O vereador é o representante político à altura da comunidade
divulgação |
Se existe um representante político à altura da comunidade onde vivemos este é o vereador. É aquele que elegemos pelo voto direto e que trabalhará na cidade, terá contato com seu povo, defenderá suas necessidades e atuará no seu progresso. E todos sabem que a vida ocorre mesmo nas cidades, e não nos estados ou no país.
A realidade é o dia a dia, construído numa política cotidiana de troca e relações.A voz do povo existe desde os tempos da coroa portuguesa, que decidiu instalar um representante político para cada unidade municipal com administração própria, nascendo assim o papel do vereador. Numa eleição em que o foco principal é o Executivo, tende-se a dar pouca importância ao papel do Legislativo. Mas na verdade, um não funciona sem o outro.
Cabe ao vereador
1. Legislar - elaborar leis de competência municipal;
2. Fiscalizar – tomar conta do orçamento público e das contas do executivo, ajudando na aplicação de projetos, controle dos gastos e aprovação das contas municipais;
3. Julgar - é na Câmara de Vereadores que são julgados os atos políticos administrativos previstos em lei;
4. Administrar – é responsável pela organização interna, quadro de pessoal, regimento interno da Câmara.
O vereador tem o papel de interface entre as necessidades e dificuldades da população e a atuação do Executivo (Prefeito e Equipe de Governo). A população têm que acreditar nessa representação como uma forma legitima de se sentir ouvida.
Os vereadores que vivem apenas de troca de favores ou exploração da miséria pública não possuem vida longa. Existe hoje uma consciência que se forma junto à população sobre o papel de seus governantes, que não retrocede. Cada vez mais conceitos como moralidade, transparência, ética e representatividade na linha de frente, adjetivam os vereadores.
Fonte: Itu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário