terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Causa: Dispareunia - Disfunção Sexual Feminina


Sibel e Melek se conheceram durante uma festa, ela com 25 anos de idade, ele com 16. A principio ela não se sentia muito confortável com a diferença de idade entre ambos (9 anos). 

Há um discurso questionado por Sibel sobre a falta de maturidade de Melek. Relatou que na família dele havia conflitos intra familiares por questões de regras e limites, além de competitividade entre irmãos. 

Durante o namoro houve uma demanda sexual por parte de Melek a qual foi considerada inoportuna para a Sibel que queria se casar virgem. 

Após o casamento resurge o questionamento ao desejo sexual de Melek  e a angustia de Sibel em atendê-lo. Havia também um exercício competitivo sobre o desempenho dos papéis sociais, manifestos no controle, explícitos nos comportamentos como: ciúmes e conflitos relativos a dependência afetiva aos familiares por parte de Sibel. 

A mudança de endereço de um dos cônjuges, por justificativa trabalhista, vem cristaliza mais este distanciamento e posteriormente a separação. 

**
Pontos relevantes para se pensar nesta análise seriam a diferença de idade e a dinâmica sexual do casal. 


Quanto a diferença de idade - em alguns pontos a questão se complica quando a pessoa mais velha começa a exigir do mais novo atitudes condizentes com sua idade e maturidade, o que o outro ainda não desenvolveu simplesmente por não ter tido as mesmas experiências e vivências. 

Algumas questões como realização profissional, etapa esta já conclusa por Sibel e ainda faltando a Melek. Daí a necessidade dele ainda se lançar no empreendedorismo no trabalho. Sibel com sua experiência de vida e maturidade, quer que o parceiro corresponda agindo e pensando como ela, mostrando impaciência e intolerância com certos desejos ou inseguranças do cônjuge comuns à fase de vida em que ele se encontra. Esquece de colocar-se no lugar do outro - atitude que todos nós deveríamos sempre ter - para perceber seu lado, o que realmente necessita.

O inverso também é verdadeiro: quando o mais novo começa a exigir coisas do mais velho que já não lhe cabem, pois está em outra fase de vida, e irrita-se quando percebe que seu parceiro não tem a mesma disposição para certas situações que, anos atrás, já fizeram parte de sua vida. Os anos passam, as prioridades e vontades mudam, a capacidade física e disposição se alteram. É preciso muito respeito e, uma condição fundamental, a inversão de papéis a todo momento. 

Quanto a dinâmica sexual do casal  - é prejudicada pelo aparecimento de sinais e sintomas de disfunção sexual feminina, a falta de libido de Sibel e o sintoma da dispareunia (dores após o ato sexual). A questão de problemas relativos a sexualidade deve ser tratado com dois profissionais de saúde tanto física quanto psicológica. Justamente pelos transtornos que ocorrem na dinâmica do casal, além de auxiliar na compreensão da problemática surgida dentro de uma ótica clínica e não leiga. 

***

As causas do fracasso deste casamento foram a disfunção sexual feminina (falta de libido e dispareunia) de Sibel. Melek estava em vias de completar o seu ciclo de desenvolvimento da terceira fase da sua adolescência. E o casamento era a única condição que lhe possibilitava dentro da legalidade para ter intimidade com sua noiva. 

Ambos não souberam entender nem lidar com os papéis inerentes a diferença de idade entre ambos. Para Melek o ato sexual é comum ao ciclo de seu desenvolvimento humano. Já Sibel apresentava falta de libido antecedente ao casamento, não sendo visível pela justificativa de querer manter-se virgem até o casamento. Porém, após as núpcias o conflito se agrava pelo surgimento da dispareunia como sintoma. 

Surgimento de Dispareunia (disfunção sexual, sintoma: dores durante a relação sexual) reclamadas por Sibel. Durante as relações sexuais, sob alegação de que Melek queria ter mais de uma vez relação sexual ao dia e que demorava muito, também chamado por retardo ejaculatório. O retardo é comum ao processo de desempenho masculino em querer agradar sua parceira.

As críticas, discussões e desentendimentos durante o momento de intimidade do casal. Vieram impedir o desejo de ter uma prole com o agravo da separação.

Ambos altamente incompatíveis. Principalmente pelas expectativas incongruentes.  


Autora: Dainir Feguri

Nenhum comentário:

Postar um comentário