quinta-feira, 6 de agosto de 2009
TRICOTILOMANIA
Tricotilomania é uma doença que é mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxá-los. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo.
Como é o paciente com tricotilomania?Acompanhado o ritual de arrancamento dos pêlos geralmente as pessoas com esse transtorno fica alisando, enrolando e puxando os pêlos alvos. Esse ritual pode ser realizado enquanto se assiste à TV, dirige um carro, fala ao telefone, enquanto lê ou mesmo durante conversas com pessoas mais íntimas. Enquanto se realiza esse ritual a tensão se eleva e um desejo incontrolável de arrancar o pêlo se impôe, após o arrancamento há imediatamente uma sensação de alívio da tensão seguida de culpa por tê-lo feito.
É um distúrbio caracterizado por arrancar cabelos sem fins estéticos. Algumas pessoas, especialmente crianças, também podem arrancar pêlos de outras pessoas ou de animais de estimação.
Muitas pessoas depois de arrancar o cabelo ou os pelôs põem-no na boca e engolem. Tricotilofagia é o nome dado ao ato de arrancar e comer o cabelo.
Tricotilofagia resulta em cirurgia:
Uma mulher de 18 anos de idade (não foi informada a nacionalidade) reclamou durante 5 meses de dores no abdômen e perdeu 18 kg. Quando os médicos fizeram alguns testes descobriram que ela tinha um objeto não identificado no estômago. Uma tomografia computadorizada revelou uma massa uniforme de aproximadamente 37.5cm x 17.5cm x 17.5cm. Conversando com ela os médicos descobriram que fazia alguns anos que ela tinha o hábito de comer o próprio cabelo – uma doença chamada tricotilomania. A única maneira de remover a incrível bola (não exatamente em formato de bola) de cabelos era fazendo uma cirurgia. A equipe médica se assustou ao remover uma massa de cabelos de 4.5kg do estômago da mulher.
Esses dados foram revelados pelo The New England Journal of Medicine.
Veja as imagens:
Como o arrancamente é realizado sobre locais específicos logo surge uma região de visível falta de pêlos levando a pessoa a adotar um comportamento para escondê-lo, principalmente quando é na cabeça. Situações que podem expor a calvície como programas em piscinas e praias por exemplo. Apesar dos prejuízos pessoais o comportamento continua. Algumas vezes o remorço por ter arrancado o cabelo leva a um comportamento de auto-punição, e como punição arranca-se mais cabelos.
A Tricotilomania pode ser transitória, episódica ou contínua e sua intensidade pode variar. A pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar.
Existem diversos graus, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas de Alopécia até calvície total.
Na maioria das vezes começa na infância ou adolescência.
Algumas crianças começam a arrancar em idade pré-escolar, o que costuma ser benigno e por tempo limitado.
Os cabelos são arrancados devido à:
• Impossibilidade de resistir ao impulso.
• Sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los.
• Sensação de alívio da ansiedade, após arrancar os fios de cabelo.
Conseqüências:
• Vergonha pelo comportamento e aparência.
• Podem esconder o problema de sua família e amigos.
• Podem evitar atividades sociais, praia, piscina, etc., para que seu problema não seja percebido.
• Apliques, perucas.
• Repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social.
• A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, o que é raro, mas perigoso.
• Dores nas costas, pescoço pela posição forçada e repetitiva.
• Feridas e cicatrizes no couro cabeludo .
Causas:
• Desconhecida. Seus familiares podem ter maior incidência de Tricotilomania, Distúrbio Obsessivo Compulsivo, Síndrome de Tourette, Síndrome do Pânico e Depressão.
• Provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de Neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas.
• Para os pais: não se culpem, pois esse problema não foi causado por falhas de educação, OK ?
• Meninas, não se achem neuróticas nem loucas. Vocês sofrem de Tricotilomania que é uma doença como outra qualquer, só que mais esquisita e difícil de tratar.
Situações onde a Tricotilomania é mais freqüente:
• Emoções desagradáveis (ansiedade, tensão, raiva e tristeza).
• Atividades sedentárias e contemplativas, durante as quais as mãos estão livres e a mente está ocupada.
• Leitura, telefonemas, trânsito, TV.
• Mais freqüente à tardinha ou tarde da noite quando estão sozinhas, cansadas ou tentando adormecer.
• Algumas arrancam conscientemente, outras distraidamente.
• Podem tentar obter simetria no crescimento de cabelos, para mudar ou igualar a linha do cabelo ou para arredondar uma área careca, por exemplo.
• Muitas arrancam só os curtinhos que estão nascendo, ou só os mais longos, só os fios de determinada textura ou cor, como os mais grossos ou os brancos.
O papel do Stress:
* Embora algumas pessoas relatem acontecimentos estressantes precedendo o primeiro episódio, é muita simplificação achar que Tricotilomania é apenas uma reação ao stress.
* É comum que piore em situações de stress (provas, prazos), portanto é recomendável aprender a lidar com situações de stress da melhor forma possível, mas isso não garante que a Tricotilomania não se manifeste.
Como lidar:
• A maioria tentou parar de arrancar, com graus variados de sucesso, mas a maioria volta a arrancar.
• Culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que culpar um asmático por não conseguir respirar.
• Crítica, raiva e acusações não vão diminuir o problema e vão aumentar a vergonha, a Depressão, a ansiedade e a baixa auto-estima.
Tratamento: o ideal é a seguinte combinação:
• Resistir ao impulso. Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.
• Medicação.
• Uma Psicoterapia chamada Cognitivo-comportamental (TCC).
Fonte: The New England Journal of Medicine /Mental Help
Assinar:
Postar comentários (Atom)
preciso de ajuda indique um profissional em recife que possa mim ajuadr
ResponderExcluirMarcela, encaminhe seu e-mail para que eu possa efetuar a devida recomendação. Estarei aguardando.
ResponderExcluirDainir Feguri - feguri.dainir@gmail.com
Marcela segue um endereço de uma clínica em sua cidade para você averiguar: Recife - Antonio Peregrino
ResponderExcluirR. Conego Barata 103/ 52051-020 Recife PE
Tel: 081-3269-7943, 081-3268-6985 ou 081-3268-1877 - email: aperegrino@uol.com.br
por favor me indique um endereço e telefone de um profissional em goiania-GO que possa me ajudar.
ResponderExcluirMeu e-mail é: lumotogarcas@hotmail.com
tenho uma filha de 17 anos e a pouco ela me contou que sua falha na cabeça nao seria queda devido a uma quimica entao ela assumiu que arrancava os cabelos desde entao venho buscando ajuda mas nao sei como pois nao sei que profissional procurar moro no interior de goias gostaria de saber se neste estado encontrarei este profissional para poder ajuda-la
ResponderExcluirSugere-se que busque a Abordagem Cognitivo-comportamental - CLINICA RHEMA - 62 3215 5020 - CONSULTORIO DE PSICOLOGIA E PSICOLOGOS - GYN - GOIAS - Goiânia /Telefone - de contato: (62) 3215-5020. E-mail:psicologiarhema@uol.com.br
ResponderExcluirrhemalilian@hotmail. Lembre-se desta recomendação: quando se busca mudar algo em nós que nos incomoda e nos prejudica, esta demanda já é o primeiro sinal de que poderemos superar as barreiras. Nada é mágico, mas com paciência podemos mudar!
uma ajuda para mim, sao paulo, meu email eh: fernanda.sindeaux@caelum.com.br, obrigada! eh urgente!
ResponderExcluirMuito bom o texto...
ResponderExcluirTenho trico e procuro desesperada uma BOA clinica em belo Horizonte, Mg. Por acaso sabe recomendar alguma?
e-mail: elainehistoria@oi.com.br
Quando pequena, tinha a mania de errolar e puxar os fios...Depois de um certo tempo eu parei. Mas agora voltou com mais frequencia! A sensação é horrivel! Do nada você sente uma tenção e quando menos percebe lá se foi seu cabelo,Sem falar do DESESPERO ao ver o seu couro cabeludo!
ResponderExcluirGostaria de saber onde encontro tratamento em Porto Alegre?
ResponderExcluirOlá pessoal. Devido as demandas de aconselhamento psicoterápico que apresentam cada um em seu estado, sugiro que voces tentem localizar junto ao Conselho de Psicologia ou em uma pesquisa - objetivando localizar um profissional da psicologia, cuja Abordagem é Cognitiva Comportamental. É o que posso recomendar. No Sul esta abordagem é bastante comum. Lembre-se de buscar um profissional coerente e maduro, é mais seguro. De repente você se identificará com outra abordagem. Boa sorte!!!
ResponderExcluirOlá,pesquizando na internet informaçao sobre este caso encontrei vcs e fiquei esclarecida de todas as minhas duvidas minha filha de 2 ans e 5 meses nao para de puxar os cabelos estava desesperada e vcs cairam do ceu muito obrigada leio e releio imprimir seus esclarecimentos para toda minha familia enteder e agora preciso encontrar alguem aqui para me ajudar o que faço?moro em salvador BA mais uma vez muito obrigada,até
ResponderExcluirvania Guardiani
Eu li sua materia e preciso urgentemente de ajuda, minha mãe tem tricotilomania e o quadro dela é ruim. Todos os médicos que ela frequenta eles so sabem receitar remedios que deixam ela em um estado que dá dó. Peço por favor se tiver alguem em Belo Horizonte que possa me ajudar. Meu email é gejor905@hotmail.com
ResponderExcluirOlá,eu arranco meus cabelos mais grossos da cabeça e engulo a raiz,jogando o cabelo fora.
ResponderExcluirRealmente esse impulso é maior quando estou com as mãos livres e a mente ocupada.
Sou muito anciosa,emotiva.
Mas preciso de ajuda, porque choro quando me vejo no espelho e os cabelos que arranquei,é muito dificil parar já fiz pactos com meu pai, meu marido, mas quanto mais sou cobrada, arranco desesperadamente.
Desenvolvi Tendinite no ombro direito e no pulso por causa do movimento de arrancar.Deve ter quase 10 anos que tenho essa doença horrorosa!
Já cortei meu cabelo bem curto duas vezes, quase no couro cabeludo pra ver se crescia igual, o pior que aplique não resolve, pois não são colocados na raiz.
Pra piorar ainda mais, não posso ver uma pinça na minha frente que arranco os cabelos da axila e da virilha.
Por favor me ajudem!!!
Não aguento mais ser chamada de louca, desequilibrada!
Atualmente mora na Bahia, próximo a Vitória da Conquista.
Abraços
Amiga muito esclarecedor. Obrigada. Tenho uma irmã de 35 anos que precisa de tratamento. Por favor me indique um médico ou clínica em salvador que eu possa levá-la. Mais uma vez agradeço.
ResponderExcluirContatos: forceservice@uol.com.br
Tenho esse problema a muitos anos, e ja nao sei mais o que fazer, conversei com uma medica uma vez, mas ela ficou me criticando, dizendo nao acredita que eu fazia isso, zombava de mim na frente das pessoas, e isso so´piorou minha situaçao, pois alem de agravar meu caso, nunca mais tive coragem de procurar outro medico, trabalho em hospital e tinha contato com ela todo o tempo.E´ouvir os questionamentos das pessoas, pq seu cabelo nao cresce ai atraz?
ResponderExcluirNossa que bom saber que nao e so eu...me sinto anormal as vezes! Nao aguento mais isso,choro wuando olho meu cabelo no espelho. Ja fiz promessa ate pra Deus pra conseguir parar.Em nome de Jesus eu voy conseguir e voltar aqui pra contar pra vcs orem por mim bj. Elis
ResponderExcluirConheci um caso desse recentimente e fiquei muito preocupada pois é uma adolecente que apresenta este problema a partir dos 4 anos de idade sua maē está aflita. Gostaria de saber se em Belo Horizonte existe algum grupo de apoio e um tratamento gratuito pois a família é humilde. Desde já agradeço.
ResponderExcluirGostaria de um profissional em Porto Alegre que trate de tricotlomania.Estava bem e agora tive uma recaída horrível,preciso recomeçar e fazer com que os meus cabelos voltem a crescer.Atenciosamente,Flavia
ResponderExcluirGostaria de um profissional em Porto Alegre que trate de tricotlomania.Estava bem e agora tive uma recaída horrível,preciso recomeçar e fazer com que os meus cabelos voltem a crescer.Atenciosamente,Flavia
ResponderExcluirGostaria de um profissional em Goiânia.por favor me ajudem atenciosamente francinalda..
ResponderExcluirPreciso de um profissional em Goiânia por gentileza !! E para meu filho ele tem20 anos e está muito deprimido preciso com urgência. Grata!!!
ResponderExcluirAdd whatsapp 6599756127
Excluir