O que é a Síndrome de Asperger?
A síndrome de Asperger, uma forma de autismo, é um distúrbio que prejudica a maneira de uma pessoa se comunicar e se relacionar com os outros.
Contudo, portadores desta Síndrome usualmente têm problemas menores com a fala do que autistas clássicos. Freqüentemente se expressam fluentemente, embora suas palavras possam soar formais e afetadas. Estes pacientes também não apresentam as dificuldades de aprendizagem inerentes ao autismo.
De fato, pessoas com síndrome de Asperger geralmente apresentam um quociente de inteligência médio ou acima da média. No entanto em Q.E.( quoeficiente emocional) eles são fracos, assim como os fóbicos sociais os portadores de asperger tem uma inteligência normal ou acima da média, mas não sabem por para fora devido a seu Q.E. baixo, na teoria são inteligentes, mas na prática não põe para fora, devido a introversão e defeito na emoção, que pode ser melhorado com terapia.
Os portadores de asperger costumam apresentar interesse obsessivo por areas intelectuais especificas como matematica, biologia ou outras coisas, querendo aprender tudo sobre o que se interessa. É comum também em portadores de asperger o desinteresse nas areas que gostavam mudando para outras, por exemplo, podem gostar hoje de matematica, interessando-se nisso ferrenhamente, e simplesmente se desinteressarem e mudarem seu foco para biologia, filosofia, ou outra coisa.
Conhece-se casos de pessoas com este distúrbio que concluíram curso universitário e até o PhD, como é o caso de uma mulher, a doutora Temple Grandin, que se destacou por seus trabalhos na área de Ciência dos Animais, zootecnia e agropecuaria, mas é minoria. As características chave são:
Dificuldades no relacionamento social. Ao contrário daqueles com autismo clássico, que geralmente parecem se desinteressar e se isolar do mundo em torno deles, muitos dos que têm síndrome de Asperger tentam ser sociáveis e não têm aversão ao contato. Contudo, encontram dificuldades para entender sinais não verbais, inclusive expressões faciais.
A dês-coordenação motora parece ser uma particularidade em grande parte dos portadores de Síndrome de Asperger. Eles podem apresentar dificuldades específicas em atividades que requerem coordenação, como andar de bicicleta. Tais como os autistas, eles podem também se colocar em posturas estranhas e se entregar a movimentos repetitivos e estereotipados, tais como se balançar e executar movimentos oscilatórios, apresentando tiques nervosos (levando muitos a sofrerem preconceito).
A etiologia desta síndrome não foi ainda completamente estabelecida. Contudo, ficou evidente, através de pesquisas, que a causa não deve ser única. Há fortes evidências que sugerem ser esta síndrome causada por fatores orgânicos diversos, os quais afetam o desenvolvimento de algumas áreas do cérebro.
Como a síndrome de Asperger não é tão obvia quanto nos autistas, uma pessoa com esta síndrome é, de modo geral, mais vulnerável. Eles podem ser, infelizmente, alvo fácil de caçoadas ou maltratos, na escola. A medida que ficam mais velhos, podem se conscientizar que são diferentes e sentir solidão e depressão. Freqüentemente eles desejam se socializar e se perturbam com o fato de acharem difícil fazer amigos, devido ao pouco desenvolvimento do lado direito do cérebro( o da emoção). Mas há um bom prognóstico para os portadores desta síndrome. Ao atingir a idade adulta, eles podem alcançar um bom desempenho e ter uma vida proveitosa, progredindo na educação e em empregos, e desenvolver amizades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário