Foto: Natan Bon Fim de Melo
Atualmente com tanta tecnologia e jogos eletrônicos, o brincar se tornou muito virtual que as vezes prejudica em muitos aspectos a saúde psicossocial de crianças e adolescentes. A importancia nessas brincadeiras no campo da psicomotricidade nos dá noticias que toda criança deve praticar movimentos como correr, pular, etc; porque ajuda no seu desenvolvimento infantil como crescer, fortalecer a musculatura e socializar-se.
Vamos conferir as dicas de brincadeiras infantins de NATAN BON FIM DE MELO, 7 anos estudante do 2º ano do ensino fundamental. Ele teve o capricho de escrever cada uma na folha de papel como sugestão para você internauta.
Brindadeiras
1. O pega-pega é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador dependo do modo da brincadeira.
2. Corre cotia é uma brincadeira de pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 5 ou 6 anos, conseguem brincar.
Para começar, vamos precisar de um lenço ou um pedaço de pano. Brinca-se assim:
1. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
2. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
a casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
3. Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
4. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Corre cotia é uma brincadeira que praticamente todo mundo conhece ou já brincou um dia. Naturalmente, em cada lugar, as crianças cantam a ciranda de um modo diferente. Um jeito mais bonito que o outro:
Corre cotia, de noite e de dia
Debaixo da cama, da sua tia…
Às vezes, cantam:
Lencinho branco caiu no chão…
É isso. Boa diversão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário