domingo, 14 de agosto de 2011

Cientistas criam detector de drogas para bebidas


  • O professor Fernando Patolsky e o Dr. Michael Ioffe, do campus de química da Universidade de Tel Aviv, dizem ter desenvolvido um sensor que detecta com 100% de precisão se há ou não drogas dissolvidas em uma bebida.

    Os israelitas dizem que o detector consegue indicar na hora se a bebida contém pelo menos duas das mais famosas drogas usadas para dopar mulheres em boates: o ácido gama-hidroxibutírico, ou Ecstasy líquido, e a ketamina, conhecida como “remédio para cavalo”.

    O detector em si parece um misturador bem pequeno, usado para fazer drinks. Basta mergulhar o dispositivo na bebida e uma reação química causada pela droga faz o objeto acender.

    Atualmente, Patolsky e Ioffe querem que o detector consiga reconhecer também o rohypnol, mais conhecido como “Boa Noite Cinderela”, droga amplamente usada para induzir rapidamente ao sono.

    O que os israelitas ainda não decidiram é se a maneira de avisar o usuário sobre a droga na bebida será através da luz. Eles imaginam que, por preferir discrição nessa hora, seja melhor algum tipo de mecanismo que envie mensagens ao celular, por exemplo.

    Os cientistas esperam que o mecanismo esteja à venda dentro de, no máximo, um ano e meio. A química para a produção é barata e não-tóxica, o que significa que não haverá necessidade de aprovação do governo.
  • Autor: Rebecca Porphírio
  • Fonte: G1 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário