sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dicas para ocupar o tempo da criança e como evitar o Estresse infantil

Durante as férias, as crianças ficam muito tempo ociosas e, por isso, ficam enjoadas e acabam fazendo bagunças desnecessárias. No entanto, é preciso saber que esse é o período no qual elas têm que descansar a mente para recomeçarem mais um ano de estudos  e cobranças. Por isso, veja algumas dicas para ocupar o tempo da criança de modo que não lhes seja cobrado muito esforço.
As crianças dispõem de muita energia  e, portanto, é preciso gastá-la para que não haja problemas em casa, principalmente durante a noite. Então, siga mais ou menos a mesma rotina do período de aulas, acordando-as sempre cedo. Logo de manhã, leve-as a um clube ou à praça esportiva da sua cidade para que possam correr, nadar, pular, brincar e jogar bola exaustivamente. Assim, além de trabalharem com o corpo, ficarão cansadas e famintas, dormindo e alimentando-se muito bem durante o dia.

386310 Dicas para ocupar o tempo da criança 2 Dicas para ocupar o tempo da criança

As crianças precisam gastar energia enquanto estão ociosas. (Foto: Divulgação)

Além de exercitar o corpo da criança, é preciso trabalhar com a sua mente com jogos educativos e criativos. Portanto, incentive-as a brincarem com esses tipos de jogos, a desenharem, a pintarem e a brincarem com massinhas de modelar. Se houver algum jogo de vídeo game que tenha esse propósito, deixe que ela brinque com ele por um certo período também, mas não em tempo integral.

386310 Dicas para ocupar o tempo da criança 1 Dicas para ocupar o tempo da criança

Os brinquedos educativos estimulam a mente da criança. (Foto: Divulgação)

Além disso, uma boa maneira de ocupar o tempo da criança  é incentivando-a a ler. Para tanto,compre livros interessantes com muitas ilustrações para que ela conheça o mundo fantástico contido em cada livro. Com o tempo, a leitura passa de uma obrigação a um prazer duradouro que ela levará para o resto da sua vida. Para começar, você pode começar a ler com ela para depois deixar que ela continue lendo sozinha.
Em algumas cidades, há cursos de férias para crianças oferecidos pela prefeitura em bibliotecas ou em clubes. São cursos de desenhos, de leitura, de esportes ou de brincadeiras e são muito interessantes, já que fazem com que os pequenos interajam entre si, desenvolvendo todos os seus sentidos.
Nas férias, não deixe a sua criança sem fazer nada. Aproveite esse período para fazer com que ela desenvolva todos os seus sentidos para voltar à escola ainda mais esperta e inteligente.

 Estresse infantil

387039 Estresse infantil como evitar 2 Estresse infantil: como evitar

A tristeza e o cansaço excessivos são sinais de estresse infantil. (Foto: Divulgação)

Assim como os adultos, as crianças  também passam por períodos estressantes, principalmente quando as aulas começam. Cobranças exageradas, inúmeros cursos extra-curriculares e críticas podem levar as crianças a quadros de estresse perigosos que podem levá-las à depressão. Por isso, saiba como evitar o estresse infantil.
As crianças foram feitas para brincarem e se divertirem. Portanto, não adianta colocá-las em diversos cursos. Há pequenos que fazem inglês, espanhol, futebol, caratê, balé, pintura e vários outros cursos somente para ocupar o tempo enquanto os seus pais trabalham ou pior, para não atrapalhar eles quando estão em casa. No entanto, é preciso dar um tempo para a criança ser criança, ou seja, para brincar. Uma criança que não brinca, não é feliz e, por isso, fica estressada.
Na hora de cobrar o seu filho, seja prudente. Não adianta culpá-lo por algo que ele não teve culpa. Sendo assim, se ele está tirando notas baixas, tente encontrar a raiz do problema, e não jogar tudo nas costas dele. Então, converse com a professora dele ou passe mais tempo com ele para estudarem juntos as suas dificuldades escolares. Com amor, afeto, paciência e atenção, o seu filho conseguirá superar todos os seus problemas.
As críticas, portanto, devem ser sempre construtivas. Para tanto, sempre que apontar um problema, dê uma solução. Assim, a criança saberá como agir para superar as suas dificuldades e não vai ficar se culpando pelos erros cometidos. Sendo assim, nunca diga ao seu filho que ele nunca aprenderá porque ele é “burro” ou porque ele não quer aprender. Seja paciente e tente explicar-lhe de um modo mais fácil o que ele não consegue entender.
387039 Estresse infantil como evitar 1 Estresse infantil: como evitar

As críticas quanto às notas escolares devem ser sempre construtivas. (Foto: Divulgação)

No mundo atual, as crianças têm tantas obrigações quanto um adulto. Por isso, não há como não ficarem estressadas em meio a tanta correria e cobranças. Então, para dar uma vida mais saudável aos seus filhos, não exija mais que eles podem lhe dar e deixe que eles vivam esse período tão curto com prazer, deixando que brinquem e se divirtam sempre que puderem. Desse modo, eles serão felizes e crescerão prontos para enfrentarem a vida adulta com maturidade e responsabilidade.

 mundo das tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário