domingo, 1 de abril de 2012

ASSIM É QUE SE FALA (OU SE CALA)

 DESCUBRA QUAL É O SEU PERFIL

Ø      Como você costuma reagir quando algo ou alguém o (a) incomoda?
Ø      Explode e é agressivo (a) ou prefere ficar quieto (a) e engolir sapo?
Ø      Você é daquelas pessoas que sorri amarelo diante de situações constrangedoras?
Ø      Ou que chuta o pau da barraca sem aviso prévio?

            De um jeito ou de outro, no dia seguinte a gente sempre fica com a sensação de que fez papel de bobo (a) ou de que exagerou na dose. Bom mesmo seria agir de forma equilibrada sempre.



TIPO PASSIVO
TIPO AGRESSIVO
TIPO ASSERTIVO

Como age?

Não expressa opiniões e emoções ou fica constrangido (a) quando tem de fazer isso. Sente-se impotente e prefere que os outros tomem as decisões em seu lugar.
Defende-se pensando sempre nas próprias vontades. Acha que sempre está com a razão. Freqüentemente, quem está por perto se sente agredido (a) com essa postura.
Consegue expressar os sentimentos e as idéias e diz o que quer sem desrespeitar os outros. Quando recebe uma recusa, não se sente inferiorizado (a)
O que demonstra
“Eu aceito qualquer coisa. Eu não sou ok”.
“Você é  ok!”
“Eu sou assim. O que é importante para você não me importa”.
“Eu penso assim. E você? Vamos conversar. Eu sou ok, você é ok”.

No que acredita

“Eu sou vítima. Ninguém me ajuda. Coitado (a) de mim”.
“Eu vou levar vantagem, custe o que custar”.
“Não vou atacar, mas você não passará por cima de mim”.

Os objetivos

Agradar sempre e evitar conflitos a qualquer preço.
Dominar, vencer, forçar os outros a perder.
Comunicar-se francamente de adulto para adulto.
O que você ganha sendo assim?
Nunca leva a culpa quando algo dá errado. Consegue evitar ou adiar a maioria dos conflitos.
Normalmente conquista o que deseja e tem a sensação de controle, pois força os outros a fazer o que quer.
Tem boa auto estima e não acumula mágoas, pois assume a sua opinião e seus atos. Assim, baixa a ansiedade.

O que você perde?

A imagem de boazinha faz com que os outros exijam muito de você. A raiva e a frustração são reprimidas e a auto-estima é baixa.
Os relacionamentos são instáveis, baseados em emoções negativas. As pessoas tendem a se afastar ou a se tornar inimigas.
Ao se tornar mais assertiva, algumas pessoas se afastam, pois preferem “como você era antes”. É preciso dedicação e vontade.
O corpo fala
Ombros tensos. Esfrega as mãos e cobre a boca com elas.
Dedo em riste, mãos fechadas, corpo inclinado para frente.
Mãos abertas. Postura ereta e relaxada.
Olho no olho
Tende a desviar o olhar.
Encara, tenta intimidar.
Olhar firme, sem encarar.
Expressão facial
Quando sente raiva, fica desconsertado (a). No máximo, dá um sorriso amarelo.
Queixo duro e projetado para frente, testa franzida quando está com raiva.
Expressão compatível com o humor. Sorri quando está feliz e franze quando está chateada.
O tom de voz
Normalmente fica calada e retraída. O tom de voz é queixoso.
Muito rápido e firme. Às vezes altera o volume e o tom é sarcástico.
Segura e firme. O tom de voz e o volume são sempre agradáveis.
O discurso típico
Frases longas e confusas. Vive se desculpando ou se diminuindo: “Desculpe incomodar, mas...”

Expressa a própria opinião como verdade absoluta. Tende a ser autoritário (a) e intimidante: “fazer desse jeito não adianta nada”
Dá sugestões, ouve críticas e está aberto (a) a novas soluções: “Como poderemos resolver isto?”.


Ø      VOCÊ PODE SER ASSERTIVO (A)
Pequenas mudanças de atitude ajudam a melhorar a vida.
  • O BÁSICO: Quando quiser algo, não mande recados sutis. Nem todo mundo entende nas entrelinhas. Deixe clara a sua vontade. Se alguém não lhe devolve algo que lhe emprestou e só dizer: “Eu preciso do.......... hoje, por favor”.
  • O ROTEIRO: Antes de brigar com alguém, escreva o que quer dizer. É um jeito de organizar as idéias. Faça uma lista: qual é o problema, como ele afeta sua vida, como se sente e o que deseja mudar.
  • PERSISTENCIA: Seja enfático (a) para deixar claro o que quer (ou para não ser convencido do contrário). Fale devagar. Resista aos silêncios e repita a frase que exprime sua opinião quantas vezes for preciso.
  • ENTRANDO EM ACORDO: negociar é uma arte. Com um pouco de jogo de cintura, você chega lá. Um bom caminho é reconhecer a opinião do outro, fazer perguntas e, então, expor as idéias. Seja firme. Mas maleável: ofereça um meio-termo.
  • ELOGIAR É PRECISO: porque é tão difícil reconhecer o sucesso dos outros? Elogios fazem bem a quem recebe e a quem faz. Algumas dicas para acertar o tom: escolha a hora e o lugar, seja breve e direto (a). “Parabéns, seu trabalho ficou muito legal”.
  • VOCE MERECE: Por medo de parecer convencido (a), às vezes a gente fica sem graça ao receber elogios. É importante saber aceita-los também de forma assertiva. Reconheça que você também gostou do resultado e agradeça à pessoa.

DAINIR S. FEGURI

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