Causas gerais: Todas as perturbações na definição do esquema corporal são de origem afetiva.
Sintomas:
1- A criança não conhece as partes do corpo; (se a criança desenha uma figura humana: seu desenho é bem pobre para sua idade; as partes estão mal dispostas; a criança executa seu desenho por meio de uma justaposição de detalhes, por exemplo começa desenhando orelhas, depois braços, etc.)
Meios de reeducação
_ Exercícios de grande psicomotricidade
_ Exercícios de reconhecimento das partes do corpo, partindo dos conhecimentos da criança. Brincar com bonecas, marionetes.
_ Empenhar-se nos exercícios que revelem lacuna de conhecimento.
2- A criança não situa bem seus membros ao gesticular; (A criança não percebe bem a posição de seus membros, ou por falta de concentração, ou porque ainda não descobriu todas as possibilidades espaciais de seu corpo. Não imita bem um exercício apresentado. Seus gestos do sda-a-dia não são harmônicos: não consegue vestir seu casaco naturalmente.
Meios de reeducação
_Exercicios de sensibilidade proprioceptiva (solicita-se a criança que execute, de olhos fechados, exercícios em que se sai muito bem, levando-a a 'sentir' o que faz.
_ Exercicio de orientação espaço-temporal:
1- Ponto de vista motor
2- Ponto de vista perceptomotor
_ Chegar progressivamente aos exercícios de organização espaço-temporal.
3- A criança não coordena bem seus movimentos;(A criança não tem realmente problemas motores, mas é muito lenta: precisa refletir para executar o gesto. Ex: Despe-se coretamente, mas chega sempre atrasada à aula de ginástica; A criança quer agir rapidamente, mas ao abotoar sua camisa vira o botão em todas as direções e evidentemente só consegue abotoar por acaso; Inicia bem o seu movimento, mas sem perceber se distrai.
Meios de reeducação
_Exercíicos de orientação corporal;
_Exercicio de aperfeiçoamento de movimentos;
_Exercícios de mímicas;
_Exercícios perceptomotores da organização espaço-corporal
Atenção: Pata todas as perturbações do esquema corporal, os exercícios de reeducação devem vir acompanhados de um relacionamento criança-terapeuta que permita assumir os problemas afetivos.
Fonte: Psicomotricidade - Educação e reeducação de MEUR E L. STAES
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