sexta-feira, 4 de julho de 2008

PARINTINS_AMAZONAS/2008.





BOI GARANTIDO

O boi-bumbá Garantido foi fundado em 13 de junho de 1913 por Lindolfo Monteverde. De acordo com Dé Monteverde, neto de Lindolfo, ele já brincava de boi e seguia os batuques de boi pela Baixa de São José, bairro de pessoas humildes de Parintins. Por volta de 1908, ele costumava enfiar na cabeça um curuatá (casca do cacho da palmeira inajá) e fazia dele um boizinho, correndo pelas ruas da Baixa de São José junto com os outros curumins. Na adolescência ele foi acometido por uma doença grave e, para se curar, fez uma promessa para São João para que se alcançasse a cura, colocaria o boi todos os anos até o fim de sua vida em 1979. Foi baseado nesta tradição que o Garantido consolidou-se como o boi do povão. O respeito à tradição é tanto que sempre no dia 12 de junho o boi sai nas ruas de Parintins ao alvorecer para comemorar a data de sua fundação.

Uma outra data de grande importância é o dia 24 de junho, quando se comemora o dia de São João, em função da promessa feita pela cura de Lindolfo Monteverde. A brincadeira de boi foi crescendo e não parou mais. Com o surgimento de um outro boi na cidade (fiz a lenda que o Caprichoso surgiu de uma cizânia entre os brincantes de Lindolfo Monteverde), a brincadeira, então, virou disputa. Primeiro nas ruas de Parintins e, depois, dentro do Festival Folclórico

Hoje as apresentações dos dois bois atraem milhares de pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo. Infelizmente Lindolfo Monteverde não viveu o suficiente para ver a grandiosidade do que se idealizou apenas como uma brincadeira. Uma festa que movimenta a economia da cidade e mexe com a paixão de todos os moradores desta ilha localizada a 220 quilômetros a leste de Manaus. Também diz a lenda que no inicio da década de 60, os poetas e compositores da Baixa de São José cantavam “...se eles disseram que é, eu vou brincar de boi na lua, vou deixar meu São José”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário