos reprodutores.
Prevenção:Uso da camisinha.
Corrimento vaginal
O que é?Aumento do conteúdo vaginal. Toda mulher produz secreção vaginal e algumas até confundem-na com corrimento. Essa secreção, chamada de muco cervical, muda de consistência no decorrer do mês, de acordo com a fase do ciclo menstrual e é incolor, sem cheiro e não causa coceira.
Como identificar? Um dos primeiros indícios de que a mulher está com corrimento vaginal é quando o muco apresenta alguma coloração: amarela, acinzentada ou mesmo esverdeada.
Outro sinal de corrimento é quando a secreção apresenta odor desagradável e causa inflamação ou coceira na parte externa da vagina, a vulva. Quanto mais tempo se demorar para tratar o problema, mais os sintomas podem ser potencializados. Isso significa principalmente mais coceira e ardor.
ComplicaçõesComo a vulva tem ligação direta com a parte interna do aparelho reprodutor feminino, o corrimento, quando não tratado adequadamente, pode servir como foco de entrada de bactérias na vagina e mesmo no útero, causando inflamações.
Em casos mais extremos, as bactérias podem atingir as trompas, fechando-as e causando até esterilidade.
Tratamento
Detectada a origem correta do corrimento, se por bactérias, fungos ou protozoários, o ginecologista vai aplicar o tratamento adequado. Pode ser por medicações em dose única ou de cinco a sete dias, isso sob forma de comprimidos, asseios ou cremes vaginais.
Prevenção
A correta higienização da genitália é a medida preventiva básica. O uso da camisinha nas relações sexuais previne da transmissão por bactérias. Outra forma de prevenção é evitar o uso de calcinhas de lycra ou muito apertadas.
Para evitar a proliferação de fungos, deve-se evitar passar muito tempo usando roupas de banho molhadas.
Recomendações para sua Saúde – Mulher
Sexo sem proteção aumenta risco de câncer no colo;
A prevenção começa com a higiene;
Mais parceiros sexuais, maior risco de DSTs/AIDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário