Brasília, (MJ) - Liga da Proteção – Proteja nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie é o mote da campanha de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para este Carnaval. O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, participa da iniciativa com os núcleos e postos de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A campanha liderada pelo governo federal pretende formar grande rede de atenção e cuidado, com mobilização em diversas capitais do país. A ideia é realizar atividades de sensibilização para o período pré-Carnaval com foco na prevenção. O Disque 100, serviço telefônico gratuito em funcionamento 24 horas por dia de segunda a domingo, recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes e dos próprios Conselhos Tutelares.
Nos dias de carnaval, serão distribuídas peças para divulgação do serviço. A campanha prevê jingles para rádios, cartazes, banners, adesivos, camisetas, bonés, entre outros. A mobilização será realizada em blocos de carnaval, aeroportos, rede hoteleira, bares, restaurantes, rodoviárias e estradas.
A divulgação por meio da Internet, com o site http://ligadaprotecao.com.br, será também um meio para redução da incidência de casos de violência sexual na infância e adolescência durante a festa. A mobilização pelas redes sociais terá como marca a hashtag #ligadaprotecao.
Justiça
Um dos fins da exploração sexual de crianças e adolescentes é o tráfico de pessoas. Atualmente, o Brasil conta com 15 núcleos para o enfrentamento a esses problemas. Eles articulam, estruturam e consolidam, a partir dos serviços e redes existentes, uma rede estadual de referência e atendimento às vítimas.
Além deles, seis postos avançados estão situados nos principais locais de entrada e saída do Brasil, para a recepção a brasileiros deportados e não-admitidos. No local uma equipe interdisciplinar desenvolve atendimento humanizado a esses migrantes, identificando possíveis vítimas de tráfico de pessoas.
Durante o carnaval, os núcleos e postos, além de auxiliarem na mobilização da campanha de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, divulgarão a Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas “A decisão de viajar é sua: as conseqüências também”, que traz orientações sobre como não ser alvo das redes de exploração.
A realização da campanha Liga da Proteção é uma parceria da SDH/PR estados, municípios, Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne ministérios e outros órgãos da administração federal envolvidos na implementação de políticas integradas que enfrentem a violência sexual. Participam ainda desse colegiado organismos internacionais e representantes da sociedade civil organizada e de empresas
Nenhum comentário:
Postar um comentário