Emir Feguri (Biólogo) e Alicce Oliveira observando a árvore (mangueira) e registrando (fotos)
sábado, 30 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Você tem um diploma? Grande coisa…
O que vai acontecer com a educação formal quando os cidadãos
começarem a ter mais acesso à internet de banda larga? O que vai
acontecer quando as pessoas começarem a estudar cada vez mais cursos
online, de qualidade, interativos e gratuitos? Quem vai sair ganhando?
Quem vai sair perdendo?
O investidor Peter Thiel
(fundador do PayPal e guru de tecnologia nos EUA) alega repetidamente
que um diploma já não serve para nada. Acho até que parte de sua fama se
deve por essa ousada posição. Segundo ele as pessoas começarão a
estudar de formas diferentes e os diplomas pouco a pouco perderão seu
valor.
Sendo um setor que vai sofrer fortes impactos da terceira revolução
industrial – essa da informação, a Educação tem agora seus costumes mais
básicos questionados: Vale um diploma realmente alguma coisa?
Deveriam ter agora os diplomas data de validade? Como continuar
aprendendo durante toda uma vida se os custos da educação formal de
qualidade continuam subindo? Mas então como medir a educação informal
e/ou individual?
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Canal Livre discute aquecimento global -- parte 1
O entrevistado do Canal Livre desta semana é o meteorologista Luiz Carlos Molion, representante dos países da América do Sul na Organização de Meteorologia Mundial. Em meio a um debate polêmico, Molion afirma que o aquecimento global não existe e que o homem e suas emissões na atmosfera não são capazes de causar um aquecimento global.
domingo, 24 de junho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
AUDIÊNCIA PÚBLICA - PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
ENTREVISTADOS:
LUCAS GOMES DA COSTA - CONSULTOR / AGENDA 3
RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA CHILETTO - SECRETÁRIA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO URBANO E GESTÃO METROPOLITANA DA CAPITAL - CUIABÁ/MT
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Audiência Pública reúne representantes dos municípios e Secretarias para conhecer e levantar proposta para o PEHIS
Cuiabá/MT (quarta-feira - 20/06/12) - auditório da SINFRA.
Na abertura estiveram presentes: Raulmar Rodrigues de Freitas - o Secretário Adjunto da secretaria de Estado das Cidades, Wilson Teixeira - Secretário da Secretária Municipal de Cidades e Rita de Cássia Oliveira Chiveletto - Secretária Adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana.
O que é o PEHIS?
O PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL- PEHIS, é uma política de planejamento que busca refletir as necessidades habitacionais e entender a meta. Dividida em três etapas: a 1ª seria a proposta metodológica, o plano de ação; a 2ª o diagnóstico habitacional visualizando dados (2010) a partir de uma análise do CADUNICO) e a 3ª estratégia de ação visando as diretrizes, objetivos, programas e ações prioritárias.
As explanações foram efetuadas pelo consultor da Agenda Três - Lucas Gomes da Costa. As perguntas levantadas na oficina comunitária foram: O que deve ser feito?; Quais são os projetos a serem elaborados/; Quais são as atividades a serem desenvolvidas?; Quais são as ações a serem implantadas?
Quem participou?
Representantes dos municípios de: Cuiabá, Santo Antonio Leverger, Chapada Guimarães, Barra Bugres, Gaúcha do Norte, Nova Brasilândia.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
DENÚNCIA - LIXO E ENTULHO ESPALHADO PELA RUA
QUEREMOS DEIXAR NOSSO REGISTRO QUE A RUA INHAMBÚ, CPA IV - V ETAPA ( ESTÁ SITUADA AO LADO DO CAMPO DE FUTEBOL DO CPA IV) VEM SERVINDO DE DEPÓSITO E POLUINDO O MEIO AMBIENTE. ESTÁ IMPOSSÍVEL SUPORTAR TANTA FALTA DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS QUE PRATICAM ESTE TIPO DE COISA.
PEDIMOS PROVIDÊNCIAS AS AUTORIDADES MUNICIPAIS URGENTE
domingo, 17 de junho de 2012
Cadeira e mesa feitas com pallets podem ser reproduzidas em casaDesigner francês Pierre Vedel mostra como utilizar pallets para fazer móveis baratos e sustentáveis
Pierre Vedel é um designer francês. Tentando reutilizar materiais já disponíveis, montou esse modelo de mesa/escrivaninha, que pode ser reproduzido com pallets, tubos de metal ou pedaços de madeira (para as pernas) e alguns parafusos. Veja a peça pronta e o esquema de montagem:
Brinquedo PIÃO - com tampinhas de garrafas pet
Pra quem não sabia que dá pra aproveitar muito bem as tampinhas das garrafas, vejam essa dica que eu fiz de brinquedos reciclados que usa as tampinhas de pet para fazer piões coloridos. O passo a passo desse artesanato é facil e rápido demais de fazer, e vai entreter suas crianças dentro de casa especialmente em dias de chuva.
Importante ter: tampinhas coloridas de garrafas pet, palitos de dentes, um ferro de soldar e uma esponja de aço. Tenha também cola rápida e opcionalmente pincel e tinta. |
sexta-feira, 15 de junho de 2012
15 junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser observado em 15 de junho de cada ano, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas(ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é "criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal."
fonte: Fórum de Segurança Pública
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Dignificação do trabalho manual
Disseminou-se que as escolas socialistas do século XIX recuperaram a dignidade do trabalho manual.
Nada mais falso.
No paganismo, os bárbaros viviam da caça e do saque; o trabalho braçal era próprio dos escravos.
Quando o Império Romano ruiu, tornaram-se indispensáveis atividades de sobrevivência, sempre menosprezadas.
E eis que os monges aparecem, ante as multidões miseráveis, como semi-deuses que habitam em admiráveis abadias devotadas ao esplendor do culto.
Após um simples bater do sino descem aos pântanos, desertos ou florestas para abrir roças com seus braços!
domingo, 10 de junho de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Alerta da OMS: casos intratáveis de gonorreia estão se espalhando pelo mundo, ações urgentes são necessárias para evitar tal disseminação
Milhões de pessoas com gonorreia podem estar em risco de não responderem às opções de tratamento para a doença, a menos que ações urgentes sejam realizadas, segundo informa a World Health Organization (WHO). Vários países incluindo Austrália, França, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido já estão relatando casos de resistência às cefalosporinas – antibiótico usado como última opção de tratamento contra esta doença sexualmente transmissível (DST). A cada ano estima-se que 106 milhões de pessoas sejam infectadas pela gonorreia, a qual é transmitida por via sexual.
A nova orientação emitida hoje pela OMS é apelar para uma maior vigilância sobre o uso correto de antibióticos e mais pesquisas sobre tratamentos alternativos para infecções gonocócicas. O Plano de Ação Global da OMS para controlar a propagação e o impacto da resistência antimicrobiana da Neisseria gonorrhoeae pede maior monitoramento e elaboração de relatórios sobre as cepas resistentes, bem como uma melhor prevenção, diagnóstico e controle das infecções gonocócicas.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Decifrando o papel do vereador na sociedade
O vereador é o representante político à altura da comunidade
divulgação |
Se existe um representante político à altura da comunidade onde vivemos este é o vereador. É aquele que elegemos pelo voto direto e que trabalhará na cidade, terá contato com seu povo, defenderá suas necessidades e atuará no seu progresso. E todos sabem que a vida ocorre mesmo nas cidades, e não nos estados ou no país.
A realidade é o dia a dia, construído numa política cotidiana de troca e relações.A voz do povo existe desde os tempos da coroa portuguesa, que decidiu instalar um representante político para cada unidade municipal com administração própria, nascendo assim o papel do vereador. Numa eleição em que o foco principal é o Executivo, tende-se a dar pouca importância ao papel do Legislativo. Mas na verdade, um não funciona sem o outro.
Cabe ao vereador
1. Legislar - elaborar leis de competência municipal;
2. Fiscalizar – tomar conta do orçamento público e das contas do executivo, ajudando na aplicação de projetos, controle dos gastos e aprovação das contas municipais;
3. Julgar - é na Câmara de Vereadores que são julgados os atos políticos administrativos previstos em lei;
4. Administrar – é responsável pela organização interna, quadro de pessoal, regimento interno da Câmara.
O verdadeiro papel dos vereadores na fiscalização
O verdadeiro papel dos vereadores na fiscalização
A função do Vereador no Brasil nem sempre é bem conhecida pelo eleitor.
Nas eleições municipais, que se repetem a cada quatro anos, o cidadão é chamado a escolher seus representantes para a Prefeitura e para a Câmara Municipal sem ter muito clara a noção sobre as responsabilidades e competências do órgão que representa o Poder Legislativo no município..
O Vereador não tem um orçamento para gastar, não tem equipes de secretários e assessores para conduzir projetos públicos e não tem todo um aparato para dar destaque a suas ações.
Vejamos, então, qual o verdadeiro papel do Vereador diante das atribuições da Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores.
- A primeira atribuição do Vereador que merece destaque é a função de REPRESENTAR.
- O Vereador é responsável por buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas.
- Ele deve trazer para o debate na Câmara questões relacionadas a segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, turismo, meio ambiente, entre outros temas de interesse comum.
- Como representante do povo, o Vereador tem a obrigação de ser o porta-voz das minorias, dos grupos organizados, das associações, dos sindicatos e do cidadão consciente dos deveres do Poder Público e das necessidades da população.
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
ÁGUA.... economize
O que fazer?
Entre outras medidas, consumo consciente. Afinal o consumo de cada um, mesmo individualmente, provoca impactos importantes na vida do próprio consumidor, na sociedade, na economia e no meio ambiente. Nosso desafio é adotar um novo padrão de consumo e de produção que aponte para um futuro mais sustentável. Consulte o portal do Instituto Akatu (www.akatu.org.br) ou seus técnicos sobre o que fazer no dia-a-dia para o consumo consciente de água.
Cafés da manhã pelo mundo
by Marcos Garcia
Site lista em fotos a primeira refeição do dia de 50 países
O site Odd Stuff Magazine listou como é o café da manhã de 50 países em fotos. Os tipos de alimentos variam desde uma leve refeição até pratos bastante pesados, além de diversas comidas inusitadas de acordo com a cultura do país.
Confira as imagens dos cafés da manhã pelo mundo:
sábado, 2 de junho de 2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
A história de um porquinho chamado PROSPÊ.
Todos nós temos uma paixão na vida, seja por alguém ou por algo. Seja pela natureza, animais ou pessoas. Mas de alguma forma temos sentimentos positivos e lembranças dos nossos apegos, mesmo com a chegada da maturidade.
Conheci a história de 'Prospê', quando voltava do Distrito do Sucuri com o sr. Edércio. Falava-lhe sobre a minha relação de amor com o cerrado nativo e o gosto pela preservação da flora e da fauna deste nosso cerrado matogrossense, quando 'seu' Edércio me falou de seu porquinho de estimação. Deu a ele o nome de 'Prospê' - de prosperidade. Prospê teve uma imensa prole com 'Vitória' sua 'espôsa', segundo relatou o seu Edércio.
Descreveu que Prospê era de tom amarelado com manchas pretas. Comia em sua mão, era só sair no terreiro da chácara e gritar: 'Prospê, Prospê...' e ele vinha correndo. Seu Edércio se emocionou, seus olhos encheram de lágrimas quando me contou que seu pai já cansado de cuidar dos porcos resolveu fazer um abate e mandou ele chamar Prospê para ser o próximo. Seu Edércio usou esse mesmo chamado e Prospê veio alegre, correndo ao seu encontro. Palavra que até eu me emocionei.
Há pessoas que tem tanta empatia e amizade com os animais que jamais são capazes de se alimentar de sua carne. É impossível, eu que o diga. As galinhas que criei não comia.
(Foto: Sr. Edércio)
Assim foi 'Prospê', ficou na recordação do seu dono e no coração a lembrança que aqui compartilhamos com todos. Seu Edércio demonstra a sua sensibilidade e o seu amor que tem e vale a pena contar esta história aos nossos internautas.
Hoje infelizmente as pessoas tem relações interpessoais superficiais e não deixam rastro, nem fazem história e não terão com quem compartilhar, pois esqueceram que dos quatro cantos do mundo no tal do chamado pontos cardeais existe um muito especial - o cantinho da amizade, onde as palavras e as emoções tem lugar entre os AMIGOS!
***
Sr. Edércio é funcionário público municipal de Cuiabá. Atualmente lotado na SMS - Atenção Básica.
Assinar:
Postagens (Atom)