Pesquisa feita no Natal destaca Hasbro como maior anunciante para crianças
A fabricante de brinquedos anunciou cerca de 6.500 vezes em apenas 15 dias, desbancando a Mattel, que foi o maior anunciante no Dia das Crianças em 2011
A segunda edição da pesquisa “Monitoramento da publicidade de produtos e serviços destinada a crianças”, realizada nos 15 dias que antecederam o Natal de 2011, revelou uma nova empresa vencedora do Prêmio Manipuladora: a Hasbro. A fabricante de brinquedos teve 6.560 inserções comerciais entre os dias 10 e 24 de dezembro de 2011. O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor já prevê que a publicidade que se aproveita da ingenuidade infantil é abusiva, mas ainda não há uma lei específica vetando o direcionamento para a criança.
A pesquisa mostrou mais uma vez o forte apelo comercial direcionado ao público infantil perto de datas comemorativas: as campanhas voltadas para as crianças ocuparam quase metade (46%) do espaço publicitário dos canais monitorados. Assim como no Dia das Crianças 2011, o produto mais anunciado foi brinquedo, com 37% de todas as publicidades veiculadas nos 15 canais monitorados.
Responsável por mais de 14% das campanhas dirigidas a crianças, a Hasbro – que fabrica produtos como Nerf, Baby Alive, My Little Poney, UNO Monster High e Transformers 3 – ultrapassou a concorrente Mattel, vencedora do Prêmio Manipuladora no Dia das Crianças do ano passado, com o número alarmante de 8.900 inserções comerciais entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2011. Na edição de Natal, a Mattel reduziu seu número de inserções e foi responsável por cerca de 3.730 anúncios.
Entre os canais de conteúdo infantil, o Cartoon Network foi o que mais anunciou, com 26% das publicidades veiculadas para o público infantil no Natal. O segundo lugar ficou com Nickelodeon, com 19%, seguido do Discovery Kids, com 18%. O destaque foi a TV Ra Tim Bum, que não veiculou publicidade paga para crianças no período.
Outro ponto da pesquisa que chama atenção é o fato dos canais Cartoon Network e Discovery Kids ultrapassarem, no período monitorado pela pesquisa das 6h às 21h, o limite de publicidade comercial permitida pela Lei 12.485 (http://migre.me/8dhjX). Aprovada no ano passado, a lei estabelece que a veiculação comercial nos canais por assinatura pode ocupar no máximo 25% da programação diária. Essa informação é fundamental no debate sobre a regulação dos canais de TV por assinatura e, nesse sentido, o Projeto Criança e Consumo enviou uma contribuição para a Agência Nacional de Cinema (Ancine) (http://migre.me/8dhkx), órgão responsável por regulamentar a nova regra. .
Já entre os canais abertos, a rede Globo liderou o ranking, com a veiculação de 38% das publicidades dirigidas a crianças no período que antecede o Natal. Diferentemente do período que antecedeu o Dia das Crianças, quando o SBT foi o líder disparado em publicidade infantil, com 58%.
A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Mídia Regional da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Alana, que monitorou 15 canais durante 15 dias. O monitoramento acontece quatro vezes ao ano, sempre próximo a datas comemorativas relevantes para o comércio nacional. A pesquisa na íntegra está disponível no site do Projeto Criança e Consumo na internet: http://www.alana.org.br/banco_arquivos/arquivos/Relatório-Natal2011.pdf
O próximo monitoramento feito em parceria com o Observatório de Mídia Regional será realizado nos 15 dias anteriores à Páscoa.
CHAT NO TWITTER
Na próxima quarta-feira (21), às 18h, a equipe do Criança e Consumo fará um chat no Twitter (@criancaeconsumo) para comentar os resultados do monitoramento. A coordenadora de mobilização do projeto, Gabriela Vuolo, irá responder perguntas feitas pelos internautas e esclarecer dúvidas sobre a pesquisa.
Instituto Alana
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