CONTROLE VERSUS DESCONTINUIDADE QUÂNTICA
CONHECENDO O SURGIMENTO DA FÍSICA QUÂNTICA
A física quântica é o segmento da ciência que estuda a unidade fundamental da matéria, o átomo. O descobrimento do átomo remonta o século IV A.C. quando dois pensadores gregos, Leucipo e Demócrito intuíram que deveria haver uma peça inicial que formaria a matéria e que seria uma espécie de tijolo que, reunido, construía o universo. Esse modelo permaneceu por dois milênios, até 1900.
A Filosofia interpretou a lógica mecânica dos postulados newtonianos para explicar que os acontecimentos da vida seguem uma ordem linear de causa e efeito, vontades e escolhas estariam atrelados a causas anteriores. Essa filosofia foi chamada de DETERMINISMO.
MAX PLANCK – físico alemão – 1900 apresentou estudo que explicava as propriedades observadas na radiação térmica. Argumentou que a energia se comportava de maneira descontinua.
- Planck introduziu a noção de QUANTUM (latim quer dizer parte em fração); demonstrando que na verdade a energia é emitida através de pequenos e descontínuos pacotes, resolvendo a questão.
- Planck foi considerado o pai da Física Quântica. Hoje se conclui que o átomo é na verdade pura energia condensada. Logo, toda matéria do universo é formada por energia condensada.
MECANISMO COMPORTAMENTAL
CONTROLE
- Controlar significa querer interferir no livre arbítrio do outro.
- O controlador deseja impor a sua vontade, não havendo flexibilidade para a composição de interesses.
- A necessidade emocional do controlador é de aprovação, e ao impor a vontade sobre o exterior fica satisfeito.
Controladores ATIVOS – como agem: gritam, interrogam,impõe pelo barulho;
Controladores PASSIVOS – como agem: choram, lamuriam, se colocam a distancia, exerce o controle por meio de chantagens emocionais.
Que sentimentos os controladores escondem?
- Medo, insegurança e rigidez. Daí a necessidade de imposição, diferentemente de uma pessoa segura, que possui sustentação emocional para dialogar e para quem o ato de recuar não significa uma ameaça interior.
O equívoco do controlador
- a necessidade de imposição do desejo interior pode fazê-lo acreditar que está certo, como se fosse detentor da verdade absoluta.
- o controlador é capaz de manipular informações e fatos, sua compreensão do fato ocorrido fica limitada, pois o controlador age com memória seletiva, interpreta os acontecimentos de acordo com seu interesse.
Por exemplo: Quando as coisas vão bem, experimenta agradáveis sentimentos de satisfação vitoriosa; quando as coisas vão mal, o problema está no mundo exterior, e ele se sente injustiçado, incompreendido.
- Emocionalmente o controlador é incapaz de perceber que a rigidez de sentimentos e a falta de compreensão são as principais fontes de desavenças com o mundo exterior.
- A necessidade emocional do controlador é a imposição de seu modelo de conduta. Age incansavelmente para materializar aquilo que entende como correto.
- A rigidez pode conduzir a situações extremamente desgastantes, nas quais o controlador passa por cima de seus limites psicológicos para não se transformar.
- A interpretação emocional do controlador mostra um adulto que age como uma criança mimada. Essa dificuldade emocional impede que tenha um bom desempenho ao lidar com as descontinuidades da vida que demandam raciocínio rápido e capacidade de improvisação.
O CAMINHO PSICOLÓGICO
- Mudança de foco. Trabalhar o perfeccionismo. E focalizar no cumprimento de metas, coordenando os processos.
- O desenvolvimento da sensibilidade emocional é uma forma para transformar o controle em habilidade de coordenação. É necessário refletir sobre os sentimentos alheios e respeitá-los nos momentos de maior tensão. É a renuncia da necessidade de ter razão. Não existe verdade absoluta, existe a capacidade de interagir com pensamentos divergentes.
- Na prática deve-se falar menos e agir de acordo com idéias que sensibilizam os demais membros. Verificar a eficácia das sugestões recebidas. Valorizar a própria postura, sem deixar de aceitar a conduta das demais pessoas do grupo. Isso traz equilíbrio que se reflete na maturidade de expressão.
- Conclui-se que a melhor forma de convencimento não é o controle, mas as atitudes e as ações que são mais eficazes do que as palavras.
ENSINAMENTO QUÂNTICO
- Descobrir a descontinuidade da vida, tornar-se consciente de que não podemos controlar diretamente as relações interpessoais, mas, por meio de uma conduta e atitudes, servir de referencial positivo.
PRINCIPIO COMPORTAMENTAL – Vivemos em um universo de inter-relações, podemos contribuir para a melhora do mundo, sem acreditar que somos a única solução.
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RESISTENCIA VERSUS RELATIVIDADE
CONHECENDO A TEORIA DA RELATIVIDADE
O raciocínio cientifico grego antigo e concluído por Isaac Newton acreditava em um universo absoluto (no planeta Terra plano).
ALBERT EINSTEIN – vem rebater a idéia do absoluto na ciência. 1905 – Teoria de Eisnstein – a Relatividade Restrita, trouxe um novo paradigma para compreensão do tempo e do espaço.
Einstein – mostrou que o tempo é RELATIVO e não absoluto. Tudo começa pela velocidade da luz, que viaja a uma velocidade constante de 300.000 km/s. A essa velocidade o tempo pode dilatar-se ou contrair-se, dependendo do observador e do corpo em movimento.
A relatividade de Einstein colocou o observador em grande evidência na percepção do espaço – tempo, pois o seu olhar pode enxergar como rela um corpo celeste que já não existe mais.
RACIONALIDADE E RESISTENTES
Existe a premissa de que a razão deve prevalecer sobre a emoção. O pensamento racional é valorizado em detrimento de expressões emotivas.
A razão sem dúvida é importante, mas sozinha torna-se fria, rígida e dura. A racionalidade trava a mudança comportamental, inibe expressões emotivas. Pessoas racionais são resistentes a transformações.
EMOÇÃO - esta impulsiona as mudanças (do latim ‘movere’, que quer dizer movimentar-se). O estado emocional funciona como bússola, apontado para qual norte as decisões devem se direcionar.
- O controle das emoções pela razão propõe um ser humano artificial. A natureza humana é ao mesmo tempo, racional e emocional; somos seres pensantes dotados de sentimentos, um completa o outro. Trabalhando em harmonia são capazes de render frutos importantes no caminho do amadurecimento pessoal. É importante encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.
- Sabendo que quando se trata de sentimento inconsciente, a mente lógica se defende racionalmente conforme seus pontos de vista e isto conduzem para um desgaste psicológico. Aquele que se sente preterido acaba interpretando pelo lado pessoal as atitudes do oponente, cuja percepção se torna persecutório, quando na verdade se trata apenas da imposição absoluta de espaço-tempo relativos.
- A racionalidade lógica dos resistente impede que concebam realidades distintas daquelas que idealizam. A crença em seus argumentos é tamanha que acreditam que suas idéias são inquestionáveis, não abrindo margens interiores para a recepção de novos conceitos. Os resistentes são altamente desafiadores.
- Por meio da lógica, o resistente esconde suas fragilidades em enfrentar situações emocionalmente desafiadoras. Em alguns casos ao excelentes oradores, convencem pelas palavras, mas quando seus argumentos são enfrentados e desmontados, tornam-se violentos e vingativos. Não conseguem aceitar a natureza relativa do universo, e agem passando por cima daqueles que são avessos aos seus argumentos.
O CAMINHO PSICOLÓGICO
- Aqueles que têm a necessidade de se impor pela razão, para se sentir aceito, devem substituir pelo exercício de se colocar no lugar do outro para resolver dificuldades emocionais.
- A dureza das palavras deve evoluir para um tom ameno que permita uma maior reciprocidade.
- Uma forma de transformar a resistência é se permitir vivendo algo cuja eficácia inicialmente não se vislumbra.
ENSINAMENTO QUÂNTICO
Como é possível impor modelos de comportamento? É natural a resistência comportamental e a rigidez da racionalidade?
- Partindo do pressuposto que se vivendo em um universo relativo, é necessário que tenhamos flexibilidade ao interpretar o comportamento daqueles que estão à nossa volta. Em vez de impor, é mais fácil acolher, para depois interagir. Qualquer forma de autoritarismo de comportamentos é artificial por violar a natureza relativística.
- As emoções nos fazem movimentar, transformar e crescer, pois o estado emocional é dinâmico.
- A razão completa a emoção, decodificando as impressões que são sentidas. Não existe um manual de instrução para o comportamento humano. Este não é passível de explicações cartesianas e absolutas. Deparamos com pessoas com diferentes formações, valores e culturas.
- A biodiversidade cultural é um desafio de maturidade. A diferença de culturas pode originar conflitos de relacionamento. Daí a importância da flexibilidade e da relativização de valores para evitar desgastes inúteis.
- Essas qualidades permitem que se saia do padrão da competição impositiva cultural para a criação de uma nova cultura. Desgastes interpessoais decorrem da resistência em acolher culturas distintas da pessoa em interação, provocando descontentamentos e infindáveis reclamações.
- Inconscientemente pessoas se fecham na lógica de valores pessoais para se relacionar sentem insegurança. A inabilidade em lidar com o diferente gera o medo. Este sentimento impulsiona a guerra impositiva; se o modelo não for aceito, o resultado é danoso, pois emerge o sentimento de desaprovação, que puxa consigo outros sentimentos como vingança, revanchismo e ódio.
- Pessoas que reclamam assiduamente da maneira de ser de outras se sentem desaprovadas, abrindo um abismo na auto-estima, afinal a desaprovação significa o não-aplauso exterior.
PRINCIPIO COMPORTAMENTAL QUÂNTICO
- Vivemos em um universo pleno de biodiversidades. Os valores são relativos, o amadurecimento emocional surge no momento em que se é capaz de aceitar amorosamente essas diferenças.
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Referencia Bibliográfica
[1] Campos, Teodoro Malta. Ascensão Profissional: física quântica aplicada às relações Humanas – 1ª edição – São Paulo: Totalidade, 2008.
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