Com medo de ser acusadas de agressivas ou delatoras, as mulheres quase sempre evitam dizer o que deveria ser dito. Quantas vezes você evitou fazer um comentário para em seguida ver um colega do sexo masculino ser elogiado por dizer exatamente o que você pensou?
Saiba que as acusações de ser agressiva têm a finalidade de mantê-la em silêncio. Muitas vezes o papel social tradicionalista causa uma submissão à figura masculina.
Muito embora o comportamento de calar-se reflete características de não assertividade. A atitude de calar-se é frustrante e serve apenas para dar a impressão de que você nunca está disposta a defender o seu ponto de vista.
Então a política é seguir este velho ditado: “Quando estiver em Roma, faça como os romanos”. Em outras palavras, talvez fosse apropriado agir segundo a tradição em seu ambiente familiar, mas no mundo profissional as regras são diferentes.
Recomenda-se:
Aprenda a discordar sem ser desagradável. Isso será fácil se você realmente ouvir o que a outra pessoa diz e só depois der sua opinião.
Arrisque-se mais a dar sua opinião nas reuniões de trabalho. Comece falando uma vez em cada reunião. Você verá que se torna cada vez mais fácil falar com desenvoltura.
Não desrespeite os costumes nem as tradições de seus antepassados, mas seja cautelosa com relação ao lugar, ao momento e à forma de aplicá-los.
Para amenizar a sensação de ser agressiva demais, você pode perguntar às outras pessoas o que acharam de sua opinião logo após expressá-la. Diga, por exemplo: “Esse é meu ponto de vista. Estou curiosa para saber o que vocês pensam”.
E esteja preparada para ouvir o feedback que muitas vezes não se parece com o que esperamos ouvir.
* Nova conduta
Nenhum comentário:
Postar um comentário