Festival de Parintins 2010: 25, 26 e 27 Junho
BOI GARANTIDO - A história do Garantido, o vermelho, está ligada a Lindolfo Monteverde que o criou em 12 de junho de 1913 para homenagear seu avô que lhe contava histórias de bumbás. O vermelho e branco é apelidado de “boi da Promessa”, decorrente de uma promessa feita por Lindolfo a São João Batista. O Garantido tem como símbolo o coração na testa. O local onde aconteceu a fundação do bumbá se chamava estrada Terra Santa e hoje é a avenida Lindolfo Monteverde. O Garantido também é conhecido de "Boi do Povão".
BOI CAPRICHOSO - Suas cores são azul e branco e o símbolo é a estrela. A história diz que surgiu no dia 20 de outubro de 1913 de uma promessa dos irmãos Cid que vieram de Crato, Ceará, para tentar a sorte em Parintins. Se conseguissem sucesso na nova terra colocariam um boi para brincar nas festas de São João. Os irmãos Cid conheceram o coronel José Furtado Belém, que sugeriu o nome Caprichoso. O boi era feito de pau por Raimundo Alves, o Mundinho. O Caprichoso tem sua história marcada pela irreverência, inovação, alegorias gigantescas e um certo magnetismo que exerce nos torcedores. É conhecido também como o Boi de Parintins e Diamante Negro.
VOCABULÁRIO DO BOI
2. Movimento cultural amazonense, surgido entre o final do século XIX e princípio do século XX, trazido por imigrantes do Nordeste brasileiro, tendo se desenvolvido paralelamente ao bumba-meu-boi do Estado do Maranhão. Acontecimento desde o início do século XX nos Festivais Folclóricos do Estado do Amazonas e durante as Festas Juninas, o movimento quase desapareceu e teve pouca importância até ressurgir como grande espetáculo, na cidade de Parintins. O ressurgimento como movimento cultural de massas teve, como fatores facilitadores, a) a grande criatividade dos artistas caboclos de Parintins, b) a atenção do mundo para a Amazônia e a floresta tropical e c) a atuação do governador Amazonino Mendes, ao construir o bumbódromo e atrair patrocinadores como a Coca-Cola e cervejarias Brahma e Antártica para o evento, durante a década de 90. (Em 1996, a Coca-Cola também ficou azul em seus cartazes publicitários, durante o Festival de Parintins).
3. Todo conjunto de músicos, tribos, brincantes e o próprio boi que evoluem nos dias 28, 29 e 30 de junho no bumbódromo de Parintins.
4. Boi Caprichoso, Boi Garantido: bois de Parintins, AM.
5. Boi Brilhante, Boi Corre Campo, Boi Garanhão, bois de Manaus, AM.
fonte: parintins.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário