domingo, 20 de março de 2011

EDUCAR CERTO! EIS A QUESTÃO

As preocupações do ser humano chegam a ser exóticas, porque em assuntos de importância secundária chega a dar uma importância relevante deixando o essencial e até simples para ser executado em plano secundário.

Um exemplo é o da educação e desenvolvimento dos filhos.

O presente informativo servirá para que o leitor através de situações ilustradas possa realizar o seu exame de consciência.

O exame de consciência pode ser feito da seguinte maneira:

• Em primeiro lugar leia com atenção e faça um traço nos procedimentos que efetua em relação à educação de seu filho e no final da leitura apresentaremos a tabela de avaliação:

• Pois bem, demos vinte situações e a seguir vamos citar aquelas que são positivas e, portanto certas e as negativas e, portanto erradas.

1(-)-2(-)-3(-)-4(-)-5(-)-6(+)-7(+)-8(-)-9(-)-10(-)11(-)-12(-)-13(-)-14(+)-15(-) - 16(-)-17(+)-18(-)-19(+)-20(+).

• Após a avaliação dos resultados se porventura forem o numero de erros maior do que 18 pontos os pais devem passar por uma reciclagem.

• Lembrando que é importante enfocar o caminho certo para uma adequada educação da criança, porém não perdendo de vista que cada ser humano diferencia-se do outro.

• Um pequeno conselho: Uma boa educação deve ter por norma o bom senso e a razão.

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TESTE – Examinando a consciência:  
1- Quando administro um castigo injusto ao meu (minha) filho (a) depois fico com remorso e ofereço-lhe carinho como, por exemplo: fazer-lhe cafuné e começo a elogia-lo (a) sem haver motivo justo.

( ) Sim ( ) Não

2- Quando está com medo ou inseguro (a) imediatamente o (a) pego no colo e lhe dou afago.

( ) Sim ( ) Não

3- Quando tenho que levar o meu (minha) filho (a) ao 'medico ou dentista’ procuro esconder o fato para que ele (a) não fique estressado (a).

( ) Sim ( ) Não

4- Quando o meu filho manifesta desejo de brincar com outras crianças procuro tolhe-lo (a) por achar que ele (a) pode adquirir maus hábitos.

( ) Sim ( ) Não

5- Quando deseja fazer algo que seja perigoso procuro incentiva-lo (a) para adquirir autonomia e deixar de ser covarde.

( ) Sim ( ) Não

6- Quando está saindo dos limites procuro mostrar-lhe os indicativos corretos mostrando-lhe os prós e contras.

( ) Sim ( ) Não

7- Quando está efetuando trabalhos coerentes procuro incentiva-lo (a) e deixo-o (a) à vontade para adquirir independência.

( ) Sim ( ) Não

8- Quando ele (a) faz uma travessura procuro comovê-lo (a) com chantagens sentimentais do tipo que a tristeza que ele (a) me provocou vai me deixar ficar doente.

( ) Sim ( ) Não

9- Quando o meu (minha) filho (a) vem me pedir auxilio para as lições escolares e eu estou com pouco tempo e cansada (o) procuro eu mesma (o) resolver os problemas porque para explicar tudo eu vou ficar estafada (o).

( ) Sim ( ) Não

10- Quando meu (minha) filho (a) me entristece eu o (a) ameaço com afeto dizendo que gosto mais de seu amigo do que dele (a).

( ) Sim ( ) Não

11- Quando ele (a) comete uma falha para sensibiliza-lo (a) e deixa-lo (a) mais atento (a) costumo xingá-lo (a) de "bobo (a)", "burro (a)", "desligado (a)”, "estúpido (a)", etc .

( ) Sim ( ) Não

12- Quando meu (minha) filho (a) me pede presente imediatamente vou comprar porque quando eu era criança e meus pais eram pobres eu não tive nenhuma regalia e procuro assim supri-las.

( ) Sim ( ) Não

13- Quando meu (minha) filho (a) vem fazer alegações que está cansado (a) da vida procuro não lhe dar atenção quando não lhe dou uma homérica bronca.

( ) Sim ( ) Não

14- Quando o meu (minha) filho (a) não quer partilhar suas coisas eu interfiro de maneira firme e carinhosa mostrando-lhe que é bom dividir o que está sobrando e procuro ilustrar a lição com alguns exemplos práticos.

( ) Sim ( ) Não

15- Quando meu (minha) filho (a) se humilha perante seus amigos eu procuro mostrar que só é vitorioso (a) quem se exibe mostrando-lhe que a dignidade depende da riqueza do tipo de casa que mora, etc.

( ) Sim ( ) Não

16- Quando à noite o meu (minha) filho (a) demonstra medos e eu estou cansada (o) prefiro leva-lo (a) para o meu quarto e ele (a) passa a dormir comigo.

( ) Sim ( ) Não

17- Quando houver solicitação de regalias do tipo desejar algo de supérfluo procuro mostrar-lhe a necessidade de se fazer economia e no que diz respeito adotei a norma de somente comprar presente no seu aniversário, dia da criança e natal.

( ) Sim ( ) Não

18- Quando meu (minha) filho (a) me solicita sair para uma excursão programada pela escola para evitar qualquer contratempo procuro impedir sem dar-lhe nenhuma explicação.

( ) Sim ( ) Não

19- Quando o (a) meu (minha) filho (a) rejeita um amiguinho (a) procuro mostra-lhe como é importante a aceitação do outro porque vivemos em sociedade e a vida em comum é importante.

( ) Sim ( ) Não

20- Quando o (a) meu (minha) filho (a) diz que para ele (a) nada dá certo procuro mostrar-lhe que os seres humanos têm aptidões diferenciadas e lhe dou exemplos práticos mostrando que um marceneiro tem um tipo de capacidade que se diferencia do médico etc.

( ) Sim ( ) Não



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