Grand Theft Auto (GTA) é uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones, posteriormente pelos irmãos Dan Houser e Sam Houser, e o designer de jogos Zachary Clarke. É principalmente desenvolvido pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicado pela Rockstar Games. O nome da série é derivada de Grand Theft Auto, um termo referente a roubo de veículos.
A série é definida em locais fictícios fortemente modelados em cidades norte-americanas, enquanto uma expansão para o original foi baseado em Londres. A jogabilidade centra-se em um mundo aberto onde o jogador pode escolher as missões para o progresso de uma história global, bem como participar de atividades laterais, todos consistindo de ação, aventura, condução, ocasional, RPG e corridas com elementos. O tema dos jogos geralmente é uma sátira cômica da cultura americana, mas a série ganhou controvérsia por sua natureza e temas adultos violentos. A série se concentra em torno de muitos protagonistas diferentes que tentam subir na hierarquia do submundo do crime, apesar de seus motivos para fazê-lo variar em cada jogo.
O desenvolvedor de videogames DMA Design começou a série em 1997, e atualmente tem dez jogos autônomos e quatro pacotes de expansão. O título da terceiro jogo da cronológica, Grand Theft Auto III, foi muito elogiado, já que trouxe a série para um cenário 3D com muito mais experiência, e é considerado um título de referência para o jogo "Grand Theft Auto clone". Títulos subsequentes iriam seguir e desenvolver o conceito estabelecido em Grand Theft Auto III.
Grand Theft Auto é um tipo penal, em inglês, usado para identificar furtos de veículos automotores com um valor maior de $400 USD. "Theft" significa furto, "grand" é o termo usado para designar furtos de valor elevado e "auto" designa o objeto do crime, nesse caso sendo veículos como carros e caminhões. No Brasil, a tradução chegou como O Grande Ladrão de Carros, (em Portugal como "Grand Roubo de Carros) apesar de o título do jogo fazer referência ao nome legal do crime em inglês.
A jogablidade consiste em uma mistura de ação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que desejar (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual.
O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Este é um criminoso que precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim dando prosseguimento a história.
Níveis de procurado
A polícia, que está presente em todos os jogos da série, sendo um dos elementos mais importantes, pois o personagem por ser ladrão cometerá alguns delitos logo será perseguido para ser capturado ou morto dependendo do nível da ação. A medida que o jogador escapa e permanece vivo, maior o nível de procurado aumenta, o que leva a mais chances de ser capturado ou morto.
Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:
1 estrela - Os policiais tentam bater no personagem com cassetete para tentar fazer este cair e capturá-lo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável. Os policiais somente disparam tiros caso o jogador apontar a arma para um destes ou disparar em algum civil.
2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar, alguns usam até rifles. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas e começam a aparecer helicópteros, que também podem atirar no personagem.
4 estrelas - A S.W.A.T. tenta capturar o personagem junto com a polícia. Usam metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Agora podem aparecer 2 helicópteros, um da polícia, de onde podem descer policiais, e outro de notícias. Caças militares também começam a aparecer pra deter o personagem se este estiver em algum veículo aéreo, disparando mísseis. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituída pelo FBI.
5 estrelas - O FBI substitui a polícia e a S.W.A.T., com carros mais potentes, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras (SMGs). Também as vezes é possível ver viaturas policiais. 2 helicópteros da polícia aparecem pra deter o personagem.
6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com fuzis de assalto (M4/M16) de altíssimo nível. Além de carros policiais e militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar, sendo uma missão quase impossível conseguir escapar. Também utilizam tanques de guerra, que não chegam a disparar, e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.
Controvérsias
Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência (roubo, homicídio) e prostituição a série sempre foi alvo de críticas contra sua temática, causando processos/protestos contra a criadora Rockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a distribuição, entre eles estão celebridades e políticos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton e Julia Boseman.
Em GTA: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito a sua cultura. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia a destruição humana e entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de uma modificação (Mod), e não faz parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+) - somente para Adultos de 18 anos ou mais.
Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.
Modificações
As modificações (também conhecidas como Mods) são alterações feitas por jogadores com auxílio de programas de computador para adicionar ou mudar coisas no jogo, como substituir as roupas originais, adicionar carros, aviões, e armas, missões, adicionar modo multiplayer e até mesmo mudar o jogador e o cenário.
As modificações são obtidas atráves de download via internet, e na maioria das vezes são exclusivas para versão para computador, pois as modificações nos jogos para consoles são muito mais difíceis de serem feitas e são consideradas pirataria pois é necessário copiar o jogo.
O ponto fraco de se adicionar modificações é que algumas delas podem afetar o desempenho do jogo, provocando diversos bugs, obrigando o jogador a perder o progresso no jogo e até mesmo tirando a sua integridade.
Na série, as modificações só começaram a ganhar popularidade a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário