segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

25 dicas para viver com otimismo e bom humor

O estresse tem sido uma palavra frequente no vocabulário das pessoas, citada como a principal causa dos problemas físicos e emocionais dentro do ambiente familiar e corporativo. De fato, um grande desafio para o homem pós-moderno é lidar, de forma positiva, com as adversidades, pressões e cobranças do meio globalizado e bombardeado de informações em que vive.

Ocorre que estudos comprovam que o otimismo e o bom humor favorecem a liberação de um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar, a endorfina. Por outro lado, viver tensa e negativamente libera adrenalina, noradrenalina e corticosteróides, substâncias que, quando produzidas com intensidade e de forma contínua, provocam a queda da imunidade, com redução da produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa de nosso organismo.


Do ponto de vista fisiológico, a simples atitude de esboçar um sorriso ou dar uma gargalhada propicia um relaxamento imediato que se estende para o corpo todo, promovendo uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Esse efeito pode contribuir com o sistema imunológico, aumentar a energia vital, equilibrar a produção de hormônios e reduzir dores.

Do ponto de vista comportamental, a pessoa bem-humorada consegue lidar com os desencontros e problemas do cotidiano sem se estressar em demasia. Dessa forma, consegue ser mais descontraída, criativa e predisposta a olhar para as situações adversas com mais otimismo. Consequentemente, influencia positivamente os seus relacionamentos.
Desta maneira, não seria uma boa ideia estabelecer entre suas metas para 2010 viver com mais bom humor e menos pessimismo? Um bom exercício é aprender a se conhecer: observe os fatos ou situações que geram desconforto e tente avaliar o tempo que tem se envolvido com eles. Por outro lado, perceba também qual é a parcela do seu tempo na qual você se sente descontraído e mais relaxado. Se notar que a maior parte do seu tempo tende para as situações que geram estresse, pode ser o momento exato para mudar algumas coisas na sua vida. Confira abaixo algumas dicas valiosas e tente identificar as que podem te ajudar mais.

1) Reserve para si períodos isentos de problemas, compromissos, horários ou deveres. Tenha seu momento de liberdade, fazendo exclusivamente o que lhe dá prazer, pois isso é essencial para sua saúde física e mental.
2) Tenha senso crítico e aprenda a aceitar aquilo que você não pode mudar.
3) Controle-se. Evite contra-argumentos esquentados cada vez que alguém o contradiz. Mantenha a cabeça fria e guarde suas batalhas para assuntos realmente importantes. Não entre em discussões que não levam a lugar nenhum.

4) Procure experiências positivas. Vá ao teatro, leia um livro, ouça música, assista a um bom filme, passeie por lugares calmos e agradáveis, desfrute a natureza, reencontre-se para resgatar o equilíbrio e bem-estar.

5) Desenvolva a capacidade de se livrar da ansiedade, da tristeza ou da irritabilidade, uma vez que esse exercício permite uma rápida recuperação dos reveses e das perturbações da vida.
6) Planeje eliminar as fontes de estresse que estão sob seu controle e que tiram seu bom humor. Por exemplo, tente sair de casa mais cedo para fugir do trânsito.

7) Durma bem – a privação do sono está relacionada a um aumento da irritabilidade. Além disso, pode causar outros problemas, como hipertensão arterial.

8) Liste as coisas que você gosta de fazer e planeje-se para colocá-las em prática.

9) Crie um cenário de maior tranqüilidade e otimismo para escapar de uma situação conflitante.

10) Pratique alguma atividade física. Exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar.

11) Diante de uma situação estressante, pare um pouco de pensar no problema. Uma boa alternativa é dar uma volta, tomar uma água, ouvir uma música ou fazer qualquer coisa que o ajude a se desligar. Essa pausa permite que você volte mais preparado para lidar com o problema que o aflige.

12) Não seja tão exigente com você. Celebre suas pequenas conquistas, valorize-se!

13) Uma alimentação rica em fibras e nutrientes influencia no bom funcionamento do intestino, sem contar que os alimentos certos servem de matéria-prima para a produção de parte da serotonina, uma substância fundamental na química do humor.

14) Relaxe nos fins de semana e, sobretudo, antes de dormir. Certamente você se sentirá muito mais leve e feliz.

15) Livre-se das culpas. Viva em paz com sua consciência.

16) Tenha alguém de sua confiança para conversar. Compartilhar sentimentos pode ser um passo importante para a resolução de problemas. Evite a proximidade com indivíduos negativos e hipercríticos.

17) Em vez de se perguntar por que um fato desagradável aconteceu com você, procure abstrair o aprendizado daquela situação.

18) Tente conhecer a verdadeira dimensão dos problemas. Na maioria das vezes, tendemos a potencializar as situações, estressando-nos desnecessariamente.

19) Sorria e relaxe sempre que possível. Reconheça todas as suas qualidades e cultive sua autoestima.

20) Respeite-se e seja mais feliz. Fique atento às necessidades de seu corpo, como sono, cansaço, fome, etc.

21) Cultive e valorize seu poder de escolha e opte pelo bom astral, pelas coisas leves, pelo otimismo e por tudo que o faz ser mais feliz.

22) Faça pelo menos uma atividade, ou tenha um hobby, que enriqueça sua semana. Dessa maneira, você se sentirá mais satisfeito e feliz.

23) Encare e gerencie as adversidades como situações passageiras.

24) Reconheça suas qualidades, seus defeitos e também suas limitações.

25) Desenvolva a capacidade de rir de si mesmo. Levar-se menos a sério é fundamental para encarar a vida de uma maneira mais leve.
* Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Fonte: Thiago Pavin, psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário