sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MULHER - ESTILO @ NO TRABALHO

Será que o estilo que você mostra ao mundo tem lhe ajudado a mostrar o melhor de si? Seu estilo é sua marca. A forma como você se mostra ao mundo, usando sua imagem pessoal - ele está refletido em suas roupas e acessórios, corte de cabelo, maquiagem. Nele reflete sua personalidade e valores pessoais. Mas será que o estilo que você vem usando revela o melhor de si? Ou reflete somente a moda? Para que seu estilo seja coerente com você, ele precisa refletir sua personalidade. A harmonia nas roupas e acessórios é que pode aprimorá-la. Ao conhecer o perfil de cada estilo, poderá descobrir que as vezes é preciso adaptá-los aos ambientes nos quais você se insere. Sim! as vezes é preciso 'diminuir o volume' de seu estilo para que a imagem projetada seja mais coerente com uma ocasião em especial, mas sem deixar de respeitar suas características positivas mais marcantes.

1. ESTILO CLÁSSICO @no trabalho

O maior perigo é você desaparecer e com um ar ultrapassado, devido às suas escolhas ainda mais discretas para esse ambiente. Não caia nessa armadilha - assegure-se de que pelo menos uma peça quebre a monotonia, seguindo as sugestões abaixo.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Com exceção dos terninhos e tailleurs, evite usar conjuntos, sejam de roupas ou de acessórios. Eles projetam uma imagem de pouca criatividade e atualidade;
  • Mantenha seu corte de cabelo sempre atual;
  • Adote acessórios mais modernos e até com uma pitada de ousadia;
  • Ouse um pouco mais nas cores e nas estampas;
  • Fique atenta a mudanças importantes na modelagem das roupas, não fique presa a uma década em especial.

2. ESTILO DRAMÁTICO @ no trabalho

Não deixe que sua criatividade e sua forma assustem ou intimidem as pessoas. Nesse ambiente, é ainda mais importante buscar o equilibrio entre peças mais simples e outras mais arrojadas - se seu ambiente de trabalho é formal, você terá de reduzir muito o grau de arrojo e extravagância das peças. Seu ar de segura pode ser confundido com arrogância ou agressividade, busque um ar mais amistoso.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Preferir usar peça marcante com outras mais simples, criando um look equilibrado;
  • Certifique-se de comprar peças que complemente seu guarda-roupa com tons neutros e básicos;
  • Evite combinar cores vibrantes com preto;
  • Não descuide da qualidade de acabamento e caimento de suas roupas;
  • Respeite os códigos de vestir, sejam eles implícitos - como os do ambiente profissional - ou explícitos - quando você recebe um convite que especificam se o traje deve ser esporte, passeio, passeio completo ou black tie.

3. ESTILO ROMÂNTICO @ no trabalho

Não deixe que seu estilo feminino e romântico a faça projetar uma imagem frágil demais. Nesse ambiente evite as peças muito delicadas e femininas, abrindo espaço para looks mais simples. Mesclar cores mais escuras com peças claras fará a diferença, pois você obterá uma imagem de maior assertividade e autoridade (não confunda com autoritarismo).

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Os tons escuros e a risca de giz a ajudarão a aparecer um pouco menos frágil, masi decidida e forte em momentos em que você precisa dessa imagem de maior impacto;
  • Os tons vivos a farão parecere mais criativa e cheia de vida;
  • Mescle peças de corte e tecidos modernos às peças de aspecto mais antigo, criando modernidade;
  • Fique atenta e perceba se seus acessórios estão em harmonia com sua estrutura física. E não fique presa aos conjuntos de bijouteria - descombine-os, use as peças separadamente.

4- ESTILO SEXY @ no trabalho

Roupas e acessórios muito chamativos no ambiente de trabalho podem conferir-lhe uma imagem negativa, além de serem distrativos - você desvia facilmente a atenção de seu discurso ao usar um decote profundo ou uma saia curta. Nesse ambiente, o que conta não é a sensualidade - use sua segurança e ousadia em projetos que você precisa coordenar ou criar. Opte por peças de corte reto ou até mais masculino, que podem ser mescladas com bijouterias e bolsas (estas sim!) sensuais - esqueça decotes ousados, saias curtas, roupas transparentes ou marcantes, sandálias muito abertas, de tiras finas - que são super-sensuais. Saiba que existe uma linha tênue entre exuberância e vulgaridade. A maneira de não cair na vulgaridade é sofistificar seu look.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Opte por roupas de muita qualidade, feitas de tecidos de excelente caimento e acabamento impecável, de cores mais fechadas.
  • Evite combinar cores muito fortes e vibrantes com o preto. Combine-as com cores neutras;
  • A maquiagem é outro ponto que deve ser observado. Cuidado ao carregar áreas como olhos e boca.

5- ESTILO ESPORTIVO @ no trabalho

O look descontraido e jovial, pode ser encarado como imatura. Se você trabalha em ambientes menos casuais ou que tem muito a ver com criatividade, opte por roupas de linha simples e cores neutras ou fechadas, deixando para os acessórios o toque divertido ou colorido - você também pode agregar cores concentrando-as em peças menores. Combine seriedade com uma pitada de bom humor, para atingir um visual que lhe confira um ar amistoso, mas ao mesmo tempo de autoridade, de quem sabe o que faz. Nesse ambiente, o trio (jeans + camiseta + tênis) deve ser evitado - aliás, mesmo que você trabalhe num ambiente muito casual, só tem a ganhar mantendo seu look um pouco mais profissional.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Opte por peças de alfaiataria;
  • Inclua jeans escuros e lisos em sua coleção - eles são mais sofisticados e adultos;
  • Inclua jeans + sapatilha + blusa ou camisa;
  • Tenha um blazer de tecido mais casual e tom neutro;
  • Cuidado com as peças engraçadinhas, como: camisetas com mensagens e desenhos divertidos;
  • Mantenha sempre um corte de cabelo bem-feito;
  • Cuidado com o ar de desleixo, que pode vir do uso de jeans e camisetas surrados.

6- ESTILO NATURAL @ no trabalho

Mantenha a praticidade de suas roupas, afinal elas acompanham sua peersonalidade cheia de vida. Mas, se seu ambiente de trabalho é mais formal, adote peças clássicas, de tecidos fáceis de cuidar. Aqui acessórios são relevantes para lhe trazer um ar sempre polido. Evite parecer desleixada em qualquer ambiente de trabalho: nem pense em aparecer suada, com roupas que precisem de qualquer tipo de manutenção ou pareçam surradas.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Cuidado para que sua naturalidade e causalidade não se transforme em desleixo - esse é um erro comum entre as mulheres de estilo natural (peças sem botões, descosturadas, manchadas, que precisam de algum tipo de conserto);
  • Se você tem dificuldade para encontrar um look para sair à noite - procure por peças de tecidos mais elaborados, com cortes simples e confortáveis;
  • Para os cabelos, opte por cortes que dispensem o secador - já que esse tipo de atividade não é sua prioridade;
  • Quando a opção natural é dispensar a maquiagem - busque algumas técnicas de maquiagem que vão deixar seu rosto mais saudável, propiciando bem-estar.

7- ESTILO EXPRESSIVO @ no trabalho

Trabalhar num ambiente criativo, ou exercer uma função ligada à criatividade - seja designer ou artista plástica. se é o seu caso, você tem mais flexibilidade para usar peças estilosas, mesmo quando está trabalhando. no entanto, se seu ambiente profissional é mais formal "careta", é preciso realmente "diminuir o volume" de toda essa expressividade. è importante concentrar seu estilo somente em algumas peças - opte por detalhes criativos, mais do que por looks inteiramente criativos. E sempre que esteja num ambiente mais flexível, sempre que quiser ser ouvida e fazer com que as pessoas prestem atenção no que você fala, evite os exageros.

Para valorizar seu estilo sugere-se:

  • Um erro comum é comprar peças ultra-extravagantes e étnicas em viagens e não conseguir usá-las no dia-a-dia, ao usá-las fica parecendo fantasiadas;
  • Inclua no seu guarda-roupa peças básicas;
  • Inclua peças de tons neutros;
  • Roupas de corte reto ou peças de cores escuras não são sua opção natural, mas você pode usá-las em ocasiões que precise transmitir mais autoridade que criatividade;
  • Mesmo que você tenha um senso estético apradíssimo, fique atenta aos exageros nos acessórios.

Referência: Estilo (Ana Vaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário