segunda-feira, 19 de março de 2012

Não a publicidade infantil

A propaganda infantil é um artífice que não se interessa por outras questões do desenvolvimento infantil senão um respaldo em uma lógica onde o lucro é um dogma que se quer cumprir diante de qualquer custo. Covardia, chantagem, violência… são vários os adjetivos que facilmente podem substituir os aprimorados nomes de um suposto profissionalismo de marketing voltado para o público infantil.

Quem nunca presenciou uma criança fazendo birra aos pais em meio a multidão na tentativa de conseguir um brinquedo ou outro produto? Ou crianças mantendo uma relação com outras crianças a partir da ordem do ter para ser? Ou…

Certamente que crianças não fazem formulações ou juízos morais na lógica de um adulto, e também não são meras “coisas” que imitam os adultos, pelo contrário, são ativas nesse processo de imitação e de re-formulação de conhecimentos e saberes que vão moldando as formas de relacionamento e de visão de mundo.

Com apelos fortíssimos em uma fantasia que se quer passar por um realismo exagerado, as propagandas direcionadas para o público infantil criam graves dificuldades para os pais e educadores nos processo de educação e de ensino-aprendizagem, e consequentemente nas relações intra e interpessoais que a criança estabelece com o mundo e os seus próximos.


Diante dessas breves considerações é que abaixo indico a iniciativa do Instituto Alana com o Projeto Criança e Consumo, que entre outras ações que lutam contra o que deveria ser “óbvio” para a sociedade, criou um manifesto que você pode participar. Para tanto basta acessar o link abaixo e, se possível, divulgá-lo.


Depoimentos:
"Para quem já tem netos, como eu, é extremamente preocupante conviver com anuncios e notícias envolvendo crianças....."
Flavio Tessutti

"A propaganda infantil destrói uma fase importante da formação da criança onde a imaginação está aflorada, sem, no entanto, estar associada ao consumo. Parabéns pela iniciativa."
Luiz Claudio De Araujo Pinho

"Qualquer tipo de uso de crianças ou pessoa inabilitada a uma reflexão madura anterior à gênese do impulso consumidor deveria ser considerado como crime."
Allaoua Saadi

"Sou a favor! E os cursos de publicidade? Com a corrosiva missão de ensinar os alunos a encaminhar as pessoas ao consumo inconsciente, não transmitem nenhum conteúdo humanizador."
Márcio Alexandre Batista

"Como disseram os Titãs, "A televisão me deixou burro demais e agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais" Abaixo o consumismo!!!"
Rodolfo Moreira Rodrigues



Eterno Retorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário