segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Síndrome de Burnout


A Síndrome de Burnout aparece como uma conseqüência de prolongado período de estresse no trabalho. Seus principais sintomas são de exaustão emocional, evitação das relações interpessoais, diminuição do sentimento de realização profissional, baixa tolerância ou nenhuma paciência, falta de cordialidade, enfim, todo quadro que poderíamos chamar "de saco cheio" ou "não agüento mais".


A prevalência da Síndrome de Burnout ainda é incerta, embora os dados sugiram que acomete um número muito expressivo de pessoas. Com muita freqüência este quadro está associado a outros transtornos emocionais, geralmente com a depressão e/ou ansiedade.

Esse transtorno tem importância na medida em que afeta a vida pessoal, seja através das repercussões físicas desse estresse psíquico, seja no comprometimento profissional quanto a eficiência e desempenho, seja social na desarmonia dos relacionamentos interpessoais.
 
Refletindo mais realisticamente sobre alguns preceitos culturais que envolvem o trabalho, tais como "o trabalho enobrece... etc.", Dejours (1992) já afirmava que nem sempre o trabalho possibilita a realização profissional . Algumas vezes o trabalho pode causar desde insatisfação ou frustração, até a exaustão emocional.
 
Freudenberg foi um dos primeiros a descrever essa síndrome em 1974, inicialmente constatando-a apenas em funcionários das equipes de saúde mental . Observava que com o tempo alguns desses funcionários apresentavam uma síndrome composta por exaustão emocional e adaptativa, desilusão ou frustração e vontade de isolamento social. Posteriormente o quadro foi observado também em funcionários dos serviços de saúde em geral e, mais tarde ainda em funcionários que lidam com o público.


No Brasil, segundo o decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, que fala sobre agentes patogênicos causadores de doenças ocupacionais, a Síndrome de Burnout está classificada junto aos Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho, manifestando-se com a sensação de estar acabado. Neste caso a Síndrome de Burnout aparece como sinônimo de Síndrome de Esgotamento Profissional.
 
Fonte:Psiqweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário