terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dor no peito: o que pode significar?

É difícil saber o que pensar ou fazer, quando se sente uma dor no tórax. Será um infarto, ou outro problema? Essa preocupação, é de fato importante, pois nos leva a procurar ajuda ou tratamento rapidamente.

Conheça mais sobre dores no peito:

A dor torácica geralmente se origina em um dos órgãos localizados no tórax, como o coração, pulmões ou esôfago. Ou ainda de algum componente da parede do tórax – pele, músculo ou ossos. Eventualmente, dor na vesícula ou estômago, também podem provocar dor no peito.

Angina
Quando a dor é originada pela falta de oxigenação no músculo cardíaco, chama-se Angina. Todos os órgãos do corpo recebem oxigenação e nutrientes carreados pelo sangue, através das artérias. Estas também levam sangue para o músculo do coração. São, neste caso, as artérias coronárias, que espalham-se pela superfície do músculo cardíaco, e subdividindo-se em ramos mais finos, penetram no músculo cardíaco (miocárdio). Naquelas pessoas com entupimento nas coronárias, esta irrigação fica bastante comprometida, pois as placas de gordura levam à redução na luz destas artérias (obstrução), dificultando a chegada do oxigênio no miocárdio. Esse fenômeno é chamado Isquemia Miocárdica, e Angina o termo que caracteriza a dor torácica causada pela isquemia no músculo.

Infarto agudo do miocárdio
O Ataque Cardiáco ou Infarto do Miocárdio ocorre quando estas placas de gordura ficam inflamadas, o que leva à sua ruptura, desencadeando assim a formação de coágulos na artéria e, conseqüentemente sua oclusão total. Se esta oclusão persiste por mais de 15 minutos , o músculo cardíaco fica comprometido ou infartado.

Descrevendo a dor no peito
Dor torácica causada por isquemia miocárdica pode ser similar àquela causada por outras condições decorrentes de doenças no tórax. No que diz respeito ao coração a dor pode ter uma das características a seguir:

Em aperto, opressiva
Em queimação, ardor
Em barra, indo de um a outro lado do tórax
Em pontada, de longa duração
Em aperto, localizada à esquerda ou direita, no meio do tórax, ou ainda de início nas costas e passando para a frente, ou para os braços e pulsos
Em aperto, começando no tórax e passando para o pescoço, e/ou queixo e mandíbulas
Às vezes, pode assemerlhar-se a azia, confundindo-se com problemas gástricos
Sensação de murro, ou coração "inchando"
Semelhando a uma "gravata apertada"

Condições que podem piorar a dor de angina
A dor de origem cardíaca (isquêmica) pode ter início ou piorar com os esforços, tais como caminhar, correr, subir escadas, relação sexual, tomar banho, exposição ao frio, etc. Isso deve-se ao fato de que, com o esforço, a necessidade de oxigênio do músculo cardíaco é maior, e, como existe uma obstrução ao fluxo do sangue, esse aporte de oxigênio fica comprometido gerando assim a dor.

A angina não sofre influência da posição do corpo, não piora com compressão no local, nem tampouco com a respiração profunda.
Mas é sempre bom lembrar que: Na medicina e no amor , nem nunca nem sempre!

Sintomas associados ao infarto do miocárdio e angina
Frequentemente, durante uma crise anginosa ou infarto do miocárdio há referência a: Vômitos, suor frio, palidez na pele, náuseas, sensação de desmaio, palpitações, falta de ar, vago desconforto abdominal.

Fatores de risco para infarto do miocárdio
Inúmeros são os estudos que foram capazes de identificar os fatores de risco para doença coronária. Citamos aqui os principais: Obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado (principalmente a fração LDL), elevação dos triglicérides, diabetes mellitus, tabagismo, falta de exercício físico e herança familiar ( principalmente se pai, mãe ou irmãos já foram acometidos) e uso de cocaína.

Conclusão
Finalmente, em caso de dor no peito, não hesite: peça ajuda! Ligue para o 192, ou vá para um hospital onde existe cardiologistas de plantão. Não perca tempo, pois o tempo é de fundamental importância para o sucesso do tratamento nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio!

Fonte: ame seu coração - Cardis

Nenhum comentário:

Postar um comentário